segunda-feira, dezembro 9

Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus 2ª Parte Lição 10 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019


Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus 2ª Parte

Lição 10 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019
Estudo Pastor e Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
“Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.” 2 Samuel 11.27
Leitura Bíblica:
2 Samuel 11:1-18
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 - E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 - Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9- Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10 - E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 - E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 - Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 - E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14 - E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16- Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 - Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
Discurso continuado:
O Ardil
Tempos de concupiscência
Tempo de repensar o erro
A continuidade deste estudo pretende demonstrar que há um certo tempo para elaboração do pecado de Davi.
Davi viu do terraço a uma mulher tomando banho, enquanto ele andava passeando, notou a beleza física dela (v. 2). A observação de que Davi a viu (vayar ’) é muito significante porque utiliza a mesma linguagem que Yahweh usou para se referir a Davi quando Samuel o ungiu como rei escolhido: “Yahweh não vê [yir ‘eh] como vê o homem. Pois o homem vê [yir ‘eh] o que está diante dos olhos, porém Yahweh olha [yi’reh] para o coração” (1 Samuel 16.7). Enquanto, que a afirmação de 1 Sm 16.7 tinha a intenção de sugerir que Davi seria fiel a Deus, neste contexto ela pressupõe sua queda moral
2 - E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer
; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
Com base no texto da leitura utilizada, iremos observar alguns itens temporais. Com eles, poderemos entender em minúncias que entre o pensar e o ato pecaminoso, temos que considerar a questão cronológica do Ato pecaminoso do Homem segundo o Coração de Deus.
Escrevo isto, porque alguns podem pensar: “Davi viu a mulher se lavando, mandou chamar e teve relações com ela e já ficou sabendo que ela engravidara”.
Tempo do homem – seis (6) fases
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14,15
Tempo 1- enquanto aguardava notícias da guerra, ele se movimentava dentro de seu palácio, no ócio real. Buscando uma atração “atraído”
“à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito”
Tempo 2- atraído; engodado
viu do terraço a uma mulher que se estava lavando
Tempo 3- dá à luz o pecado
enviou Davi mensageiros e a mandou trazer
Tempo 4 – havendo a concupiscência concebido
e já ela se tinha purificado da sua imundície;
Tempo 5 - , dá à luz o pecado
se deitou com ela
Tempo 6 - sendo consumado, gera a morte
E a mulher concebeu
Considerando Os Tempos.
Gostaria de que nós pudéssemos entender e traçar um cronograma da “narrativa cronológica,  do pecado do Homem segundo o Coração de Deus”.
A mulher ao ser vista “viu do terraço a uma mulher que se estava lavando” estava ainda no final da sua menstruação.
Ela entraria no período fértil.
“Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Se a mulher tiver ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o 1º dia do último ciclo menstrual, podendo acontecer três dias antes ou três dias depois do 14º dia, que é o chamado período fértil.”
Na narrativa bíblica, há um aparente imediatismo nos fatos, mas há duas vertentes:
a-     Deus permitiu que Bate-Seba engravidasse mesmo antes do período fértil.
b-     Davi pensava que ela não engravidaria
c-      Davi a teve após estes 14 dias. Já que a guerra estava se desenrolando, à distância, de Jerusalém.
d-     Davi imaginava que até Urias voltar não haveria possibilidade, dela engravidar.
“E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou dos seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre". 2 Samuel 12:1-4
Demonstrado, isto, deve o estudioso do texto montar a cronologia dos fatos. Mostra que não foi um ato imediato, ao que muitos entendem lendo o texto:
        se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície)
Bate-Seba encontrava-se tomando um banho ritual que marcava o fim da menstruação. Davi sabia que ela estava entrando num período pós menstruação, assim ele poderia tê-la em sua cama. Era o período das guerras da primavera e seu marido Urias, estava no campo de batalha, “uma cordeirinha pronta para ser obrigada a ir ao palácio do Rei”. Bate-Seba se mantém calada, seja por medo do Rei, ou pela vergonha de adulterar.
“E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez, Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.” Levítico 18:19,20
Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.[...] E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda. Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.” Levítico 15: 19,20;24,25,28
“Pelo texto bíblico, parece que ela não tinha muita escolha (2 Samuel.11.4). O escritor bíblico diz ‘no caso de Urias, o heteu’, e não ‘no caso de Bate-Seba, a adúltera’ porque Davi tomou a mulher de Urias e depois tomou a vida dele. De acordo com a tradição hebraica. Higgs (2002, p.168) diz: “o adultério era um pecado contra o marido. Portanto, em caso de adultério, era sempre o homem que era lesado[ foi por isto que Natã fez a parábola] – sem importar se a mulher também estivesse sendo traída ou não.” Citação do texto: Bate-Seba: de vítima de estupro a rainha-mãe, Angela Natel, Escritora, professora, linguista e teóloga; Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Associada à ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica
Bate-Seba (a cordeirinha) falou pela primeira vez na história quando informou ao rei que estava grávida (2 Sm.11.5). No hebraico, a mensagem tem apenas duas palavras: harah anoki = ‘eu estou grávida’.
“Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou.” Deuteronômio 24:5
Até este aviso a Davi, Bate-Seba esperou a menstruação aparecer, um mês ou talvez 2 (dois) para saber que estava grávida. A Bíblia não diz se ela tinha outro filho, ou um filho de Urias, mas eles já haviam passado da lua-de-mel, senão segundo o costume bíblico Urias não teria sido mandado para guerra. E ela sabia que Davi era o pai da criança, pois tinha tido sua menstruação normal, com seu marido na batalha.
Ela voltou para casa e depois descobriu que estava grávida e mandou um recado a Davi contando isso.”
A informação de 2 Samuel 11.4 é referente a Levítico 15.19-24: Com isso o relato deixa claro que Bate-Seba certamente não estava grávida (evidenciando que Urias não poderia ser o pai da criança que ela concebeu logo em seguida): ela tinha esperado os sete dias requeridos após o fim do sangramento e tomou seu banho ritual, que foi quando Davi a viu. Naquele dia, portanto, ela devia estar chegando à metade do seu ciclo mensal, o período em que normalmente ocorre a ovulação (HIGGS, 2002, p.171).
“O texto também provê a observação de que Bate-Seba j á estava limpa da sua imundície (v. 4). Esta frase é importante gramaticalmente porque os leitores ficam a se perguntar se isto foi incluído para dizer que ela se purificou depois do sexo com Davi, ou se ela havia se purificado previamente após seu ciclo menstruai. A distinção é importante porque se a última opção for a correta, então o texto está enfatizando a noção de que o bebê pertencia a Davi, e não a Urias. Entretanto, a Septuaginta traduz este versículo de modo a indicar que ela se purificou depois do encontro sexual. As diferentes tradições textuais deixam ambas as opções à vista.” Citação de Beacon, 1e2 Samuel, pag 208
Bate=Seba - significa “Sétima filha” ou “Filha de um Juramento”. Bate-Sua é um modo alternativo de chamá-la. 
6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 - Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9- Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10 - E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 - E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 - Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 - E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
Remontando a estudos anteriores: quando Davi estava no Exílio, ele tinha 400 (quatrocentos) e depois 600 (seiscentos) homens, desgostosos e mercenários, aos quais ele preparou para serem a base de seu futuro exército, agora sob o comando de Joabe.
Urias, o heteu, era um soldado (provavelmente daquele grupo, pela demonstração de lealdade, ao ser chamado da guerra, para descansar) no exército de Davi.
Após este período, no qual Bate-Sua se sentiu grávida, (continue comparando os tempos):
“6 Davi mandou então esta mensagem a Joabe:— Mande que Urias, o heteu, venha falar comigo. E Joabe obedeceu. 7 Quando Urias chegou, Davi perguntou a ele se Joabe e as tropas estavam bem e como estava indo a guerra. 8 Depois disse a Urias: — Vá para casa e descanse um pouco. Urias saiu, e Davi mandou levar um presente à casa dele.”
Davi sentiu que havia errado e muito e queria de alguma forma (caso Urias descobrisse ou por remorso) faz, o que o texto (acima) e na versão seguinte, diz:
7 - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 - Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
Remorso: inquietação, abatimento da consciência que percebe ter cometido uma falta, um erro; arrependimento, remordimento. Remorso é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral que obedecem. O remorso é mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo. Ao mesmo tempo sugere um grau de resignação o que atribui ao remorso um certo grau de dignidade.
3ª Parte
Continua
Fonte:

Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Lição CPAD – 4º Trimestre
Apontamentos do autor

Continuaremos sob esta ótica: Montando um álibi
2 Samuel 11 Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
6 Davi mandou então esta mensagem a Joabe:
— Mande que Urias, o heteu, venha falar comigo.
E Joabe obedeceu. 7 Quando Urias chegou, Davi perguntou a ele se Joabe e as tropas estavam bem e como estava indo a guerra. 8 Depois disse a Urias:
— Vá para casa e descanse um pouco.
Urias saiu, e Davi mandou levar um presente à casa dele. 9 Mas Urias não foi para casa; em vez disso, dormiu no portão do palácio junto com os guardas do rei. 10 Quando Davi soube que Urias não tinha ido para casa, perguntou-lhe:
— Você acaba de voltar depois de ter ficado fora muito tempo. Por que não foi para casa?
11 Urias respondeu:
— Os homens de Israel e de Judá estão longe, na frente de batalha, e a arca da aliança está com eles. O meu comandante Joabe e os seus oficiais estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa, comer e beber e dormir com a minha mulher? Juro por tudo o que é sagrado, que nunca poderia fazer isso!
12 Então Davi disse:
— Fique aqui o resto do dia. Amanhã eu o mandarei de volta.
E Urias ficou em Jerusalém naquele dia e no dia seguinte. 13 Davi convidou-o para jantar e fez com que ele ficasse bêbado. Mesmo assim, Urias não foi para casa naquela noite. Em vez disso, dormiu no seu cobertor, no quarto da guarda do palácio.
14 Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joabe e a mandou por Urias. 15 Davi escreveu o seguinte: “Ponha Urias na linha de frente, onde a luta é mais pesada. Depois se retire e deixe que ele seja morto.”
16 Por isso, enquanto estava cercando a cidade, Joabe mandou Urias para um lugar onde sabia que o inimigo estava mais forte. 17 As tropas inimigas saíram da cidade, lutaram contra as forças de Joabe e mataram alguns oficiais de Davi. E Urias também foi morto.
18 Então Joabe mandou a Davi notícias da batalha. 19 Ele disse ao mensageiro o seguinte:
— Se, depois que você contar ao rei tudo sobre a batalha, 20 ele ficar zangado e perguntar: “Por que vocês chegaram tão perto da cidade para lutar com eles? Não viram que eles poderiam atirar flechas do alto da muralha? 21 Vocês não lembram como Abimeleque, filho de Jerubesete, foi morto? Foi na cidade de Tebes, onde uma mulher atirou de cima da muralha uma pedra de moinho e o matou. Então por que vocês chegaram tão perto da muralha?” Se o rei perguntar isso, responda: “Urias, seu oficial, também foi morto.”
22 Então o mensageiro foi e disse a Davi o que Joabe tinha mandado.
23 O mensageiro disse assim:
— Os inimigos eram mais fortes do que nós e saíram para fora da cidade para lutar em campo aberto. Mas nós os forçamos a voltar para o portão da cidade. 24 Então eles atiraram flechas do alto da muralha contra nós, e alguns dos seus oficiais foram mortos. E o seu oficial Urias também morreu.
25 Davi respondeu ao mensageiro:
— Anime Joabe e diga-lhe que não fique preocupado, pois numa batalha nunca se sabe quem vai morrer. Diga-lhe que ataque com mais força, até conquistar a cidade.
26 Bate-Seba soube que o marido tinha morrido e chorou por ele. 27 Depois que passou o tempo de luto, Davi mandou trazê-la para o palácio. Ela se tornou sua esposa e lhe deu um filho. Mas o Senhor não gostou do que Davi tinha feito.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger