sábado, janeiro 11

A Criação de Eva, a Primeira Mulher Lição 2 – CPAD - 1ª Parte

A Criação de Eva, a Primeira Mulher
Lição 2 – CPAD - 1ª Parte 
Estudo e subsídio Pastor Prof Unv. Osvarela
Texto Áureo
“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gênesis 2.23)
Leitura Bíblica
Gênesis 2.18-25
18 – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19 – Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 – E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 – Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 – E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23- E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 – Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 – E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
חוה – Chavvah no grego - Ευα; n. pr. f. Eva = “vida” ou “vivente”
לב - leb - n m - ser interior, mente, vontade, coração, inteligência; coração (do homem); alma, coração (do homem); mente, conhecimento, razão, reflexão, memória; consciência; coração (referindo-se ao caráter moral)
בל - bal (aramaico) - n m mente, coração
Ευα – Eua - hebraico  חוה ; n. pr. f. Eva = “vida”; primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana.
Deus criou a primeira mulher, Eva, a partir de uma costela de Adão. 
Adão e Eva foram nossos pais originais, feitos à imagem de Deus. Todos os humanos têm sua origem nestas duas pessoas. Isto é plenamente claro em Gênesis 3:20, onde Adão diz que Eva era “a mãe de todos os viventes”.

O relacionamento perfeito, entre os seres se Deus no relacionamento entre Deus e o Homem [Adão e Eva].
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea”.
Gênesis 15,20. E tomou o Senhor Deus o homem..., dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O desvirtuamento, das palavras do próprio Deus foram usadas para acirrar o ânimo entre Deus, Adão e Eva.
Diálogo Pode Ser Fatal:
Serpente e a Mulher.
Muitos se deixam enganar por palavras persuasivas.
Palavras que mudam o sentido do que Deus falou.
Mudam o sentido para conquistar, mais um para o seu lado e sofreram a pena da condenação divina.
Esta é uma situação inexorável, do primado da semente lançada.
Mandatos:
Quando estudamos sobre mandatos divinos, dados aos homens, entendemos, que sob este mandato, vamos encontrar alguns, como relatamos, abaixo (compilação de trecho de estudo deste autor, em Contatos Entre Gente E Deus E Gente De Deus - Com edição de correções gramaticais atualizadas em 08/12/2013):
Mandato de Governo - Adão, o Gerente de Deus - Gênesis 1.26,30;
Mandato Cultural - Ordem para a Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis 2.18-25.
Obs.: A própria, e séria conversação entre Eva e a serpente, parece, a princípio, uma conversa de característica mitológica, no entanto, não é isto que lemos no texto bíblico (não há conteúdo mitológico nas Escrituras), mas sim o exercício de mandato de domínio e controle, além da comunicação entre seres da Criação, sob o gerenciamento do Ser Antropológico criado por Deus, para controlar tudo que Ele criara.
O relacionamento e comunicação era exercido na vertical - Deus e Adão.
Mas, o Mandato toma a forma horizontal, entre os humanos e se autentica como social, quando do momento ápice, o encontro de Adão e Eva, sua mulher criada por Deus.
Relacionamento com a Divindade.
Deus se envolveu diretamente com a Sua Criação. Ele se deu a revelar, de maneira pessoal no início quando a consciência humana não fora atingida em sua Inocência.
Desta forma, Deus se mostra um ser social e agregador. (vide abaixo: Caim e Abel).
Um Ser de relacionamento social, de tal forma, que Ele compartilhou Seu sentimento interpessoal, com o homem. Ao vê-lo sozinho (sob a sua ótica de Onisciência e Soberania, no Plano Criador), sem alguém de sua mesma espécie para se relacionar, criou um ser idêntico, mas diferente em forma interior (mente e coração - Leb) e exterior (formato anatômico), a mulher a chamada varoa – Eva.

Gênesis 3. 1,6 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito...disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
A criação do homem, como ser dominador da Terra, numa atividade gerencial, inclui em seu momento criador, a criação do casal – Genesis 1.26.
18 – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Não há nenhum tipo de desconforto, quando Deus declara a necessidade de fazer uma adjutora.
Embora, o relato bíblico mostre o homem Adam, inicialmente criado só, a temporalidade da eternidade (Deus realizou este ato em seu estado eterno), não obstaculiza a Criação de Eva em um momento posterior, mas tudo dentro do planejamento divino.

As palavras de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo devem ser lidas na qualificação temporal de Sua Existência: Eterno!) O texto, já exaurido até ao presente século, define a Palavra Deus, como plural (Elohim), então quando lemos Deus criou, estamos falando da Trindade!
Isto posto, continuemos:
Na realidade, este texto apenas revela uma das fases do Plano de Deus para Criação da raça humana: teria que ser constituída de um macho e de uma fêmea.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Eclesiastes 4:9-12
Há um fundamento moral nesta decisão divina!
Primeiro:
Monogâmico
Segundo: amor integral entre dois seres da mesma criação
Terceiro: socialização sob ordem divina
Quarto: valorização da perpetuação da espécie de forma natural.
Quinto: valorização da ‘adjunção’ macho e fêmea.
Sexto: estabilização moral e emocional do amparo entre dois seres da mesma criação.
Sétimo: a inspiração entre ambos com aval de Deus, na Imago Dei trinitária. Deus é a terceira corda do relacionamento humano, dos casais.
Sob esta perspectiva, o “não é bom”, não representa falha, mas detalha a necessidade de completude do Adam.O mistério do ser humano não pode ser compreendido fora do mistério de Deus, que só pode ser entendido á Luz das Escrituras.” Osvarela
Gênesis 2:18-25 descreve de uma forma gráfica a criação da primeira mulher realizada por Deus. Começa com uma declaração marcante do Criador: "Não é bom que o homem esteja só". A negativa "não é bom" é enfática. Deus fez tudo bom; Ele pronunciou Sua bênção sobre toda Sua criação. Aparentemente, aqui, pela primeira vez, encontramos algo, que está faltando. Sem companhia feminina e uma parceira para a reprodução, o homem não podia realizar totalmente sua humanidade. No projeto divino, destaco a Soberania e Onisciência divina, era uma necessidade:  a criação da mulher, que será companheira e esposa de Adão.
A criação da mulher em Gênesis tem consequências de longo alcance.
Estabelece a fundamentação para 3 (três) áreas importantes no relacionamento de um esposo e uma esposa dentro do casamento:
1) A mulher como uma auxiliadora idônea para o homem.
2) A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial.
3) A mulher feita para ser uma com o homem.
Esta foi a pragmática, determinação de Deus ao criar: “macho e fêmea, os fez”
Considerações sobre a função de Eva:
Eva também foi criada com a glória primeira de Deus. A despeito da excelência física, mental e moral de Eva, o verso 18 diz ela foi feita “para” o homem, “uma auxiliadora idônea [ou adequada] para ele”. Nesta condição perfeita pré-queda, toda mulher tem um indício para sua posição única, dada por Deus, no casamento. Ela foi feita uma “ajudadora idônea” para seu marido.
18 – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Feminismo e Gênesis 2:18
Adjutora:
Gênesis 2,18 diz:
Iahweh Deus disse: "não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda" depois, em Gênesis 2,20 continua: O homem deu nomes a todos os animais, às aves do céu e a todas as feras selvagens, mas, para o homem, não encontrou a auxiliar que lhe correspondesse. A palavra hebraica usada para "auxiliar" é ‘ê·zer (עֵ֖זֶר)
A palavra deve ser vista sob a ótica de: "que lhe correspondesse".
Usa-se a palavra hebraica "chenegdo" (כְּנֶגְדּֽוֹ). O significado é "alguém como diante dele", "alguém correspondente a ele", sua outra parte, que encaixa em sua natureza, como ele na forma, constituição e disposição. É como se fosse uma segunda metade. É como Adão se visse no espelho, mas de uma forma mais bela e formosa, que lhe atendia em todas as suas qualificações, que nele mesmo estavam.
Léxico:
- adjutorar
Dar auxílio a; atribuir adjutório, ajuda a; auxiliar ou ajudar: o advogado adjutorava a testemunha.
A Septuaginta a traduz com uma palavra que o Novo Testamento usa com o sentido de “médico” (Mateus 15:25). Ela transmite a ideia de socorrer alguém aflito.
Deus fez a adjutora, mas o homem criou a parceira.
“Parece que temos vergonha de dizer palavras, consideradas por muitos como antiquadas:  cônjuge; esposo ou esposa”.
Penso também que o termo parceiro ou parceira, seria contraditório, em relação ao que a Bíblia declara a respeito da união do casal: “E serão os dois uma só carne”.
Como podemos chamar parceiros, dois que se tornam uma só carne? Há uma profundidade indescritível capaz de ser entendida apenas sob o aspecto de uma fusão operada espiritualmente, quando o interesse é o mesmo, sem a necessidade de se estabelecer condições.  As relações de parceria estão sempre atreladas a condições. Quando um vive para o outro, nessa fusão criada por Deus, essas condições tornam-se dispensáveis.” Blog Elias Teixeira acessado em 10/01/2020 às 20:27
Gênesis 2:18 deixa as feministas radicais como também, algumas vezes, é motivo de preocupação, senão de ansiedade, para outras mulheres. Falar de mulher sendo feita para o homem, ou da sua necessidade de ser obediente ao homem no casamento, é anátema. Muitas mulheres — e mesmo homens — acham tais ideias ultrapassadas, injustas e preconceituosas contra as mulheres. Nossa natureza humana decaída nunca se agrada de renunciar a sua desejada independência. O homem não quer ser sujeito a Deus e a mulher não quer ser sujeita ao homem.
O Rev. J. Fraanje escreveu uma vez que “Independência” — hoje talvez devêssemos dizer 'autonomia' — é a palavra escrita do lado de dentro do portão que leva para fora do Paraíso”. Necessitamos de um pensamento claro nesta discussão hoje. Nós precisamos compreender, primeiro que tudo, que a palavra ajudadora não é um termo depreciativo. Deus nos criou para servi-lo e para ajudar o nosso próximo.
Deus é um ajudador do Homem.
Adjutora supre ao homem naquilo que ele não é capaz de realizar e tem os mesmos predicados da criação divina!
“..., tu, Senhor, me ajudas e me consolas.” Salmos 86:17
É uma honra para uma mulher ajudar seu esposo, pois ajuda é uma palavra usada frequentemente, com referência ao próprio Deus nos Salmos (10:14; 22:11; 28:7; 46:1; 54:4; 72:12; 86:17; 119:173,175; 121:1-2 NIV).
Se Deus não está envergonhado de ser uma ajuda para pecadores decaídos, porque deveríamos nós olhar com desdém para Eva por ser a “ajudadora” do seu não-decaído esposo?
Ser uma ajudadora idônea não é uma posição degradante. A mulher não foi criada como acessório do homem, mas na mente divina, podemos ver pela sua própria criação pelas mãos de Deus.
A forma verbal desta palavra significa basicamente auxiliar ou suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só.
O homem não se é bastante, só Deus é bastante em si mesmo.
A Doutrina da criação do Homem
A Doutrina da criação do Homem ser dividida entre, alguns importantes pontos da criação da Humanidade e do homem – Adam.
É importante saber a diferença entre imagem e semelhança.
Estamos estudando, textos e assuntos sobre a criação do ser humano.
1-    O Ser antropológico
2-    A criação de Adão e a criação de Eva
3-    A Raça Humana
“O primeiro registro da criação do homem (Genesis 1.26) reporta com simplicidade sublime um tema muito difícil“, mas não de maneira total (acréscimo do autor, deste estudo], mas mostra a abenção de Deus sobre ambos.
“No detalhe acrescentado que caracteriza o segundo registro, está declarado que homem e mulher são parecidos no aspecto físico, por ter sido diretamente – como no caso do homem – e indiretamente – como no caso da mulher – do pó da terra”. Chafer, Vol. II. pp.546
 A QUESTÃO DO HOMEM E DA MULHER- MACHO E FEMEA
OBJETIVO DIVINO
“No detalhe acrescentado que caracteriza o segundo registro (Genesis 2.21-42), está declarado que homem e mulher são parecidos no aspecto físico, por ter sido diretamente – como no caso do homem – e indiretamente – como no caso da mulher – do pó da terra”. Chafer, Vol. II. pp.546
Este é um assunto conflitante nos dias de hoje. Mas, havia um conteúdo antropológico na mente de Deus. Tratava-se da perpetuação da criatura humana, ou seja, da própria Humanidade, se multiplicar, referindo-se a pessoas, animais, tornar-se muitos.
פרה - -parah; v.dar fruto, ser frutífero, dar ramo; dar fruto, ser frutífero.
רבה - -rabah; v. ser ou tornar-se grande, ser ou vir a ser muitos, ser ou tornar-se muito, ser ou vir a ser numeroso; “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou.” Gênesis 1:27,28. Contido no texto declaratório da formação do homem, no verso 27 de Genesis 1, há a concepção sexual do ser humano quanto a multiplicação. Deus os abençoou como “homem e mulher os criou”.
Este tipo e formato criado não poderão ser mudados, pois neles estão a Benção de Deus e o termo é infinitivo “façamos”. Só cessará no cumprimento dos Séculos.
Parte
Fonte:
Dicionário Strong
Apontamentos do autro
Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger