Adão,
o Primeiro Homem – 2ª Parte
Feliz
2020 a todos alunos da Escola Dominical - EBD
PARABÉNS CPAD 80 ANOSLição
1 – CPAD 1º Trimestre 2020
Estudo
Pastor e prof. Osvarela
Tema
Do Trimestre
A
RAÇA HUMANA
Origem,
Queda e Redenção
Lição
1 – CPAD – JANEIRO DE 2020
Texto
Principal
E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre [...] sobre a terra. Gênesis 1:26
Leitura
Bíblica
Gênesis
2:1-8
Assim
os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E
havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia
de toda a sua obra, que tinha feito.
E
abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua
obra que Deus criara e fizera.
Estas
são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o
Senhor Deus fez a terra e os céus,
E
toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo
que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre
a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um
vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E
formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E
plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem
que tinha formado.
Discurso
- continuado
A
Raça Humana é etimologicamente genós, “raça, cepo, tipo”, e não geneá,
“geração”. Demonstrando que não apenas a geração de Adão, mas todos os gerados
de Adão. Lembro que, somos geração noiaca, advindos de Noé, salvo por ser justo
em uma Arca com seus filhos, mas diretamente descendente de Adão!
γενεα
– genea;
aquele que foi gerado, homens da mesma linhagem, família; os vários graus de
descendentes naturais, os membros sucessivos de uma genealogia - metáf. grupo
de pessoas muito semelhantes uns com os outros nos dons, ocupações, caráter -
esp. em um mau sentido, uma nação perversa - totalidade das pessoas que vivem
numa mesma época; época, (i.e. espaço de tempo normalmente ocupado por cada
geração sucessiva), espaço de 30 - 33 anos.
γενος
– genos;
raça, tribo, nação - o agregado de muitos indivíduos da mesma natureza, tipo,
espécie
צלם - tselem; n. m. imagem;
semelhança; simples, vazio, imagem, aspecto (fig.).
Imago
Dei – é
uma Doutrina. É base para compreendermos a forma do antropológica. É onde temos
a resposta sobre a criação do ser humano. Genesis 1.26
עשה – àsah; v. fazer, manufaturar,
realizar, fabricar; fazer, trabalhar, fabricar, produzir; trabalhar; lidar
(com); ser feito; ser fabricado; ser produzido; ser oferecido; ser observado;
ser usado; ser feito; pressionar, espremer.
Αντιτυπος - antitupos; adj.
uma coisa formada a partir de algum modelo; uma coisa semelhante a outra, sua
contraparte; algo no tempo messiânico que corresponde ao tipo, como o batismo
corresponde ao dilúvio (1Pe 3.21. Que também, como uma verdadeira
figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne,
mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de
Jesus Cristo).
A
criação do homem encerra um ciclo criativo na Terra, como diz as Santas
Escrituras:
Assim os céus, a terra e
todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no
dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que
tinha feito.
E abençoou Deus o dia
sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus
criara e fizera.
A
Criação do Homem em um ato criativo de Deus, encerra, o plano da Criação. Neste
plano de Criação, o Homem foi o “gran finale” e colocado como a
coroa da Criação e em um Plano mais exaltado, como gerente de tudo quanto Deus
criara.
"E de um só fez toda
a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os
tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação." Atos 17.26
A
Antropologia bíblica,
ou teológica, nos ensina, pelas Escrituras, o processo criativo diferenciado, a
gênese da Obra divina é descortinada, através da Criação, do Homem – Adam (segundo
o verso 26 – Gn 2.21,22 - inclui-se a mulher, que recebeu, mesmo que em tempo
imediatamente posterior, o mesmo cuidado divino, pois foi também, criada pelas
divinas mãos).
Formação
do antropo-"-antropo" (grego ánthropos, - homem):
O
Homem criado recebeu uma partícula divina “E ..., e soprou em suas
narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Esta
diferença criativa, não verbal, na formação do homem, faz toda a diferença
entre o Homem e os demais elementos vivos, ou inanimados, da Criação, assim, o
Homem, ao ser criado, passou, em primeiro lugar pelas próprias “mãos” de Deus,
em segundo lugar ele recebeu o próprio “ruach”,
em suas narinas (o ar que passou pelo hálito da boca de Deus),
assim, diferentemente de todos os demais seres vivos, seja a alimária, seja a
vegetação, estes não tiveram este sopro em suas narinas, nem tiveram a ação das
mãos divinas em sua formação (até a mais linda flor foi formada pela Palavra)
de tal forma que há uma diferença criativa ou criadora de Deus, que o Apóstolo
Paulo nos ensina e explica:
“Mas Deus dá-lhe o corpo
como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma
mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos
animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.” 1 Coríntios 15:38,39
Embora,
Paulo descreva “carne” ele se refere a composição físico-metafisica dos
corpos. Ou seja, as partes materiais e as invisíveis, que determinam, emoções,
prazer, sentimentos, dor, aflição e entendimento intelectual.
Declaração
de Fé: “Assim como “nem toda carne é uma mesma carne” (1 Coríntios 15.39),
da mesma forma nem toda alma é uma mesma alma, pois Deus soprou nos narizes de
Adão “o fôlego de vida”. O espírito humano. Ensinamos que o
espírito é uma entidade distinta da alma, que, às vezes, é confundida com ela
porque os dois elementos são inseparáveis e de substância imaterial. O espírito
foi
colocado por Deus no interior de Adão quando este foi criado; o espírito humano
está em todos os seres humanos. O espírito está dentro do corpo. É por meio
dele que se adora a Deus e que ele se torna também o centro da devoção a Deus
quando passa a ser morada do Espírito Santo: “O mesmo Espírito testifica
com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16).
Do
espírito humano, provém o desejo de buscar as coisas espirituais.
Destaque:
- a alma
humana foi animada pelo espírito que veio direto de Deus na criação de Adão.
A alma dos animais irracionais é extinta na morte deles, mas não é isso que
acontece com os seres humanos. A declaração de Eclesiastes 3.19-21 não
faz menção da palavra “alma”, o que revela a morte física comum tanto
aos humanos como aos animais irracionais.”
É
o descortinar da revelação da Criação – Através do Homem.
“Estas são as
origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor
Deus fez a terra e os céus,”
Como
disse, em trecho anterior na 1ª parte deste estudo, a criação do Homem,
traz em seu bojo a revelação de um Deus criador de todas as coisas, nos mínimos
detalhes e insere a figura do Deus Trino:
“E disse Deus: Façamos
o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre [...] sobre a terra.” Gênesis 1:26
A
determinação em criar para o Homem um ambiente paradisíaco:
E toda a planta do campo
que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava;
porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia
homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da
terra, e regava toda a face da terra.
Preparando
o Éden –
o Éden tem endereço e local geográfico, embora em nossos dias esteja oculto por
Deus. – veremos em outro estudo.
E plantou o Senhor Deus um
jardim no Éden,
do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
O
Éden, chamado de jardim foi o local, que Deus proveu, para primeira habitação
do Homem.
“E plantou o Senhor Deus
um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o
Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para
comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do
bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se
dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom;
este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra
é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom;
este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre;
este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.”
Gênesis 2:8-14
Deus
dispôs todas as coisas, em um projeto determinado, com tempo de execução para
preparar tudo para a criação do Homem!
Quanto
à origem do Éden: [wayyitta yehwâ elohîm gan-be
eden miggedem] (Deus plantou este jardim no Éden, ao leste).
Considerado
na região do Vale Mesopotâmico, entre as partes mais baixas dos rios Tigre e
Eufrates. Mais importante do que o lugar exato é o que se segue[wayyasem sam 'et-ha 'adam] (e lá ele colocou o
homem). O homem que o Deus Yahweh havia formado foi colocado no seu lugar
no Cosmos.
Provisão:
O
jardim tinha todos os tipos de árvores para que Adão tivesse a sua alimentação
necessária, ou a sua comida (Gênesis 1.29; 2.16).
Tinha
abundância de água (quatro nascentes).
Era
bem suprido de recursos minerais (Gênesis 2.12).
Era
um lugar de beleza (Gênesis 2.9).
Lugar
de conhecimento e sabedoria:
A
árvore é citada como [ez hadda'at] (a árvore do
conhecimento). O
verbo [yada] (saber) traz várias nuanças
específicas: conhecimento racional, consciência geral, conhecimento empírico,
conhecimento de outros através da comunhão e do saber pessoal íntimo como
quando o macho e a fêmea se unem sexualmente.
O
jardim do Éden era o lar do homem (sweet home); Deus fizera o Homem uma pessoa
real, portador da imagem de Deus e gerente pactual, o jardim era seu local de
trabalho e local de sua habitação em perfeita shalom.
שלום - shalowm ou שלם shalom no grego -σαλωμη; n. m. completo, saúde, bem
estar, paz - totalidade (em número) - segurança, saúde (no corpo) - bem estar,
saúde, prosperidade; paz, sossego, tranquilidade, contentamento; paz, amizade; referindo-se
às relações humanas; com Deus especialmente no relacionamento proveniente da
aliança; paz (referindo-se a guerra); paz (como adjetivo)
A
Primeira residência com tudo que supria a Vida do Homem:
Era
o lugar em que o homem deveria cumprir o seu mandato cultural (Genesis 2.15);
que ele fez isto é evidenciado pelo fato de ter nomeado os animais de acordo
com a sua natureza.
O
Éden foi o domínio real do homem, era seu reino.
Este
palácio e reino deveria ser também o lugar de comunhão com Yahweh e com a
ajudadora que Yahweh havia lhe dado. Era para ser um local espiritual e social.
Era o lugar onde o casamento e a vida familiar chegariam a uma expressão rica.
De fato, era o cenário para uma vida pactual enriquecedora e completa.
O
jardim do Éden era, também, o lugar do conhecimento e da vida. É o lugar da
manifestação teológica em três itens primários:
Criação
Queda
Redenção
Fonte:
A
Imagem de Deus, por Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 10.
Citações
no corpo do Texto
Dicionário
Strong
Apontamentos
do autor
Declaração
de Fé - Assembleia de Deus – CPAD
O
Tema do Paraíso – David Chilton
Adão
e Eva no Éden, por Gerard Van Groningen
in
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020,
https://dicionario.priberam.org/-antropo [consultado em 06-01-2020].
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