sábado, dezembro 7

Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus Lição 10 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019


Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus
Lição 10 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019
Estudo Pastor e Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
“Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.” 2 Samuel 11.27
Leitura Bíblica:
2 Samuel 11:1-18
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 - E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 - Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9- Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10 - E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 - E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 - Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 - E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14 - E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16- Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 - Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
Um assassino no coração de Deus!
Poderia ser este o título deste estudo, alguns podem assustar-se pela colocação. Mas, Davi nos termos legais e judiciais de hoje, seria incriminado por crime doloso, com agravante de crime premeditado e sem dar chance de defesa a vítima e até mesmo uma possível formação de quadrilha.
No quadro teológico/canônico o crime de Davi vai ser o start da coroação de Salomão. Alguns anos atrás escrevi sobre Davi e seus filhos e mulheres. Disto falaremos (ou indicaremos link), pudermos, adiante.
Sim!
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
Quando concentramos a leitura sobre a sucessão do Rei Davi, vamos entender na narração sobre este tema (narrativa da sucessão por Leonard Rost), que estes acontecimentos amargos iriam desembocar na coroação de Salomão, no quadro teológico, das razões divinas, insondáveis, (mas que mostram que em todo o homem, mesmo o do coração de Deus, o pecado está agindo, pela cobiça dos olhos).
Seria este evento que levaria a Casa de Davi a contenda em sua família e, pelo qual ele enfrentou, sérios retrocessos geopolíticos é decorrente deste seu adultério com a bela vizinha do palácio a mãe de Salomão e de um primeiro bebê que morreu, deste pecado (pecado gera a morte) deste, caso com Bate-Seba e do ardil para afastar seu marido, Urias, de casa e seu assassinato, 2 Samuel 11.
Leonard Rost: Familiares e políticas. Rost rotulou o material de 2 Sm 9-20 e 1 Reis 1-2, de narrativa da sucessão porque o mesmo concentra-se na questão central: “qual dos filhos de Davi o sucederá como rei de Israel?” 1,2 Samuel; Beacon, pag.44; ROST, L. The Succession to the Throne o f David. Traduzido por M. D. Rutter e D. M. Gunn. Sheffield: Almond Press. Tradução de Uberlieferung von der Thronnachfolge Davids. BWANT III, 6. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1926.
Quando Deus fala a Davi, que suas mãos não poderiam construir o Templo, Deus faz esta afirmativa pelo grande número de vítimas que sofreram derramamento de sangue desde este ato insano que estabeleceu dentro da casa real davídica embates sangrentos.
Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia. 2 Samuel 12.5,6
Este contexto não pode ser considerado, quando estudamos o pecado do Homem segundo o Coração de Deus.
Embora, não seja adepto do deuteronomismo, os deuteronomistas, distinguem a vida de Davi em duas etapas:
A primeira: “Davi debaixo da bênção”;
E a segunda: “Davi debaixo da maldição” (Carlson1964).
Quatro efeitos de um desejo impuro e consumado:
O profeta Natã: “..., a espada nunca se afastara de sua família,, ...”
Davi pronunciou um veredito, que se cumpriria, pelo qual ocorreram 4 (quatro) mortes pela vida de Urias, o heteu:
Ao pronunciar esse veredito, Davi requereu o assassinato de Urias para si mesmo;
Aplicou uma sentença jurídica sobre a sua própria cabeça.
1.Para si e sua família – guerra entre os irmãos, e do filho contra o pai, o Rei Davi:
2.A morte de uma criança inocente, fruto do adultério:
“Os profetas palacianos e os demais, eram porta-vozes divinos, e exerciam a função tríplice: anunciar, juízo, então, os profetas tinham autoridade de manter o rei na linha e eram lembretes visíveis para que ele permanecesse sob a autoridade de Deus.” Beacon, 1e2 Samuel, pag. 48, compilado e acrescentado.
Era a missão do profetismo javista nos arraiais da nação, ou melhor, do povo de Israel.
Transcrevo e aponto o link de apontamento deste escritor do estudo.
Apontar o erro do povo e cumprindo a tríplice função do nabi, ou navi’.
-Pregar - o que envolve despertar o povo para que obedeça à sua palavra, por outro lado, predizer envolve encorajar o crente com vistas das promessas de Deus. Era ser o porta-voz autorizado por Deus.
Profeta era aquele que recebia a Mensagem divina, e a Proclamava ao povo (e ao rei) de forma oral (caso de Natã, como profeta palaciano), simbólica (visual- veja Jeremias e Isaías) e, também, por Escrito (Jeremias está dentro das três modalidades).
Os profetas utilizavam a forma verbal, ao anunciar e proclamar a Mensagem:
“Assim diz o Senhor!”
-Predizer
- Avisar - Atalaia
Profetizar pra produzir temor – Aviso;
http://estudandopalavra.blogspot.com/2013/02/o-legado-de-elias-licao-08-cpad-em.html
“Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança, ...” 2 Samuel 12:15-18
3.Amnom - morto por Absalão;
4.Absalão pereceu na revolta contra Davi;
5.Adonias morreu pelo legado de Salomão. 1 Reis 2:12-3:28; Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)
6.Urias, o heteu, um soldado fiel e inocente, morreu de maneira inocente pelejando, a favor daquele que o mandou ser morto, na batalha.
“A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.” 2 Samuel 12:9
Tudo isto, após o oráculo divino/profético, de Natã contra o rei:
“Por isso, a espada nunca se afastara de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher” - 2 Samuel 12.10.
Ao estudarmos a chamada “narrativa da sucessão”, aprendemos uma lição:
Nenhum homem, rei, escravo, mesmo que seja “segundo o coração de Deus” como era, o Rei Davi, o ungido de Deus, conseguiu superar a imperativa “lei da semeadura”.
Ninguém, por ser escolhido, chamado, ungido, pode menosprezar a lei de Deus, este será alvo da correção divina.
Salomão: “O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto.” Provérbios 22:8
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
Davi pagou o alto preço por suas transgressões, tanto pessoal como politicamente.
Um exame dos eventos que seguiram a entrevista de Davi revela que suas palavras foram proféticas, no sentido de que ele realmente pagou quadruplicado por suas transgressões: o primeiro filho gerado por Bate-Seba.
Não ler a Lei, ou desprezá-la, foi o erro de Davi.
“Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, [...]; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; [...] Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie, ...” Deuteronômio 17:14-17
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
Acontecimentos, planejados, que precipitaram o rei Davi nas profundezas do pecado:
15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16- Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 - Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
 Não adulterarás.
[...]
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:14-17
a-     Mandou investigar e foi informado que ela era a mulher de Urias, o heteu. Não obstante, Davi a cobiçou (Êxodo 20:17).
b-     Mandou trazê-la e adulterou, deitando-se com ela (Êxodo 20:14).
c-      Tendo ela se engravidado, matou o seu marido (Êxodo 20:13).
"A cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" Tiago 1:15.
Davi ficou em casa e não foi á guerra no período da primavera, quando se davam os embates, pela facilidade de acessos e agrupamento e deslocamento das tropas, antes cobiçou a mulher de Urias, que se banhava, à vista, do rei.
..., tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, ...”
Davi estava com o coração negligente e certo que poderia fazer tudo, que Deus não lhe cobraria.
Davi como alguém que era vulnerável de abusar de seus poderes reais, que é um retrato diferente nos capítulos que levam a esses acontecimentos. Veja 2 Samuel capítulo 8 e 10.
Porém, o que se destaca no texto da leitura bíblica, acima é algo significante, no qual, Deus revela a postura do Rei Davi.
Davi não pecou, apenas por ser displicente com sua posição de comandante em chefe dos Exércitos de Israel.
Davi não pecou por estar ocioso.
Davi não pecou apenas porque deixou de ir à batalha, confiando o comando ao seu comandante chefe das tropas.
Davi pecou porque a concupiscência e o orgulho feriram o coração do homem “segundo o coração de Deus”.
Davi pecou porque já observava a mulher de Urias. Note:
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 - E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
É a cena de batalha contra Amom (11.1; 12.26-31) fornece a estrutura (No quadro teológico/canônico o crime de Davi) para o caso de Davi e Bate-Seba.
Este relato não só critica Davi, por ser negligente em sua função como rei e comandante em chefe, das forças armadas, mas também indica que o rei estava suscetível ao abuso do poder real.
Tempo das guerras dos reis.
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
A Primavera é uma estação mais própria para a guerra, porque os caminhos estão já secos facilitando o movimento das tropas e dos carros. Também já se terá feito a colheita do trigo e da cevada, produzindo o alimento de que os exércitos precisam.
Na primavera do ano seguinte, Davi tomou providências para destruir os filhos de Amom, que antes haviam escapado refugiando-se na sua cidade de Rabá. O inverno que interveio é uma época de chuvas em Israel, quando se faz a sementeira, e os homens se ocupavam com isto.
Davi enviou seu general Joabe e todo o exército de Israel contra os filhos de Moabe. Estes não puderam resistir à investida e foram derrotados no campo de batalha. Mas a cidade de Rabá era fortificada, tendo os israelitas então que sitiá-la para que os habitantes se rendessem.
A narrativa agora abre um parêntese para focalizar num episódio lamentável na vida de Davi. Ao invés de sair na liderança do seu exército contra os filhos de Amon, como antes fazia, ele ficou em sua casa em Jerusalém. Seria este um erro da sua parte? Prosperidade e o apego ao conforto têm sido a ruína de muita gente. Sem dúvida contribuiu para o que se seguiu.
Começam As Tribulações, 2 Samuel 10 a 12
1ª Parte - Continua
Fonte:
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Lição CPAD – 4º Trimestre
Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger