sábado, maio 23

EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS LIÇÃO 8 CPAD — 24/05/2020

EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS

LIÇÃO 8 CPAD — 24/05/2020

Subsídio Pastor Professor Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquinaEfésios 2.20.

Leitura Bíblica

Efésios 2.20-22; Mateus 7.24-27.

Efésios 2

20 — Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

21 — no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor,

22 — no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Mateus 7

24 — Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

25 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 — E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Hinos Sugeridos

88, 277 e 562 da Harpa Cristã.

Verdade Prática

Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está edificada por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas.

Objetivo Geral: Ensinar que Cristo é a base da Igreja e estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e no testemunho dos profetas.

Objetivos Específicos

I.    Explicitar que no Antigo Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em nós por meio de seu Espírito Santo;

II. Apresentar o fundamento da Igreja como a doutrina dos apóstolos e testemunho dos profetas;

III.     Refletir que somos Templo do Espírito Santo e devemos viver em santidade.

24 — Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

εποικοδομεω - epoikodomeo; v. construir sobre, edificar; Para terminar a estrutura da qual a fundação já foi colocada, para incrementar constantemente o conhecimento cristão e uma vida que se conforma a ele.

Quando buscamos na etimologia, a palavra edificar, encontramos o uso claro que o Apóstolo Paulo queria ao empregar a palavra “edificados” – a ideia é: “construir sobre, edificar; Para terminar a estrutura da qual a fundação já foi colocada”.

A Bíblia explica a própria Bíblia, assim, ao lermos Mateus 16.18, encontramos que a Rocha já estava lançada.

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igrejaMateus 16:16-18

O mesmo Apóstolo Pedro, continuou a ensinar a Igreja, neste discurso, não deixando nenhuma dúvida sobre quem é a Rocha. Os próprios judeus sabiam quem era a Rocha.

“Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,” 1 Pedro 2:6,7

Pedra Angular:

A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.

A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção. Atualmente, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos.

Pedra angular na Bíblia

No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual: Jesus Cristo, o Messias.

"A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular" (Salmos, 118:22).

A Pedra Angular (de esquina) escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme o plano divino, foi Jesus Cristo.

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?” Mateus 21:42

Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.

Mais da etimologia, nos ensina:

οικια - oikia; n. f. casa - edifício habitado, moradia

οικοδομεω - oikodomeo também οικοδομος - oikodomosAt. 4.11; v. construir uma casa, erigir uma construção -  edificar (a partir da fundação) - restaurar pela construção, reconstruir, reparar; metáf. fundar, estabelecer - promover crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade, bem-aventurança - cresçer em sabedoria e piedade

οικοδομη - oikodome; n. f. (o ato de) construir, construção; metáf. o processo de edificação, edificação - ato de alguém que promove o crescimento de outro em sabedoria cristã, piedade, felicidade, santidade; edificação (i.e., o que foi construído, edifício)

οικοδομια - oikodomia; n. f. (o ato de) edificar, (o ato de) erigir

“Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, ... Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.” Atos 4:10,11

οικοδομια - oikodomia; n. f. (o ato de) edificar, (o ato de) erigir

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça da esquina, Salmos 118:22 (Mt. 21:42–44; Mc. 12:10; Lc. 20:17; At. 4:10–12).

Paulo sempre usou de formas verbais (figura de palavras), para representar seus pensamentos, seja, para falar de couraça, de escudo, desta forma, Pulo continua escrevendo sob esta forma, ao falar de edifícios, edificação, de tal forma, que os seus leitores pudessem entender a sua literatura, sob as formas que eles mesmos conhecia, assim Oiko (casa) é o prefixo mais usado para mais uma vez, Paulo faz os de Éfeso entenderem, somos todos casas espirituais, e a Igreja o edifício fundado sob uma Rocha - Cristo.

A escritura paulina é fundamentada, como toda a Neo Escritura, mas com maior destaque na figura de Cristo, o Senhor, agora, não mais o Senhor Deus, O Pai, mas aquele que foi elevado a esta categoria pelo Pai, cujo Nome foi exaltado sobre todos os nomes (a exceção do Nome que o exaltou I Co.15.24.ss).

20 — Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Lembrando sempre, que a figura petrina, reverenciada, como colunas (Gl.2) pelo Apóstolo, foi usada para a revelação da Rocha e uso desta  (a qual foi posta por cabeça de esquina.” Atos 4:10,11; Mt 16.18).

Mas, Paulo foi o, digamos, formatador desta Doutrina. A Igreja primitiva firma-se no ensinamento e na obra de Jesus de Nazaré, bem como na mensagem de sua morte e ressurreição. Se esta mensagem parece monopolizar a atenção de Paulo, contudo, ao referir-se a determinados pontos da doutrina evangélica, como, aliás, de praxe em todas as suas igrejas. Além disso, sua consonância profunda com o pensamento do Mestre galileu seria inexplicável, se ele próprio não tivesse sofrido, mais do que ele parece reconhecer, a influência das tradições apostólicas. Esta harmonia verifica-se, antes de tudo, em certos pontos que interessam particularmente o apostolado dos gentios.

Como disse, acima, o versículo 20 (acima) mostra a reverencia de Paulo e sua preocupação para ter um parâmetro para ensinar esta Doutrina.

“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios” Gálatas 2:1,2,9

A edificação, sob o aspecto do Fundamento é sem dúvida a instrução paulina que orienta aos efésios, qual é a origem deste fundamento, quando se deu e quais os principais orientadores, desde a fundação da Igreja:

Apóstolos - Tiago, Cefas e João

Profetas – Ágabo, as filhas de Felipe, e os próprios Apóstolos.

Paulo explica como se deu, a posição de edificação sobre uma pedra de esquina, pos em não sendo em sua totalidade judeus, com maioria de gentios, não conheciam a questão da habitação de Deus, nos homens, mas como se dava na formação da religiosidade e fé hebraica, a presença de Deus (Javé), entre os judeus, entre eles, os Apóstolos.

Era lhes necessário explicar o conceito de Deus habitando entre os homens, para nós ao lermos estas linhas, se faz, da mesma maneira, necessário rever, como Deus se manifestou e se apresentava e descia no meio do povo.

“E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.” Levítico 26:11,12

Andando com o povo no Deserto.

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse;” Êxodo 40:34-37

“E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.” Números 9:15

No Tabernáculo

Na Arca

“E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.” Êxodo 19:20

No Monte Sinai

“E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.” 2 Crônicas 5:14

No Templo, após sua construção

“E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade; e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade.” Ezequiel 11:23

E como esta Glória de Sua Presença saiu do meio do povo, e em Jesus esta presença se dá agora através da presença de Jesus no Edifício e na casa espiritual representada em cada um que recebe Jesus, como Salvador.

O distanciamento de Israel para com Deus levou a retirada da Sua Presença no meio do povo. Eis um ensinamento paulino:

Edificar sobre uma Rocha verdadeira, pois há “moledos” (Rocha em decomposição) que parecem rocha, mas são como a areia citada por Jesus.

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

Se Cristo bate, veja a figura (Porta), mostra o conceito, que Paulo ensina, se tem porta, é uma edificação.

Paulo destaca, nesta doutrina a importância de existir uma edificação universal, e a edificação pessoal.

A edificação universal, a Igreja está estabelecida sob o fundamento dos Apóstolo, Jesus Cristo, A Rocha. E precisa ser mantida sobre este fundamento.

21 — no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor,

22 — no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

O que vemos, aqui é um discurso contemporâneo, quando muito querem ser o alicerce da comunidade, assim chamamos, porque a Igreja, só tem um alicerce, A Rocha Eleita, Jesus:

24 — Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

25 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

A Igreja, é fundamentada sobre Cristo e se diferencia das demais entidades, por ser um lugar de koinonia, com a construção coletiva e solidária de cada uma das caas espirituais, tendo Cristo por cabeça.

“E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1 Pedro 2: 4,5

Jesus ensina, na mais melódica das Sua palavras como se dá a edificação e, ou a queda do que edifica sua casa espiritual. Se rejeitarmos edificar nossa vida sobre a Rocha eleita, a própria Rocha, é a garantia que jamais nossa casa será levada pelas torrentes e correntes da vida (lutas, provas, perdas).

“No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” Efésios 2:22

Nós somos uma casa especial, somos o local, onde hoje Deus habita, Pai, Filho e Espírito Santo.

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9

O cuidado é essencial em se manter a casa em ordem (Corpo):

“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1 Coríntios 3:17

Um dia daremos conta do que fizemos, ou como edificamos este edifício (templo do Espírito):

“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:15-20

Em edição.

Fonte:

https://www.significados.com.br/pedra-angular/

Bíblia on line

Dicionário Strong

Apontamentos o autor

Cartas de Paulo I, Por Giuseppe ( Barbaglio, Johan Konings, com citação de Cerfaux

Lição EBD – CPD 2º trimestre 2020

Comentário Beacon - Efésios

O CRISTÃO NA TEOLOGIA DE SÃO PAULO CERFAUX


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger