quarta-feira, maio 27

IGREJA E CULTOS NA PANDEMIA - REAÇÃO DO ABCD - PLANO SÃO PAULO - MUDANÇAS NA QUARENTENA NO ESTADO DE SÃO PAULO CAPITAL E INTERIOR

QUARENTENA NO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL E INTERIOR
DIFERENÇAS E REGRAS
Quarentena em SP é prorrogada por 15 dias com flexibilização progressiva em diferentes regiões do estado
Medida, anunciada pelo governador João Dória nesta quarta (27), entra em vigor a partir do dia 1° de junho.

A capital paulista foi classificada como em fase de controle (laranja), ou seja, município que está em fase de atenção para eventuais liberações. Sendo assim, é permitido reabrir, com restrições, a partir do dia 1º de junho:
  • Atividades imobiliárias
  • Escritórios
  • Concessionárias
  • Comércio
  • Shopping Center
Governador de SP João Dória (PSDB), anunciou nesta quarta-feira uma nova etapa do plano de combate ao coronavírus no Estado (Plano São Paulo), a partir da próxima segunda-feira. Dória flexibilizou a quarentena na capital e em cidades do interior com baixos índices de contaminação, mas manteve sistema mais rígido para a região metropolitana.
Neste primeiro momento, se mantem a quarentena, no Estado de São Paulo. A medida foi prorrogada duas vezes e estava prevista para ser encerrada no dia 1º de junho, mas seguirá em vigor no estado.
Segundo o mapeamento de cada região, assim, todas as cidades estão enquadradas nas três primeiras zonas de atenção. A atualização dos dados será semanal e pode ser consultada no site do governo criado para acompanhamento de medidas. O endereço é https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp.
Flexibilização:
O Plano de Flexibilização já havia sido anunciado em meados de maio, mas foi abortado devido ao aumento do número de casos confirmados no estado, um dos mais afetados pelo coronavírus em todo país. Até a noite desta terça-feira, eram mais de 86 mil casos confirmados e 6,4 mil mortes causadas pela doença.
A grande extensão e número de municípios no Estado levou o Governador a fazer a divisão do Estado.
Nas regiões metropolitana de São Paulo e no sul do estado, incluindo a maior parte do litoral, estão mantidas as restrições atuais, como a proibição de acesso a espaços públicos, atividades imobiliárias, escritórios, comércio de rua, shoppings, academias, salões de beleza, teatros e cinemas.
As flexibilizações serão possíveis para:
·         Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada
·         Redução no número de casos da doença
·         Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos
·         Uso obrigatório de máscaras
REGRAS (Vide mapas e Fases, conforme, informado, abaixo)
Reaberturas só serão possíveis para Municípios (645 cidades) que tiverem disponibilidade de leitos de UTI e redução no número de caso. 'retomada consciente' a partir de 1º de junho, Medida valerá por 15 dias.
O plano prevê cinco (5) níveis de restrição, calculados com base em cinco (5) critérios.
Critérios:
Os critérios são relacionados à capacidade do Sistema De Saúde: a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o número de leitos de UTI a cada cem mil habitantes.
Outros três (3) critérios se referem à evolução da epidemia:
1.     número de casos,
2.      de internação e
3.      de óbitos.
Enquadramento por Regiões:
A Grande São Paulo está enquadrada na fase 1, que abrange também as regiões da Baixada Santista e de Registro. Nesses casos, só podem operar, além dos serviços considerados essenciais, atividades de construção civil e de indústria não essencial.
A Cidade de São Paulo se encaixa na fase 2.
As cidades da região de Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Sorocaba. Nesta fase, podem ser reabertos, porém com restrições, escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias. shopping centers e comércio.
A fase 3 valerá para os municípios da região de:
Bauru, Presidente Prudente, Barretos e Araraquara/São Paulo. Neste estágio, podem operar, sem restrições, atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios, e com restrições, bares, restaurantes e similares, comércio, shopping centers e salões de beleza.
Ainda não há municípios nas fases 4 e 5.
Na fase 4, há apenas uma mudança em relação à fase 3, que é a abertura, com restrições de academias.
Na fase 5, todas as atividades são retomadas sem restrições. Apenas neste estágio podem ser reabertos teatros, cinemas e espaços públicos. Também apenas na fase 5 podem ser promovidos eventos que provoquem aglomeração, como os esportivos.
CULTOS E ATIVIDADES RELIGIOSAS:
As cidades poderão ir para a quarta e última fase após outros 14 dias de índices positivos na Saúde.
Nesta etapa, serão reabertos setores como:
Cinemas e teatros;
Cultos religiosos, igrejas e missas;
Parques, academias e práticas esportivas sem contato físico;
Clubes sociais e esportivos;
Creches, escolas e universidades.
Caso os índices de Saúde piorarem, as cidades poderão voltar para fases anteriores.
Utilização de praças e outros locais públicos para a prática de esportes e atividades que provoquem aglomerações (Cultos ao ar-livre).
TENSÕES
O Prefeito da capital, amparado por medida do STF discordou deste planejamento universal para o Estado de São Paulo, mas anunciou determinações específicas, para a Capital, após certa tensão com o Governo estadual, em tratativas, pois a Capital continua com alta restrições por parte do Plano anunciado hoje, por Dória.
Dória afastou a possibilidade de enrijecer as medidas de isolamento por meio de lockdown, dias depois de o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), ter cogitado publicamente a possibilidade.
Lembrando, que na Capital os cultos estão liberados, atendidas as restrições:
- distanciamento dos presentes no culto;
- disponibilize álcool em gel;
- uso de máscaras
- evitar a presença de idosos e pessoas do grupo de risco (diabéticos, hipertensos, e portadores de doenças que baixam a imunidade)
Bruno Covas (PSDB) anunciou que a cidade foi autorizada a estabelecer protocolos específicos para que determinados setores voltem a funcionar, como comércio de rua, shoppings e escritórios. No entanto, as regras devem ser aprovadas pelo município e pela vigilância sanitária. Segundo ele, mais detalhes serão apresentados nesta quinta.
Covas anunciou a testagem de todos os funcionários de saúde a partir de sexta-feira. Ele informou que o índice de óbitos na cidade está estável há quatro semanas, e que a estratégia de ampliar o número de leitos de UTI e seguir com o isolamento social se manterá.
REGIONALIZAÇÃO:
Regiões Da Zona De Controle
- abarcam a maior parte do estado, incluindo a capital - poderão ser autorizados o funcionamento de comércio de rua, shoppings, atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios, sempre em horários reduzidos e com 20% da capacidade. Protocolos devem ser aprovados pelas prefeituras. Indústria e construção civil também podem atuar.
- zona de flexibilização, que inclui cidades como Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara, 40% da capacidade pode ser alcançada. Foram incluídos entre as atividades com chance de autorização para o funcionamento bares, restaurantes e similares, com mesas ao ar livre.
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTI's e total de leitos a cada 100 mil habitantes.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
- Fase 1 (alerta máximo):
-  fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
- Fase 2 (controle):
- fase de atenção, com eventuais liberações;
- Fase 3 (flexibilização):
- fase controlada, com maior liberação de atividades;
- Fase 4 (abertura parcial):
 - fase decrescente, com menores restrições;
- Fase 5 (normal controlado):
- base de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos).
OU
Por atividade liberada
Fase 1
Vermelha: alerta máximo
- funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
Fase 2:
Laranja: controle
- possibilidade de aberturas com restrições;
Fase 3:
Amarela:
- abertura de um número maior de setores;
Fase 4:
Verde:
- abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
Fase 5:
Azul: "normal controlado"
- todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
ACESSO E MUDANÇA DE FASES:
CONDIÇÕES:
As regiões que cumprirem as determinações do governo do estado poderão reabrir na primeira fase: estabelecimentos comerciais e de serviços com área de venda igual ou inferior a 400 m² - incluindo espaços que ficam dentro de shoppings. Outras regras, mais específicas, ainda serão definidas.
As regiões, que mantiverem, os mesmos indicadores por 14 dias seguidos vão poder seguir para a segunda fase e reabrir lojas maiores, com área superior a 400m² - também considerando as lojas de shoppings com regras específicas.
Após outros 14 dias de índices de Saúde estáveis, as regiões seguirão para a terceira fase, que vai permitir a reabertura de hotéis, pensões e demais acomodações.
As cidades poderão ir para a quarta e última fase após outros 14 dias de índices positivos na Saúde. Nesta etapa, serão reabertos setores como:- todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
Até 20 de julho, alguns setores permanecerão fechados independente dos índices de Saúde e fases de cada região:
Feiras;
Clubes;
Cinemas;
Igrejas;
Teatros;
Academias;
Museus;
Bibliotecas;
Atividades culturais, de lazer, esportivas coletivas;
Shows, boates;
Festas públicas e particulares;
Exposições;
Jogos;
Leilões;
Reuniões sociais;
Situação do Estado de São Paulo:
Situação do Estado de São Paulo:
Estatísticas
O Estado de São Paulo chegou a 6.423 mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira (26). Foram confirmadas 203 mortes em 24 horas.
86.017 pessoas com diagnóstico de Covid-19 no estado. Das 645 cidades de São Paulo, 511 têm pelo menos um caso confirmado e 244 ao menos um óbito causado pela doença.
Os pacientes hospitalizados chegaram a 12,2 mil internados nesta terça. Desses, 4.779 estão na UTI e 7.506 em leitos de enfermaria. 17.589 altas de pacientes que tiveram confirmação da doença já tiveram alta dos hospitais de São Paulo
ABCD NÃO ACEITA DECISÃO DE DÓRIA 
Os sete prefeitos da região não gostaram do posicionamento do Governo de São Paulo no anúncio do plano de flexibilização que valerá a partir de 1º de junho. Em nota enviada na tarde desta quarta-feira (27), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC fala em “surpresa e indignação”, pois esperavam que os municípios recebessem uma análise separada para uma maior reabertura.
“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, representado pelas sete cidades da região, esclarece que recebeu com profunda surpresa e indignação, nesta quarta-feira, o comunicado feito pelo Governo do Estado de São Paulo de que a cidade de São Paulo teve uma análise separada da Região Metropolitana de São Paulo na nova fase do plano de retomada econômica do Estado”, inicia a nota.
“Vale lembrar que o Departamento Regional de Saúde (DRS1), responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na Região Metropolitana, é o mesmo que cuida das diretrizes da Capital. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através dos seus entes, irá se certificar do motivo dessa análise separada da Capital e voltará a se reunir na próxima sexta-feira (29), por videoconferência, às 10h, com os prefeitos da região”, concluiu.
A nota oficial foi o caminho traçado pela entidade após o anúncio. A princípio uma entrevista coletiva com o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio ABC, Gabriel Maranhão (Cidadania), foi anunciada, porém, desmarcada após a surpresa.
Os prefeitos do ABC esperavam que os dados da região e as últimas intervenções para o aumento de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), principalmente em Santo André, São Bernardo e São Caetano, faria com que o Estado colocasse as sete cidades em uma fase mais adiantada do Plano São Paulo. O comando do Palácio dos Bandeirantes fala que o número de leitos no ABC ainda não é o ideal.
As sete cidades da região foram avaliadas em conjunto com as outros 31 que formam a Grande São Paulo. Ao lado do litoral sul e da cidade de Registro, todas terão a autorização para a retomada sem restrições da indústria não essencial e da construção civil. Todas vão voltar a ter 100% de seus funcionários, mas com a obrigação de cumprir as normas de proteção.
A Capital e a maior parte do interior ficou na fase 2, ou seja, além das áreas já citadas, vão ter a oportunidade de abrir com restrições as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e os shopping centers.
Quatro regiões ficaram na fase 3. Neste caso, não terão restrições para abrir a indústria não essencial, a construção civil, as atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios. E com restrição vão abrir: bares, restaurantes e lanchonetes; comércios; shopping centers; e salões de beleza.
As medidas vão valer entre 1º e 15 de junho. Após essa nova fase da quarentena será feita uma atualização no plano que pode causar endurecimento das medidas ou um avanço na abertura econômica.

RD
 Com:Uol, G1,R7; Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger