O Povo de Deus deve separar-se do Mal
Lição 7 – CPAD – 2º Trimestre 2020
16 de agosto de 2020
Estudo subsídio Pastor Prof. Univ Osvarela
Texto Áureo
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não
toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” 2 Coríntios 6:17
Leitura Bíblica:
Esdras 2:59-62; Esdras 4:2,3; Esdras 6:2-4
Esdras 2:59-62;
Também estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer;
porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel:
Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda,
seiscentos e cinqüenta e dois.
E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de
Coz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o
gileadita, e que foi chamado do seu nome.
Estes procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas
genealogias, mas não se acharam nelas; assim, por imundos, foram excluídos do
sacerdócio.
Esdras 4:2,3
Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes:
Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como
também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos
fez subir aqui.
Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel
lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós
sozinhos a edificaremos ao Senhor Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro,
rei da Pérsia.
Esdras 6:2-4
E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou
um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim:
No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa
de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam
sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados,
e a sua largura de sessenta côvados;
Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira
nova; e a despesa se fará da casa do rei.
Discurso:
A oposição dos samaritanos foi um ponto de diferenciação entre os
judeus, servindo para que o povo pudesse iniciar uma depuração entre a mistura havida,
no cativeiro.
אחמתא - ’Achm^etha’
(aramaico) de derivação persa; n.. pr. loc. Acmetá = “Ecbatana”; capital da
Média, conquistada por Ciro em 550 a.C. e que veio a ser residência de verão dos
reis persas.
A Volta Do Remanescente
O parágrafo anterior levou a volta de mais uma leva de judeus da
Babilônia. Os corações dos reis estão na mão do Senhor. Deus governa o mundo
por sua influência nos espíritos dos homens; qualquer seja o bem que façam,
Deus estimula seus espíritos a fazê-lo. A proclama passada no Império determinava
ajuda aos judeus, no propósito da reconstrução. Fosse em moeda, ou bens e
provisões, para a Obra.
O valor e a importância do que foi recebido
E
todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do
SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para babilônia. 2
Crônicas 36:18
Também
o rei Ciro tirou os utensílios da casa do Senhor, que Nabucodonosor tinha trazido
de Jerusalém, e que tinha posto na casa de seus deuses. Esdras 1:7
Primeiro os vasos e utensílios da Casa do Senhor.
Mostra, que primeiro se prover a Casa do Tesouro e depois se faz a
edificação.
O Tesouro (1:5-11).
Os que voltaram não levaram somente pertences pessoais, mas levaram,
com cuidado, também 5.400 utensílios de ouro e de prata do templo que haviam
sido levados de Jerusalém por Nabucodonosor (2 Rs 25:8-17; Jr. 52:17-23; Dn
1:2; 5:1-3). Esses objetos foram catalogados minuciosamente pelo tesoureiro e
enviados a Sesbazar, que havia sido nomeado governante de Judá.
Observação:
Ao somar os números apresentados em Esdras 1:9,10, tem-se um total
de 2.499 objetos, enquanto o versículo 11 fala de 5.400 objetos.
Trata-se de uma contradição?
Não necessariamente, pois era importante que Zorobabel e os líderes
mantivessem um inventário detalhado dos tesouros do templo, de modo que é
praticamente impossível que tenham cometido um erro dessas proporções.
A afirmação em 1:10: "mil outros objetos" indica
que os versículos 9 e 10 listam os objetos maiores e mais valiosos, enquanto vários
objetos menores nem sequer foram listados em categorias.
Nota histórica:
Quem era Sesbazar?
Nome mencionado quatro (4) vezes, apenas em Esdras (1:8, 11; 5:14,
16), entre todos os livros pós-exílio. Chamado de "príncipe de Judá"
(1 :8), título que pode significar "líder" ou "capitão" e,
com frequência, se referia aos chefes das tribos de Israel (Nm 1:16, 44; 7:2;
Js 9:15-21).
O termo "Judá" em Esdras 1:8 diz respeito ao distrito de
Judá no império persa, e não à tribo de Judá, de modo que Sesbazar era o líder
que havia sido nomeado sobre "os filhos da província [de Judá]" (Ed
2:1). Já explicamos, como se deu esta importante destaque do nome da Nação de
Judá.
Na verdade é a promessa em andamento no campo geopolítico de Israel e a questão
da religiosidade teocrática por Judá.
“Judá
foi seu santuário, e Israel seu domínio.” Salmos 114:2
Messianismo E Judá:
“O cetro
não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha
Siló; e a ele se congregarão os povos.” Gênesis 49:10
Assim, este problema teológico de fonte, traz dúvidas aos estudiosos
da Bíblia, quando uns acreditam que Sesbazar era outro nome de Zorobabel, o governador
de Judá que, juntamente com o sumo sacerdote Josué, dirigiu o trabalho Sesbazar(
ou Zorobabel) do remanescente na reconstrução do templo.
E os
filhos de Jeoiaquim: Jeconias, seu filho, e Zedequias, seu filho. E os filhos
de Jeconias: Assir, e seu filho Sealtiel. Os filhos deste foram: Malquirão,
Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama, e Nedabias. E os filhos de Pedaías: Zorobabel
e Simei; e os filhos de Zorobabel: Mesulão, Hananias, e Selomite, sua
irmã,... 1 Crônicas 3:16-19
Mas, Zorobabel é mencionado vinte vezes (20) nos livros do
pós-exílio e, de acordo com 1 Crônicas 3:16-19, era neto do rei Jeoaquim e,
portanto, um descendente de Davi.
Esdras 5:16 afirma que Sesbazar lançou os alicerces do templo,
enquanto Esdras 3:8- 13 atribui esse ato a Zorobabel, o que é confirmado por
Zacarias 4:9, de onde pode-se inferir, que Sesbazar e Zorobabel eram a mesma pessoa.
Lembro que, estudamos sobre a influência dos profetas desta época:
“E
respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo:
Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos
Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás
uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a
ela. E a palavra do Senhor veio novamente a mim, dizendo: As mãos de
Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a
acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.” Zacarias
4:6-9
Deus te dará forças para você terminar o que acabou!
O importante, ressaltar, que muitas vezes, a ajuda é desprezada,
mas Deus abriu o coração dos povos e dos que iriam receber a ajuda, os judeus,
como na saída do Egito. O mesmo Deus continua operando a favor de Seu Povo para
prover ajuda a cada um.
“Assim
diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para
abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para
abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante
de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e
despedaçarei os ferrolhos de ferro.” Isaías 45:1,2
Nós cremos num Deus que intervém, mas também desperta o coração do
homem, para entender o desejo do Seu coração para cumprir promessas. Assim se
deu, e há um momento certo para que as promessas ocorram, ter uma autoridade
cujo coração despertará em ajudar com bens, com apoio ao projeto de Deus.
Deus não apenas moveu o espírito de Ciro a fim de que libertasse os
cativos (Ed 1:1), como também tocou o coração de seu povo, dando-hes o desejo
de voltar a Judá (v. 5) e o importante, não se intimidar e ter desejo de
trabalhar. Deus não trabalha com preguiçoso ou obreiro sem projeto e sem
vontade de por a mão no arado.
E continuou, usando como lemos (após as cartas e incitação, inicial
como ajudar e depois em denunciar, por Reum):
“Deus usou o rei Dario (6:1-12). Os secretários do rei
procuraram nos arquivos e encontraram o rolo no qual Ciro havia registrado o
édito que determinava a volta do povo de Judá para sua terra. Autorizava os
judeus a reconstruírem seu templo, indicando até mesmo os limites de
suas dimensões. Ciro permitiu que fossem usadas pedras grandes para as
paredes e prometeu cobrir os custos com recursos do tesouro real. Além disso,
ordenou que os oficiais locais fornecessem animais para os sacrifícios
diários.” Warren W . Wiersbe
"Porque
Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade"
(Filipenses 2 :1 3 ).
IMPERADORES PERSAS |
RESTURAÇÃO JUDAICA |
CIRO,
o Grande – 539-530 a.C |
Volta
a Judá |
Cambises
– 530-522ª.C |
|
Dario
I – 485-465 a.C |
Reconstrução
do Templo |
Xerxes
– Rei Assuero – 485-465 a.c. |
|
Artaxerxes
- 465-425 a.C |
Missão
de Neemias – reconstrução das muralhas de Jerusalém e reformas. |
Dario
II – 425-405 a.C. |
|
Artaxerxes
II – 405-439 a.C. |
?;Missão
de Esdras e Reforma ;Promulgação da Lei. |
Um propósito
a ser executado:
O mesmo Deus que determina o fim (a reconstrução do templo), também
provê os meios para alcançar esse fim - nesse caso, um povo disposto a ir a Judá
e trabalhar.
A Contagem
Também
estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer; porém não puderam
provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel: Os filhos de
Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinqüenta e
dois. E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os
filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que
foi chamado do seu nome. Esdras 2:59-62
Tel-Melá - monte de sal; תל מלח - Tel Melach; n. pr. l. Tel-Melá =
“colina de sal”; um lugar na Babilônia de onde partiram alguns exilados de
ascendência desconhecida; retornaram a Jerusalém com Zorobabel. Estes
procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas genealogias, mas
não se achou.
נקודא – N^eqowda’; n. pr. f. Necoda =
“distinguido”; líder de uma família de servos do templo que retornou do exílio
para Jerusalém com Zorobabel; líder de uma família de exilados que eram de
Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer e que não conseguiram identificar a
casa de seu pai ou a sua genealogia como de israelitas e que retornaram com
Zorobabel .
כרוב – K^eruwb; n. pr. loc.Querube =
“bênção”; aparentemente um local exílico na Babilônia do qual algumas pessoas
de origem duvidosa retornaram com Zorobabel.
O Livro das famílias
Há um registro celestial para marcar os verdadeiros cristãos, não
se esqueça disto!
Capítulo 2 Versículos 1-35
Foi feito um registro das famílias que regressaram do cativeiro.
Veja-se quanto reduz o pecado a uma nação, mas quanto a exalta a justiça!
Capítulo 2 Versículos 36-53
Os que menosprezaram seu relacionamento com o Senhor em tempos de
repreensão, perseguição ou angústia, não terão benefícios dele quando se tornar
honorável ou proveitoso.
Os Desqualificados (2:59-63).
Capítulo 2 Versículos 36-63 Conta dos sacerdotes e dos
levitas
A desqualificação dos não originais. Ela continua existindo entre
nós. Parecem ser de nó, vivem entre nós, mas não são dos nossos.
652 pessoas não foram capazes de comprovar sualinhagem judaica (as
cidades mencionadas ficavam na Babilônia e não em Judá). Zorobabel e Josué não
mandaram essas pessoas de volta; antes, permitiram que tivessem os direitos de
"forasteiros e estrangeiros" (Êx 22 :2 1 , 24; 2 3 :9 ; Lv 19:33, 34;
Dt 10:18; 14:29).
O texto bíblico, não diz quantos sacerdotes não conseguiram
apresentar as credenciais adequadas, mas indica que, os que assim não fizeram,
foram excluídos do serviço no templo. Ainda hoje, alguns homens pensam que podem
ingressar no sacerdócio e ter uma vida muito mais fácil.
“Muitos
me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em
teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E
então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que
praticais a iniqüidade.” Mateus 7:22,23
Aqueles, pensaram que viveriam uma boa vida, como sacerdotes (vide
as determinações do Pentateuco) em Jerusalém, mas Zorobabel rejeitou-os.
“E
para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem
falado por meio de Moisés. E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus
filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas
queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é
coisa santíssima. Portanto a comereis no lugar santo; porque isto é a tua
porção, e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque
assim me foi ordenado.” Levítico 10:11-13
Deus deixa claro que qualquer pessoa desqualificada que tentasse
servir no altar seria morta (Nm 1:51; 3:10). Hoje podem, morrer, da mesma
forma, mas podem ser que consigam “servir” e vir a ser repreendidos no futuro
escatológico.
Esses homens foram tratados como "estrangeiros" e receberam
permissão de acompanhar o povo na jornada, mas Zorobabel, o governador, excluiu-os
dos privilégios sacerdotais até que pudessem ser testados por "Urim e
Tumim".
Tratava-se de um meio, pouco conhecido, mas que o sumo sacerdote
possuía de saber qual era a vontade de Deus (Êx 28:30; Nm 27:21).
Samaritanos:
Deixo a sugestão de acessar estudos sobre estes no meu site:
http://estudandopalavra.blogspot.com/
“Houve outras oposições à obra de Deus (vv. 6-2 3 ). A essa altura
da narrativa (vv. 6-23), Esdras cita outros exemplos de obras que sofreram
oposição, inclusive os acontecimentos ocorridos no tempo de Dario, que reinou
de 522 a.C. a 486 a.C. (vv. 5, 24); de Xerxes (v. 6, Assuero) - o Assuero do
Livro de Ester - que reinou de 486 a.C. a 465 a.C. e de Artaxerxes I (vv.
7-23), que reinou de 465 a.C. a 424 a.C ..
Os escritores da antiguidade costumavam resumir acontecimentos históricos
dessa maneira antes de dar sequência ao relato. O interesse de Esdras era, sem
dúvida, na oposição sofrida enquanto o templo estava sendo reconstruído durante
o reinado de Ciro e Dario. A digressão extensa nos versículos 6 a 23 refere-se
à reconstrução da cidade (v. 12) e não do templo. Comprova como alguém sempre levanta
oposição quando o povo de Deus se dispõe a servi-lo. No sétimo ano de
Artaxerxes l (458-457 a.C.), Esdras, o escriba, levou a Jerusalém um grupo de
exilados judeus libertos a fim de recomeçar a construção da cidade (7:1). Os governantes
do Oriente dependiam de seus oficiais locais, que atuavam como espias, para
relatar qualquer coisa suspeita. Josué também restabeleceu os diversos
sacrifícios prescritos pela lei, que incluíam um holocausto a cada manhã e no
final da tarde bem como ofertas adicionais para dias especiais. Não era
necessário esperar que o templo estivesse pronto para oferecer sacrifícios a
Deus. Desde que houvesse um altar santificado, era possível realizar os
sacrifícios.” Comentário Bíblico Expositivo - Antigo Testamento - Volume II —
Histórico; Warren W . Wiersbe com compilação e edição parcial para este estudo.
A Importância da separação e
sair da escravidão, continua nos nossos dias, mesmo para os que se encontram em
prisões físicas, mentais ou desterrados de seu lugar, ou os que dentro da
Igreja não têm motivo para cantar, ou sacrificar (adorar) ao Senhor.
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não
toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” 2 Coríntios 6:17
Em Edição
Não Revisada
Bibliologia:
Lição CPAD – 3º Trimestre 2020
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