sábado, agosto 15

O Povo de Deus deve separar-se do Mal Lição 7 – CPAD – 2º Trimestre 2020 EM EDIÇÃO

O Povo de Deus deve separar-se do Mal

Lição 7 – CPAD – 2º Trimestre 2020

16 de agosto de 2020

Estudo subsídio Pastor Prof. Univ Osvarela

Texto Áureo

“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” 2 Coríntios 6:17

Leitura Bíblica:

Esdras 2:59-62; Esdras 4:2,3; Esdras 6:2-4

Esdras 2:59-62;

Também estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer; porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel:

Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinqüenta e dois.

E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome.

Estes procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas genealogias, mas não se acharam nelas; assim, por imundos, foram excluídos do sacerdócio.

Esdras 4:2,3

Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui.

Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao Senhor Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.

Esdras 6:2-4

E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim:

No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados;

Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei.

Discurso:

A oposição dos samaritanos foi um ponto de diferenciação entre os judeus, servindo para que o povo pudesse iniciar uma depuração entre a mistura havida, no cativeiro.

אחמתא - ’Achm^etha’ (aramaico) de derivação persa; n.. pr. loc. Acmetá = “Ecbatana”; capital da Média, conquistada por Ciro em 550 a.C. e que veio a ser residência de verão dos reis persas.

A Volta Do Remanescente

O parágrafo anterior levou a volta de mais uma leva de judeus da Babilônia. Os corações dos reis estão na mão do Senhor. Deus governa o mundo por sua influência nos espíritos dos homens; qualquer seja o bem que façam, Deus estimula seus espíritos a fazê-lo. A proclama passada no Império determinava ajuda aos judeus, no propósito da reconstrução. Fosse em moeda, ou bens e provisões, para a Obra.

O valor e a importância do que foi recebido

E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para babilônia. 2 Crônicas 36:18

Também o rei Ciro tirou os utensílios da casa do Senhor, que Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém, e que tinha posto na casa de seus deuses. Esdras 1:7

Primeiro os vasos e utensílios da Casa do Senhor.

Mostra, que primeiro se prover a Casa do Tesouro e depois se faz a edificação.

O Tesouro (1:5-11).

Os que voltaram não levaram somente pertences pessoais, mas levaram, com cuidado, também 5.400 utensílios de ouro e de prata do templo que haviam sido levados de Jerusalém por Nabucodonosor (2 Rs 25:8-17; Jr. 52:17-23; Dn 1:2; 5:1-3). Esses objetos foram catalogados minuciosamente pelo tesoureiro e enviados a Sesbazar, que havia sido nomeado governante de Judá.

Observação:

Ao somar os números apresentados em Esdras 1:9,10, tem-se um total de 2.499 objetos, enquanto o versículo 11 fala de 5.400 objetos. Trata-se de uma contradição?

Não necessariamente, pois era importante que Zorobabel e os líderes mantivessem um inventário detalhado dos tesouros do templo, de modo que é praticamente impossível que tenham cometido um erro dessas proporções.

A afirmação em 1:10: "mil outros objetos" indica que os versículos 9 e 10 listam os objetos maiores e mais valiosos, enquanto vários objetos menores nem sequer foram listados em categorias.

Nota histórica:

Quem era Sesbazar?

Nome mencionado quatro (4) vezes, apenas em Esdras (1:8, 11; 5:14, 16), entre todos os livros pós-exílio. Chamado de "príncipe de Judá" (1 :8), título que pode significar "líder" ou "capitão" e, com frequência, se referia aos chefes das tribos de Israel (Nm 1:16, 44; 7:2; Js 9:15-21).

O termo "Judá" em Esdras 1:8 diz respeito ao distrito de Judá no império persa, e não à tribo de Judá, de modo que Sesbazar era o líder que havia sido nomeado sobre "os filhos da província [de Judá]" (Ed 2:1). Já explicamos, como se deu esta importante destaque do nome da Nação de Judá. Na verdade é a promessa em andamento no campo geopolítico de Israel e a questão da religiosidade teocrática por Judá.

Judá foi seu santuário, e Israel seu domínio.” Salmos 114:2

Messianismo E Judá:

“O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” Gênesis 49:10

Assim, este problema teológico de fonte, traz dúvidas aos estudiosos da Bíblia, quando uns acreditam que Sesbazar era outro nome de Zorobabel, o governador de Judá que, juntamente com o sumo sacerdote Josué, dirigiu o trabalho Sesbazar( ou Zorobabel) do remanescente na reconstrução do templo.

E os filhos de Jeoiaquim: Jeconias, seu filho, e Zedequias, seu filho. E os filhos de Jeconias: Assir, e seu filho Sealtiel. Os filhos deste foram: Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama, e Nedabias. E os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei; e os filhos de Zorobabel: Mesulão, Hananias, e Selomite, sua irmã,... 1 Crônicas 3:16-19

Mas, Zorobabel é mencionado vinte vezes (20) nos livros do pós-exílio e, de acordo com 1 Crônicas 3:16-19, era neto do rei Jeoaquim e, portanto, um descendente de Davi.

Esdras 5:16 afirma que Sesbazar lançou os alicerces do templo, enquanto Esdras 3:8- 13 atribui esse ato a Zorobabel, o que é confirmado por Zacarias 4:9, de onde pode-se inferir, que  Sesbazar e Zorobabel eram a mesma pessoa.

Lembro que, estudamos sobre a influência dos profetas desta época:

“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela. E a palavra do Senhor veio novamente a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.” Zacarias 4:6-9

Deus te dará forças para você terminar o que acabou!

O importante, ressaltar, que muitas vezes, a ajuda é desprezada, mas Deus abriu o coração dos povos e dos que iriam receber a ajuda, os judeus, como na saída do Egito. O mesmo Deus continua operando a favor de Seu Povo para prover ajuda a cada um.

“Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” Isaías 45:1,2

Nós cremos num Deus que intervém, mas também desperta o coração do homem, para entender o desejo do Seu coração para cumprir promessas. Assim se deu, e há um momento certo para que as promessas ocorram, ter uma autoridade cujo coração despertará em ajudar com bens, com apoio ao projeto de Deus.

Deus não apenas moveu o espírito de Ciro a fim de que libertasse os cativos (Ed 1:1), como também tocou o coração de seu povo, dando-hes o desejo de voltar a Judá (v. 5) e o importante, não se intimidar e ter desejo de trabalhar. Deus não trabalha com preguiçoso ou obreiro sem projeto e sem vontade de por a mão no arado.

E continuou, usando como lemos (após as cartas e incitação, inicial como ajudar e depois em denunciar, por Reum):

“Deus usou o rei Dario (6:1-12). Os secretários do rei procuraram nos arquivos e encontraram o rolo no qual Ciro havia registrado o édito que determinava a volta do povo de Judá para sua terra. Autorizava os judeus a reconstruírem seu templo, indicando até mesmo os limites de suas dimensões. Ciro permitiu que fossem usadas pedras grandes para as paredes e prometeu cobrir os custos com recursos do tesouro real. Além disso, ordenou que os oficiais locais fornecessem animais para os sacrifícios diários.” Warren W . Wiersbe

"Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2 :1 3 ).

IMPERADORES PERSAS

RESTURAÇÃO JUDAICA

CIRO, o Grande – 539-530 a.C

Volta a Judá

Cambises – 530-522ª.C

Dario I – 485-465 a.C

Reconstrução do Templo

Xerxes – Rei Assuero – 485-465 a.c.

Artaxerxes - 465-425 a.C

Missão de Neemias – reconstrução das muralhas de Jerusalém e reformas.

Dario II – 425-405 a.C.

Artaxerxes II – 405-439 a.C.

?;Missão de Esdras e Reforma ;Promulgação da Lei.

Um propósito a ser executado:

O mesmo Deus que determina o fim (a reconstrução do templo), também provê os meios para alcançar esse fim - nesse caso, um povo disposto a ir a Judá e trabalhar.

A Contagem

Também estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer; porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel: Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinqüenta e dois. E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome. Esdras 2:59-62

Tel-Melá - monte de sal; תל מלח  - Tel Melach; n. pr. l. Tel-Melá = “colina de sal”; um lugar na Babilônia de onde partiram alguns exilados de ascendência desconhecida; retornaram a Jerusalém com Zorobabel. Estes procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas genealogias, mas não se achou.

נקודא – N^eqowda’; n. pr. f. Necoda = “distinguido”; líder de uma família de servos do templo que retornou do exílio para Jerusalém com Zorobabel; líder de uma família de exilados que eram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer e que não conseguiram identificar a casa de seu pai ou a sua genealogia como de israelitas e que retornaram com Zorobabel .

כרוב – K^eruwb; n. pr. loc.Querube = “bênção”; aparentemente um local exílico na Babilônia do qual algumas pessoas de origem duvidosa retornaram com Zorobabel.

O Livro das famílias

Há um registro celestial para marcar os verdadeiros cristãos, não se esqueça disto!

Capítulo 2 Versículos 1-35

Foi feito um registro das famílias que regressaram do cativeiro. Veja-se quanto reduz o pecado a uma nação, mas quanto a exalta a justiça!

Capítulo 2 Versículos 36-53

Os que menosprezaram seu relacionamento com o Senhor em tempos de repreensão, perseguição ou angústia, não terão benefícios dele quando se tornar honorável ou proveitoso.

Os Desqualificados (2:59-63).

Capítulo 2 Versículos 36-63 Conta dos sacerdotes e dos levitas

A desqualificação dos não originais. Ela continua existindo entre nós. Parecem ser de nó, vivem entre nós, mas não são dos nossos.

652 pessoas não foram capazes de comprovar sualinhagem judaica (as cidades mencionadas ficavam na Babilônia e não em Judá). Zorobabel e Josué não mandaram essas pessoas de volta; antes, permitiram que tivessem os direitos de "forasteiros e estrangeiros" (Êx 22 :2 1 , 24; 2 3 :9 ; Lv 19:33, 34; Dt 10:18; 14:29).

O texto bíblico, não diz quantos sacerdotes não conseguiram apresentar as credenciais adequadas, mas indica que, os que assim não fizeram, foram excluídos do serviço no templo. Ainda hoje, alguns homens pensam que podem ingressar no sacerdócio e ter uma vida muito mais fácil.

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:22,23

Aqueles, pensaram que viveriam uma boa vida, como sacerdotes (vide as determinações do Pentateuco) em Jerusalém, mas Zorobabel rejeitou-os.

“E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés. E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é coisa santíssima. Portanto a comereis no lugar santo; porque isto é a tua porção, e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque assim me foi ordenado.” Levítico 10:11-13

Deus deixa claro que qualquer pessoa desqualificada que tentasse servir no altar seria morta (Nm 1:51; 3:10). Hoje podem, morrer, da mesma forma, mas podem ser que consigam “servir” e vir a ser repreendidos no futuro escatológico.

Esses homens foram tratados como "estrangeiros" e receberam permissão de acompanhar o povo na jornada, mas Zorobabel, o governador, excluiu-os dos privilégios sacerdotais até que pudessem ser testados por "Urim e Tumim".

Tratava-se de um meio, pouco conhecido, mas que o sumo sacerdote possuía de saber qual era a vontade de Deus (Êx 28:30; Nm 27:21).

Samaritanos:

Deixo a sugestão de acessar estudos sobre estes no meu site:

http://estudandopalavra.blogspot.com/

“Houve outras oposições à obra de Deus (vv. 6-2 3 ). A essa altura da narrativa (vv. 6-23), Esdras cita outros exemplos de obras que sofreram oposição, inclusive os acontecimentos ocorridos no tempo de Dario, que reinou de 522 a.C. a 486 a.C. (vv. 5, 24); de Xerxes (v. 6, Assuero) - o Assuero do Livro de Ester - que reinou de 486 a.C. a 465 a.C. e de Artaxerxes I (vv. 7-23), que reinou de 465 a.C. a 424 a.C ..

Os escritores da antiguidade costumavam resumir acontecimentos históricos dessa maneira antes de dar sequência ao relato. O interesse de Esdras era, sem dúvida, na oposição sofrida enquanto o templo estava sendo reconstruído durante o reinado de Ciro e Dario. A digressão extensa nos versículos 6 a 23 refere-se à reconstrução da cidade (v. 12) e não do templo. Comprova como alguém sempre levanta oposição quando o povo de Deus se dispõe a servi-lo. No sétimo ano de Artaxerxes l (458-457 a.C.), Esdras, o escriba, levou a Jerusalém um grupo de exilados judeus libertos a fim de recomeçar a construção da cidade (7:1). Os governantes do Oriente dependiam de seus oficiais locais, que atuavam como espias, para relatar qualquer coisa suspeita. Josué também restabeleceu os diversos sacrifícios prescritos pela lei, que incluíam um holocausto a cada manhã e no final da tarde bem como ofertas adicionais para dias especiais. Não era necessário esperar que o templo estivesse pronto para oferecer sacrifícios a Deus. Desde que houvesse um altar santificado, era possível realizar os sacrifícios.” Comentário Bíblico Expositivo - Antigo Testamento - Volume II — Histórico; Warren W . Wiersbe com compilação e edição parcial para este estudo.

 A Importância da separação e sair da escravidão, continua nos nossos dias, mesmo para os que se encontram em prisões físicas, mentais ou desterrados de seu lugar, ou os que dentro da Igreja não têm motivo para cantar, ou sacrificar (adorar) ao Senhor.

“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” 2 Coríntios 6:17

Em Edição

Não Revisada

Bibliologia:

Lição CPAD – 3º Trimestre 2020

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