sexta-feira, janeiro 3

Adão, o Primeiro Homem – 1ª Parte Lição 1 – CPAD 1º Trimestre 2020


Adão, o Primeiro Homem – 1ª Parte
Lição 1 – CPAD 1º Trimestre 2020
Estudo Pastor e prof. Osvarela
Tema Do Trimestre
A RAÇA HUMANA
Origem, Queda e Redenção
Lição 1 – CPAD – JANEIRO DE 2020
Texto Principal
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre [...] sobre a terra. Gênesis 1:26
Leitura Bíblica
Gênesis 2:1-8
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Discurso
Texto Auxiliar
“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” Apocalipse 4:11
“..., segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, ...” Efésios 1:9-12
A palavra “homem” no relato da criação em Gênesis 1 e 2 é adam, que aparece depois como nome próprio do primeiro homem. A raça humana é formada pelo homem esta é a cosmovisão e epistemologia, resumida, cristão e bíblica. O Homem foi criado com propósito divino pré determinado por Deus.:
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Gênesis 1:27
איש - ’iysh; n. m. homem - homem, macho (em contraste com mulher, fêmea), ou ainda - criatura humana.
אשה  - ’ishshah; n. f. mulher, esposa, fêmea
Família: Hominidae
אנוש - ’enowsh; n. m. homem, homem mortal, pessoa, humanidade - homens (coletivo) - homem, humanidade.
Gênero: Homo
Espécie: Homo Sapiens
אדם - ’adam aw-dawm’; n. m.) homem, humanidade (designação da espécie humana) - homem, ser humano - homem (como indivíduo), humanidade (sentido intencionado com muita freqüência no AT - Adão, o primeiro homem -  no grego Αδαμ; n. pr. m. Adão = “vermelho”
Ευα – Eua - hebraico  חוה ; n. pr. f. Eva = “vida”; primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana
O que é Raça:
Raça é uma categoria das espécies de seres vivos, utilizada pela biologia como forma de classificação. Em termos sociais, o uso do termo raça é usado enquanto senso comum para determinar grupos étnicos a partir de suas características genéticas.
As "raças humanas" seriam determinadas pela cor da pele e características físicas, associadas a origem social dos indivíduos, mas que caiu em desuso pela comunidade científica. A ideia de diferentes raças humanas é uma construção social não endossada cientificamente, e que reforça o preconceito e o racismo.
O termo “raça humana” é utilizado para diferenciar, naturalmente, os seres humanos de outros seres vivos.
A abordagem antropológica e sociológica da questão estabelece que os diferentes grupos entre humanos são etnias, e apresentam diferenças fenotípicas, como a cor de pele. A Antropologia Cultural há algumas décadas que havia descartado a ideia de múltiplas raças humanas.
“Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.” 1 Coríntios 15: 38,39
A palavra raça vem do latim ‘ratio’, que quer dizer categoria. Dividir algo em raças é categorizar. Do ponto de vista científico, a raça é um subgrupo das espécies. Sendo assim, temos os seguintes graus de classificação dos seres vivos, com o exemplo dos humanos:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo Sapiens
E não há subgrupos genéticos da espécie Homo Sapiens.
Dentro da noção biológica, em relação a cachorros, gatos e outros seres, raça tem como sinônimo os termos categoria ou tipo.
אנוש -’Enowsh, ou no grego - Ενως; n. pr. m. Enos = “homem”
“A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor.” Gênesis 4:26
A Criação do Homem é um fato e biblicamente comprovado como descrito em Genesis 1 e sua criação foi um ato direto de Deus, ao formar o homem e a mulher com suas próprias mãos, diferente de toda a Criação.
“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. ” Gênesis 2: 7;21,22
A Teoria da Evolução, contesta esta afirmação bíblica, mas só se sustenta por pesquisas sem definitivas provas, e é como se diz uma: Teoria! Devemos lembrar, que a Teoria da Evolução não usa premissas bíblicas para sua hipótese, então fico com o Criacionismo bíblico.
Definição:
Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego “theoria", que no contexto histórico significava observar ou examinar. Com sua evolução o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Teoria é também uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante de um fato. Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização.” Significados – site de definições.
A Natureza do Homem:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, ...” Gênesis 1:26,27
O Homem é a IMAGO DEI!
εικων - eikon; n. f.  imagem, figura, semelhança - imagem das coisas (as coisas celestiais) - usado da semelhança moral dos homens renovados com Deus - a imagem do Filho de Deus, à qual os verdadeiros cristãos são transformados, é semelhante não somente ao corpo celestial, mas também ao estado de mente mais santo e abençoado, que Cristo possui; a imagem de alguém - alguém no qual a semelhança de outro é vista - aplicado ao homem por causa de seu poder de comando - a Cristo por causa de sua natureza divina e absoluta excelência moral.
Uma ideia de sermos Imago dei - aplicado ao homem por causa de seu poder de comando
Quantas “raças” de pessoas existem?
Como elas surgiram, e essas diferenças justificam o preconceito?
Uma Base Bíblica
A Palavra de Deus resolve esta questão. Há apenas uma raça de pessoas. Isto é claro na história encontrada em Gênesis.
No início Deus criou o primeiro homem, Adão. Depois, Ele criou a primeira mulher, Eva, a partir de uma costela de Adão. Adão e Eva foram nossos pais originais, feitos à imagem de Deus. Todos os humanos têm sua origem nestas duas pessoas. Isto é plenamente claro em Gênesis 3:20, onde Adão diz que Eva era “a mãe de todos os viventes”.
A Bíblia não nos dá explicitamente a origem das diferentes “raças” ou cores de pele da humanidade. Na verdade, há apenas uma raça: a raça humana. Dentro da raça humana há uma grande diversidade de cores de pele e outras características físicas. Alguns especulam que quando Deus confundiu as línguas na Torre de Babel (Gênesis 11:1-9), Ele também instituiu a diversidade racial. É possível que Deus tenha feito mudanças genéticas na humanidade para melhor capacitar as pessoas à sobrevivência em diferentes pontos geográficos, como os africanos sendo melhor “equipados” geneticamente para sobreviver ao excessivo calor na África. De acordo com esta visão, Deus confundiu as línguas, causando uma separação lingüística, e então criou diferenças raciais genéticas baseadas em onde cada grupo racial deveria se estabelecer geograficamente. Mesmo sendo possível, não há qualquer base bíblica explícita para esta visão. As raças e a cor de pele da humanidade não são, em lugar algum, mencionadas como tendo alguma conexão com a Torre de Babel.
Após o dilúvio, quando as diferentes línguas vieram a existir, grupos que falavam uma língua migraram juntamente com outros da mesma língua. Assim, os dados genéticos para um grupo específico encolheram dramaticamente conforme eles não tinham mais a totalidade da população humana para se misturar. O cruzamento fechado ocorreu, fazendo então com que certas características fossem enfatizadas nesses diferentes grupos (TODOS estavam presentes como uma possibilidade no código genético). Conforme este cruzamento fechado continuou acontecendo através das gerações, os dados genéticos foram ficando cada vez menores, ao ponto de que as pessoas de uma família lingüística tivessem todas as mesmas características, ou características parecidas, e seria uma raridade o surgimento de uma característica diferente.
Uma outra explicação é que Adão e Eva possuíram os genes para produzir descendência negra, marrom e branca (e tudo o mais em termos de raças). Isto seria parecido com o que acontece com um casal inter-racial, que tem filhos que variam muito em cor uns dos outros. Como Deus obviamente quis que a humanidade fosse diversa na aparência, faz sentido que Deus daria a Adão e Eva a capacidade de produzir filhos com tons de pele diferentes. Mais tarde, os únicos sobreviventes do Dilúvio foram Noé e sua esposa, os três filhos de Noé e suas esposas, oito pessoas ao todo (Gênesis 7:13). Talvez as esposas de Sem, Cão e Jafé fossem de diferentes raças. É possível que a esposa de Noé tenha sido de uma diferente raça em relação a Noé. Talvez todos os 8 fossem de raças misturadas, o que significaria que possuíam a genética para produzir filhos de raças diferentes. Qualquer que seja a explicação, o mais importante aspecto desta questão é que todos nós somos da mesma raça, todos criados pelo mesmo Deus, todos criados para o mesmo propósito. Qual a origem das diferentes raças? GOTQuestion
A questão de traços e cor de pele: A Hipótese da Torre de Babel
A Torre de Babel
Gênesis 11 descreve uma época quando os humanos se rebelaram contra Deus ao se fixarem em Babel e se recusarem a se espalhar pelo mundo. Por causa disto, Deus confundiu sua língua, e grupos de pessoas se separaram e se distanciaram uns dos outros.
Como Consequência De Babel, Os Grupos De Pessoas Se Tornaram Geneticamente Isolados.
Como consequência de Babel, os grupos de pessoas não poderiam se misturar facilmente. Eles se tornaram geneticamente isolados, significando que casavam e tinham filhos primariamente dentro de seu grupo particular. À medida que os anos se passaram, cada grupo desenvolveu sua própria cultura e maneiras de fazer as coisas. Com o isolamento genético, certos traços se tornaram mais proeminentes em cada grupo. Estas características étnicas são erroneamente consideradas características raciais; mas na realidade existe apenas uma raça: a raça humana. Todos esses povos eram simplesmente pessoas. Quantas Raças Deus Criou? Fundamentos da Criação, by Dr. Tommy Mitchell on Fevereiro 23, 2018
A Trindade apresentada na Criação do Homem:
“O nome Elohim, plural de Eloah, “Deus” em hebraico, revela os primeiros vislumbres da Trindade no Antigo Testamento. É o nome que aparece na declaração: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). O verbo “criou” está no singular, e o sujeito Elohim, “Deus”, no plural, o que revela uma pluralidade na deidade. Além disso, o monoteísmo do Antigo Testamento não é absoluto e permite a pluralidade na unidade: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22);” Declaração de fé das AD’s – CGADB
A Declaração de fé deve ser lida pelos professores pra que entendam o pensamento das AD’s – CGADB quanto a Raça Humana:
CAPÍTULO VII. SOBRE O HOMEM - CREMOS, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus”
Todos os seres criados por Deus tem alguns atributos divinos, mas Deus declara em Suas Escrituras que apenas o homem é Imago Dei, de forma clara. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gênesis 1:26
Assim, como os anjos e todos seres criados com inteligência o homem tem volição, ou seja, livre-arbítrio (dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal.), é um ser inteligente e com capacidade inteligente, com capacidade cognitiva, autoconsciente, demonstrada no momento, no qual Deus lhe deu a gerencia de toda a alimária criada, anteriormente ao ADAM (homem), ao ser capaz de dar nome aos animais; ou seja, o homem é, em sendo Imago Dei, um ser não criado em estado eterno, que tem poder de dar ordens a outros seres criados e dominá-los, numa capacidade inferior a divina, mas igualmente determinante para o processo de sua socialização, ambiência, mudar lugares e planejar futuro, ainda mesmo que atingido pelo pecado edênico: “os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tiago 3.9); um pouco menor do que os anjos; coroado de honra e de glória.
A Formação da Raça Humana.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criouGênesis 1:27
A imagem de Deus na Humanidade, está expressa na raça humana, a qual, surgiu no ato criador de Deus, o qual deu, a raça humana, características próprias e únicas, entre as quais podemos destacar:
(a) existência do homem como uma “alma” ou “espírito” (Gênesis 2.7), isto é, como ser pessoal e autoconsciente, com capacidade semelhante à de Deus para conhecer, pensar e agir;
(b) ser uma criatura moralmente correta – qualidade perdida na queda, porém agora progressivamente restaurada em Cristo (Efésios 4.24; Colossenses 3.10);
(c) domínio sobre o meio ambiente;
(d) ser o corpo humano o meio através do qual experimentamos a realidade, nos expressamos e exercemos domínio e (e) na capacidade que Deus nos deu para usufruir a vida eterna.
Toda a raça humana estava sendo geneticamente e espiritualmente em Adão.
Disto provem o pecado em toda a raça humana:
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaramRomanos 5.12.
“..., chamamos de pecado original, contaminou toda a raça humana; em consequência disso, a humanidade tornou-se universal e totalmente degenerada, pois todos os seus descendentes nascem em pecado;”
O pecado na raça humana é ressaltado pelo Apóstolo Paulo: “o salário do pecado é a morteRomanos 6.23. O efeito com a morte é universal, apresentando a Doutrina paulina sobre a Queda Adâmica, encontramos, a evidência incontestável da universalidade do pecado.
A Raça Humana é etimologicamente genós, “raça, cepo, tipo”, e não geneá, “geração”. Demonstrando que não apenas a geração de Adão, mas todos os gerados de Adão. Lembro que, somos geração noiaca, advindos de Noé, salvo por ser justo em uma Arca com seus filhos, mas diretamente descendente de Adão!
γενεα – genea; aquele que foi gerado, homens da mesma linhagem, família; os vários graus de descendentes naturais, os membros sucessivos de uma genealogia - metáf. grupo de pessoas muito semelhantes uns com os outros nos dons, ocupações, caráter - esp. em um mau sentido, uma nação perversa - totalidade das pessoas que vivem numa mesma época; época, (i.e. espaço de tempo normalmente ocupado por cada geração sucessiva), espaço de 30 - 33 anos.
γενος – genos; raça, tribo, nação - o agregado de muitos indivíduos da mesma natureza, tipo, espécie
Fonte:
A Imagem de Deus, por Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 10.
Citações no corpo do Texto
Dicionário Strong
Apontamentos do autor
Declaração de Fé - Assembleia de Deus - CPAD

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger