A
Criação de Eva, a Primeira Mulher
Lição
2 – CPAD - 1ª Parte
Estudo e subsídio Pastor Prof Unv. Osvarela
Texto
Áureo
“E
disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será
chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gênesis 2.23)
Leitura
Bíblica
Gênesis
2.18-25
18
– E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma
adjutora que esteja como diante dele.
19
– Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave
dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão
chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20
– E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do
campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21
– Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e
tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22
– E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a
Adão.
23-
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta
será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24
– Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e
serão ambos uma carne.
25
– E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
חוה – Chavvah no grego - Ευα;
n. pr. f. Eva = “vida” ou “vivente”
לב - leb - n m - ser interior,
mente, vontade, coração, inteligência; coração (do homem); alma, coração (do
homem); mente, conhecimento, razão, reflexão, memória; consciência; coração
(referindo-se ao caráter moral)
בל - bal (aramaico) - n m mente,
coração
Ευα
– Eua -
hebraico חוה ; n. pr. f. Eva = “vida”;
primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana.
Deus
criou a primeira mulher, Eva, a partir de uma costela de Adão.
Adão e Eva foram
nossos pais originais, feitos à imagem de Deus. Todos os humanos têm sua origem
nestas duas pessoas. Isto é plenamente claro em Gênesis 3:20, onde Adão diz que
Eva era “a mãe de todos os viventes”.
O
relacionamento perfeito, entre os seres se Deus no relacionamento entre Deus e
o Homem [Adão e Eva].
“E disse o Senhor Deus:
Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a
ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que
Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a
todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o
homem não se achava ajudadora idônea”.
Gênesis
15,20. E
tomou o Senhor Deus o homem..., dizendo: De toda a árvore do jardim comerás
livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás;
porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O
desvirtuamento, das palavras do próprio Deus foram usadas para acirrar o ânimo
entre Deus, Adão e Eva.
Diálogo
Pode Ser Fatal:
Serpente
e a Mulher.
Muitos
se deixam enganar por palavras persuasivas.
Palavras
que mudam o sentido do que Deus falou.
Mudam
o sentido para conquistar, mais um para o seu lado e sofreram a pena da
condenação divina.
Esta
é uma situação inexorável, do primado da semente lançada.
Mandatos:
Quando
estudamos sobre mandatos divinos, dados aos homens, entendemos, que sob este mandato,
vamos encontrar alguns, como relatamos, abaixo (compilação de trecho de estudo
deste autor, em Contatos Entre Gente E Deus E Gente De Deus - Com edição
de correções gramaticais atualizadas em 08/12/2013):
Mandato
de Governo
- Adão, o Gerente de Deus - Gênesis 1.26,30;
Mandato
Cultural
- Ordem para a Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis 2.18-25.
Obs.: A própria, e séria conversação entre Eva e a serpente, parece,
a princípio, uma conversa de característica mitológica, no entanto, não é isto
que lemos no texto bíblico (não há conteúdo mitológico nas Escrituras),
mas sim o exercício de mandato de domínio e controle, além da comunicação entre
seres da Criação, sob o gerenciamento do Ser Antropológico criado por Deus,
para controlar tudo que Ele criara.
O
relacionamento e comunicação era exercido na vertical - Deus e Adão.
Mas,
o Mandato toma a forma horizontal, entre os humanos e se autentica como social,
quando do momento ápice, o encontro de Adão e Eva, sua mulher criada por Deus.
Relacionamento
com a Divindade.
Deus
se envolveu diretamente com a Sua Criação. Ele se deu a revelar, de maneira
pessoal no início quando a consciência humana não fora atingida em sua
Inocência.
Desta
forma, Deus se mostra um ser social e agregador. (vide abaixo: Caim e
Abel).
Um
Ser de relacionamento social, de tal forma, que Ele compartilhou Seu sentimento
interpessoal, com o homem. Ao vê-lo sozinho (sob a sua ótica de Onisciência e
Soberania, no Plano Criador), sem alguém de sua mesma espécie para se
relacionar, criou um ser idêntico, mas diferente em forma interior (mente e
coração - Leb) e exterior (formato anatômico), a mulher a chamada
varoa – Eva.
Gênesis 3. 1,6 ORA, a serpente era mais
astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito...disse à
mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E
disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do
fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem
nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente
não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os
vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela.
A
criação do homem, como ser dominador da Terra, numa atividade gerencial, inclui
em seu momento criador, a criação do casal – Genesis 1.26.
18 – E disse o SENHOR
Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja
como diante dele.
Não
há nenhum tipo de desconforto, quando Deus declara a necessidade de fazer uma
adjutora.
Embora,
o relato bíblico mostre o homem Adam, inicialmente criado só, a temporalidade da
eternidade (Deus realizou este ato em seu estado eterno), não obstaculiza a
Criação de Eva em um momento posterior, mas tudo dentro do planejamento divino.
As
palavras de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo devem ser lidas na qualificação temporal
de Sua Existência: Eterno!) O texto, já exaurido até ao presente século, define
a Palavra Deus, como plural (Elohim), então quando lemos Deus criou,
estamos falando da Trindade!
Isto
posto, continuemos:
Na
realidade, este texto apenas revela uma das fases do Plano de Deus para Criação
da raça humana: teria que ser constituída de um macho e de uma fêmea.
“Melhor é serem dois do
que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o
outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo,
não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se
aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra
um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão
depressa.” Eclesiastes 4:9-12
Há
um fundamento moral nesta decisão divina!
Primeiro:
Monogâmico
Segundo: amor integral entre dois
seres da mesma criação
Terceiro: socialização sob ordem
divina
Quarto: valorização da
perpetuação da espécie de forma natural.
Quinto: valorização da ‘adjunção’
macho e fêmea.
Sexto: estabilização moral e
emocional do amparo entre dois seres da mesma criação.
Sétimo: a inspiração entre ambos
com aval de Deus, na Imago Dei trinitária. Deus é a terceira corda do
relacionamento humano, dos casais.
Sob
esta perspectiva, o “não é bom”, não representa falha, mas detalha a
necessidade de completude do Adam. “O mistério do ser humano não pode ser compreendido
fora do mistério de Deus, que só pode ser entendido á Luz das Escrituras.” Osvarela
“Gênesis
2:18-25 descreve de uma forma gráfica a criação da primeira mulher
realizada por Deus. Começa com uma declaração marcante do Criador: "Não
é bom que o homem esteja só". A negativa "não é bom"
é enfática. Deus fez tudo bom; Ele pronunciou Sua bênção sobre toda Sua
criação. Aparentemente, aqui, pela primeira vez, encontramos algo, que está
faltando. Sem companhia feminina e uma parceira para a reprodução, o
homem não podia realizar totalmente sua humanidade. No projeto divino, destaco
a Soberania e Onisciência divina, era uma necessidade: a criação da mulher, que será companheira e
esposa de Adão.
A
criação da mulher em Gênesis tem consequências de longo alcance.
Estabelece
a fundamentação para 3 (três) áreas importantes no relacionamento de um
esposo e uma esposa dentro do casamento:
1)
A mulher como uma auxiliadora idônea para o homem.
2)
A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial.
3)
A mulher feita para ser uma com o homem.
Esta
foi a pragmática, determinação de Deus ao criar: “macho e fêmea, os fez”
Considerações
sobre a função de Eva:
Eva
também foi criada com a glória primeira de Deus. A despeito da excelência
física, mental e moral de Eva, o verso 18 diz ela foi feita “para” o homem,
“uma auxiliadora idônea [ou adequada] para ele”. Nesta condição perfeita
pré-queda, toda mulher tem um indício para sua posição única, dada por Deus, no
casamento. Ela foi feita uma “ajudadora idônea” para seu marido.
18 – E disse o SENHOR
Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como
diante dele.
Feminismo
e Gênesis 2:18
Adjutora:
Gênesis
2,18 diz:
Iahweh
Deus
disse: "não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma
auxiliar que lhe corresponda" depois, em Gênesis 2,20
continua: O homem deu nomes a todos os animais, às aves do céu e a todas as
feras selvagens, mas, para o homem, não encontrou a auxiliar que lhe
correspondesse. A palavra hebraica usada para "auxiliar" é ‘ê·zer
(עֵ֖זֶר)
A
palavra deve ser vista sob a ótica de: "que lhe correspondesse".
Usa-se
a palavra hebraica "chenegdo" (כְּנֶגְדּֽוֹ). O significado é "alguém
como diante dele", "alguém correspondente a ele", sua outra
parte, que encaixa em sua natureza, como ele na forma, constituição e disposição.
É como se fosse uma segunda metade. É como Adão se visse no espelho, mas de uma
forma mais bela e formosa, que lhe atendia em todas as suas qualificações, que
nele mesmo estavam.
Léxico:
-
adjutorar
Dar
auxílio a; atribuir adjutório, ajuda a; auxiliar ou ajudar: o advogado
adjutorava a testemunha.
A
Septuaginta a traduz com uma palavra que o Novo Testamento usa com o sentido de
“médico” (Mateus 15:25). Ela transmite a ideia de socorrer alguém
aflito.
Deus
fez a adjutora, mas o homem criou a parceira.
“Parece que temos vergonha
de dizer palavras, consideradas por muitos como antiquadas: “cônjuge; esposo ou esposa”.
Penso também que o termo
parceiro ou parceira, seria contraditório, em relação ao que a Bíblia declara a
respeito da união do casal: “E serão os dois uma só carne”.
Como podemos chamar
parceiros, dois que se tornam uma só carne? Há uma profundidade
indescritível capaz de ser entendida apenas sob o aspecto de uma fusão operada
espiritualmente, quando o interesse é o mesmo, sem a necessidade de se
estabelecer condições. As relações de
parceria estão sempre atreladas a condições. Quando um vive para o outro, nessa
fusão criada por Deus, essas condições tornam-se dispensáveis.” Blog Elias
Teixeira acessado em 10/01/2020 às 20:27
Gênesis
2:18 deixa
as feministas radicais como também, algumas vezes, é motivo de preocupação,
senão de ansiedade, para outras mulheres. Falar de mulher sendo feita para o
homem, ou da sua necessidade de ser obediente ao homem no casamento, é anátema.
Muitas mulheres — e mesmo homens — acham tais ideias ultrapassadas, injustas e
preconceituosas contra as mulheres. Nossa natureza humana decaída nunca se
agrada de renunciar a sua desejada independência. O homem não quer ser
sujeito a Deus e a mulher não quer ser sujeita ao homem.
O
Rev. J. Fraanje
escreveu uma vez que “Independência” — hoje talvez devêssemos dizer 'autonomia'
— é a palavra escrita do lado de dentro do portão que leva para fora do
Paraíso”. Necessitamos de um pensamento claro nesta discussão hoje. Nós
precisamos compreender, primeiro que tudo, que a palavra ajudadora não é um
termo depreciativo. Deus nos criou para servi-lo e para ajudar o nosso próximo.
Deus
é um ajudador do Homem.
Adjutora
supre ao homem naquilo que ele não é capaz de realizar e tem os mesmos
predicados da criação divina!
“...,
tu, Senhor, me ajudas e me consolas.” Salmos 86:17
É
uma honra para uma mulher ajudar seu esposo, pois ajuda é uma palavra usada frequentemente,
com referência ao próprio Deus nos Salmos (10:14; 22:11; 28:7; 46:1; 54:4;
72:12; 86:17; 119:173,175; 121:1-2 NIV).
Se
Deus não está envergonhado de ser uma ajuda para pecadores decaídos, porque
deveríamos nós olhar com desdém para Eva por ser a “ajudadora” do seu
não-decaído esposo?
Ser
uma ajudadora idônea não é uma posição degradante. A mulher não foi criada como
acessório do homem, mas na mente divina, podemos ver pela sua própria criação pelas
mãos de Deus.
A
forma verbal desta palavra significa basicamente auxiliar ou suprir
aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só.
O
homem não se é bastante, só Deus é bastante em si mesmo.
A
Doutrina da criação do Homem
A
Doutrina da criação do Homem ser dividida entre, alguns importantes pontos da
criação da Humanidade e do homem – Adam.
É
importante saber a diferença entre imagem e semelhança.
Estamos
estudando, textos e assuntos sobre a criação do ser humano.
1- O Ser antropológico
2- A criação de Adão e a criação de Eva
3- A Raça Humana
“O
primeiro registro da criação do homem (Genesis 1.26) reporta com
simplicidade sublime um tema muito difícil“, mas não de maneira total (acréscimo
do autor, deste estudo], mas mostra a abenção de Deus sobre ambos.
“No
detalhe acrescentado que caracteriza o segundo registro, está declarado que
homem e mulher são parecidos no aspecto físico, por ter sido diretamente – como
no caso do homem – e indiretamente – como no caso da mulher – do pó da terra”.
Chafer, Vol. II. pp.546
A
QUESTÃO DO HOMEM E DA MULHER- MACHO E FEMEA
OBJETIVO
DIVINO
“No
detalhe acrescentado que caracteriza o segundo registro (Genesis 2.21-42),
está declarado que homem e mulher são parecidos no aspecto físico, por ter sido
diretamente – como no caso do homem – e indiretamente – como no caso da mulher
– do pó da terra”. Chafer, Vol. II. pp.546
Este
é um assunto conflitante nos dias de hoje. Mas, havia um conteúdo antropológico
na mente de Deus. Tratava-se da perpetuação da criatura humana, ou seja, da
própria Humanidade, se multiplicar, referindo-se a pessoas, animais,
tornar-se muitos.
פרה - -parah; v.dar fruto, ser frutífero, dar
ramo; dar fruto, ser frutífero.
רבה - -rabah; v. ser ou tornar-se grande, ser
ou vir a ser muitos, ser ou tornar-se muito, ser ou vir a ser numeroso; “E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher
os criou. E Deus os abençoou.” Gênesis 1:27,28. Contido no texto
declaratório da formação do homem, no verso 27 de Genesis 1, há a concepção
sexual do ser humano quanto a multiplicação. Deus os abençoou como “homem
e mulher os criou”.
Este
tipo e formato criado não poderão ser mudados, pois neles estão a Benção de
Deus e o termo é infinitivo “façamos”. Só cessará no cumprimento dos Séculos.
1ª Parte
Fonte:
Dicionário
Strong
Apontamentos
do autro
Citações no
corpo do texto
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