sábado, fevereiro 20

Comprometidos com a Palavra de Deus Lição 8 CPAD: 21 de Fevereiro de 2021

Comprometidos com a Palavra de Deus

Lição 8 CPAD: 21 de Fevereiro de 2021

Subsídio Pastor e Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” Lucas 11.28.

Prática

A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade.

Leitura Bíblica

2 Timóteo 2.14-19; 2 Pedro 1.20,21.

2 Timóteo 2

14 — Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

15 — Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

16 — Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.

17 — E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;

18 — os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.

19 — Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

2 Pedro 1

20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Hinos Sugeridos

259, 499 e 506 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Demonstrar o nosso compromisso com a Palavra de Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Afirmar a autoridade da Bíblia;

II. Mostrar o zelo pela boa doutrina;

III. Pontuar os cuidados quanto aos modismos.

Discurso:

A Bíblia é a Palavra de Deus!

Esta é a máxima que nos faz ser comprometidos com Sua Palavra!

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

A Palavra de Deus é:

Viva

Eficaz

Penetrante

Tal como espada aguda

Discernir pensamentos

Intenções do coração

Paulo não diz que o evangelho tem este poder, mas que é o poder de Deus - o próprio poder de Deus, único, incomparável, onipotente. Quando o evangelho é proclamado no Espírito Santo, o poder de Deus (dynamis) está trabalhando. Paulo poderia ter usado o termo ‘energeia’ aqui, mas a sua escolha pela palavra ‘dynamis’ coloca a ênfase sobre a Fonte e não no processo do poder do evangelho”.

Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. João 3:34

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. Apocalipse 19:13

Definindo:

A Palavra de Deus.

O fato de que a Bíblia declara que é a Palavra de Deus está na própria superfície das Escrituras!

Estamos falando que nas linhas da Bíblia está configurado, em toda a sua literatura a Palavra de Deus, em ação, em função e Revelada!

É o Deus que conhecemos e com quem temos comunhão (comprometidos) por meio de sua Palavra.

Reconhecemos a Deus Que Nos Deus Sua Palavra:

Três colunas do comprometimento com a Palavra de Deus:

14 — Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

15 — Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

“..., tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada.” 1 Pedro 1:23-25

1.    Revelação ao Homem - O falar de Deus aos homens é um milagre porque, assim como se dá com a linguagem humana, esse falar de Deus a nós é mais do que apenas um meio de comunicação. É o meio pelo qual temos comunhão com Deus, lhe conhecemos e amamos em primeiro lugar, que o infinito e o eterno Deus falou de si mesmo e da sua glória em nosso discurso limitado e imperfeito e, todavia, tenha feito algo de si verdadeiramente conhecido a nós a revelação de Deus de si mesmo por meio de sua Palavra.

2.    Palavra é Viva: É um milagre porque a Palavra não é mero som no ar, nem marcas sobre uma página, mas é viva e eterna (1Pe. 1:23). É uma palavra que não somente ouvimos e lemos, mas que toma uma forma visível e se torna uma revelação tangível do Deus vivo e invisível (1 João 1:1), de forma que embora Deus seja para sempre impossível de se ver, vemo-lo na pessoa de seu Filho, a Palavra feita carne.

3.    A Palavra é um milagre:

É um ato de misericórdia, que Deus tenha falado (e continue falando) conosco.

O Homem caído seria no pensamento humano, pois caídos no pecado, não seria mais apropriado que ele se afastasse e se ocultasse de nós?

Mas, ele fala, e fala de paz.

Fala em misericórdia como nosso Pai e Salvador, o que só é possível, por causa da relação inseparável entre a Palavra feita carne e a Palavra escrita, lida e pregada. Não pode existir uma sem a outra.

O Apóstolo João no início de seu Evangelho, demonstra de maneira clara, quem é a Palavra (Verbo).

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

Ela estava com Deus no princípio.

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:1-3;14 – Versão NVI

A Palavra emprega sua palavra para levar a cabo todos os seus desígnios. O poder redentor de Cristo e o poder da sua Palavra unem-se ao Novo Testamento com Logos (a encarnação de Deus) e logos (a mensagem acerca de Deus), tornando-se termos tão reflexivos como que para formar uma identidade conceptual.

Da mesma forma como a obra da criação procede da Palavra que Deus articula, assim também a obra da nova criação (i.e, redenção) nos vem pela Palavra viva de Deus.

2 Pedro 1

A Palavra de Deus é poderosa porque ele está presente nela e opera por meio dela. Por meio de Jesus “todas as coisas foram feitas” (João 1.3) e ele continua “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1.3).

Cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gênesis 1.3).

“Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou e tudo passou a existir” (Salmos 33.9).

Controla: “Ele envia as suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente; dá a neve como lã e espalha a geada como cinza. Ele arroja o seu gelo em migalhas...Manda sua palavra e o derrete (Salmos 147.15-18).

Persuade: “... mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade... diz o Senhor. Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23.28, 29).

Cumpre seus propósitos: “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que reguem a terra... assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55.10, 11).

20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

Anula os motivos humanos: Na prisão, o apóstolo Paulo se regozijava, porque quando outros pregavam a Palavra, “quer por pretexto, quer por verdade”, a obra de Deus seguia adiante (Filipenses 1.18).

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

Há alguns que tentam desfazer esta máxima sobre a Bíblia ser a Palavra de Deus.

Nó porém, somos dos que acreditam nesta verdade pelas próprias linhas das Escrituras, sejam do AT Veterotestamentárias) ou do NT (Neotestamentárias).

Comprometimento Jurídico-socia!

Os Reformadores desafiaram as tradições humanas e confiavam e reafirmaram a autoridade plenária da Palavra de Deus, declarando:

O Sola Scriptura – somente a Escritura;

O Tota Scriptura – Todas a Escritura.

Tinham comprometimento em todas as ações de sua vida, seja na vida pessoal, na vida civil, na vida social, a Bíblia era o Padrão e final de fé e prática, sendo este o paradigma de todas as suas vidas, nos aspectos de caráter, e moralidade.

Os Reformadores eram assim, comprometidos com as Escrituras, pois a deixavam formatar o seu estilo de vida e regular seu comportamento humano.

Se nós observarmos o poder da Palavra de Deus e sua ação veremos que o Mundo (em parte o Ocidental, em maior quantidade) observou as suas Leis e Constituições sob o comprometimento da Palavra de Deus.

Assista um juramento de presidente ou outros atos jurídicos nas Corte, e verá que o padrão da Verdade e o comprometimento do cidadão, mesmo que não creia nas Escrituras, está preservado na verdade, ou ação, a ser cumprida com uma das mãos sobre a Bíblia.

O brado de Sola Scriptura significa que a Bíblia é a única regra de fé e prática para a vida cristã, e é por meio dela que podemos conhecer a Deus e entender a sua vontade (2Tm 3.14-17).

O Mundo E As Escrituras

A Sociedade da época, foi atingida pelo pensamento dos Reformadores, a respeito das Escrituras Sagradas, tendo em visto Comprometimento, daqueles.

Destaque:Justice Lifts the Nations”, um mural de 1904 de Paul Robert, preside o antigo edifício da Suprema Corte Suíça em Lausanne, Suíça. A justiça é personificada por uma senhora imponente vestida de branco radiante. Em sua mão direita, ela levanta uma balança que significa justiça judicial. Sua cabeça está rodeada de luz, sugerindo iluminação divina. Doze juízes a cercam, olhando para ela em busca de orientação. Em sua mão esquerda ela segura uma espada apontando para uma Bíblia, aberta e acessível a juízes e litigantes.

Esta obra de arte encapsula uma mensagem central para Jesus no tribunal: em toda a Bíblia, Deus ensina a verdadeira justiça aos juízes, advogados e toda a humanidade. Justiça levanta as nações, Em 5 de julho de 2017 - Justiça levanta as nações | https://jesusinthecourtroom.com/category/justice-lifts-the-nations/ em 20/02/2021, ás 21:19h

“[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardamLucas 11.28.

O salmista tinha tal comprometimento com a Palavra que disse:

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11

O Comprometimento E o Caminhar Do Crente

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119:105

Quem tem comprometimento com a Palavra necessita caminhar sob a sua Iluminação, que nos revela os perigos do Caminho, em qualquer situação, seja de dia ou de noite.

“Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;..., mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” João 11: 9,10

Iluminados:

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” João 9:5

“Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46

Andamos num tempo de escuridão e para andar no escuro necessitamos de uma Luz, para guiar nos perigos do caminho, assim o salmista via que para caminhar, como ainda hoje é necessário, necessitava da Luz da Palavra, para esta Luz brilhar temos, como o salmista de nos Comprometermos com ela.

Comprometidos Não Mudam o Sentido da Palavra:

2 Pedro 1

20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

O significado de “modismo” é o que está na moda. Isso se aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e se vão (Efésios 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis.

Já há quem até proponha a ATUALIZAÇÃO da Bíblia!

“..., para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” Efésios 4:14

Épocas atrás e mesmo na Idade Média havia pregadores, que traziam multidões às Igrejas, para ouvir suas mensagens, todas elas com base extremamente bíblica e sob a revelação do Espírito Santo.

A época, na qual vivemos, tem sido, uma época de surgimento de uma novidade no Evangelho: Os pregadores itinerantes, averbados sob compromisso financeiro (muito bem pagos), para estar em cultos.

“..., prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.” 2 Timóteo 4:2-4

Como escrevemos, acima, a Palavra Escrita e a Palavra pregada convivem juntamente, pela Revelação e comprometimento de quem prega.

Então, se eu e você quisermos continuar comprometidos com a Palavra de Deus, necessitamos de manter este compromisso, ao subir numa tribuna para pregar, ou ensinar e não buscar, principalmente nós os pentecostais, um tipo de barulho, confundindo o auditório, só e tão somente com palavras de persuasão e prosperidade.

No púlpito estamos profetizando e revelando a Palavra de Deus, e sem este comprometimento eu e você estaremos fadados a ouvir as palavras do Apóstolo Paulo:

“..., são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus. Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;” Filipenses 1:14-18

A boa Homilética nos ensina:

A Pregação Comprometida:

A primeira marca do obreiro aprovado é a pureza doutrinária, o manejo reto da palavra da verdade”. Rolston

Sua vida é fundamentada sobre a rocha segura da Palavra de Deus, ou sobre a areia movediça da opinião humana?”

Não há pregação sem base bíblica, pois esta, deve ser comprometida e embasada na Palavra de Deus.

O poder para a transformação espiritual baseia-se na Palavra de Deus, argumenta em defesa da pregação expositiva.

A pregação expositiva tenta apresentar e aplicar as verdades de uma passagem bíblica específica, o pregador principiante deve usar num sistema de pregação congregacional regular, este tipo de pregação.

Sem devaneios sobre a Palavra, como temos visto.

Por isto, em uma visão dos últimos dias, o Apóstolo Pedro cita a importância da Revelação da Palavra de Deus e consagra como santas, as Escrituras paulinas;

Pedro tem a certeza da profecia para o futuro.

Pedro está muito seguro de que a profecia é a história do futuro, quer ele esteja falando acerca de falsos profetas prenunciando falsos mestres, quer de julgamentos locais prenunciando o julgamento final, quer de escarnecedores do passado prenunciando os escarnecedores do presente e do futuro.

um aspecto singular dessa carta o reconhecimento dos escritos deum colega apóstolo como tendo status de Escrituras. Embora o “amado irmão Paulo” tivesse escrito “pontos difíceis de entender que os indoutos e inconstantes torcem [...] para sua própria perdição”, no entanto, ele é um intérprete válido da “longanimidade de nosso Senhor”,segundo“a sabedoriaquelhe foidada”.

Assim, Pedro coloca os escritos de Paulo junto com “as outras Escrituras” e dessa forma concede a eles um lugar no cânon, um reconhecimento certamente merecido. E. Ênfase Teológica Ao estar em harmonia com  o ensinamento geral das Escrituras, Pedro insiste que ajustiça de Deus é a base para obter a “fé [...] preciosa” comum a todos “pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor”(1.1,2).

No segundo capítulo, Pedro reitera um ensinamento encontrado com frequência nas Escrituras, i.e., a condenação certa e final de todos que procedem de uma maneira impiedosa (2.4-9). Isso é verdade, embora alguns possam ter desfrutado de uma breve libertação das “corrupções domundo” antes de serem enredados e dominados outra vez (2.18-22).

Pedro contribui ensinamentos teológicos que não são apresentados em nenhum outro lugar das Escrituras com a mesma clareza.

2 Pedro 1

20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Sua declaração de que “a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”(1.21) é uma das passagens mais conclusivas acerca da inspiração no Novo Testamento.

Em termos inequívocos, Pedro declara que a profecia do Antigo Testamento não é obra ou palavra de homens, mas Palavra de Deus e deve ser aceita como “uma luz que alumia em lugar escuro”(1.19).

Além disso, o ensinamento escatológico de Pedro responde à questão perplexa da aparente demora da volta do Senhor. Aqueles que podiam estar desapontados com o fato de o Senhor não ter retornado na época deles, e aos escarnecedores que não podiam conceber nenhuma interrupção no processo natural da natureza, Pedro responde ressaltando que Deus havia quebrado os processos uniformes do passado pelo dilúvio e agiria de novo por meio do fogo. A demora do retorno de Cristo não era devido a uma profecia falsa, mas um sinal do desejo de Deus de dar ao homem um tempo maior para que pudesse se arrepender (3.8,9).

Em Edição...

Bibliologia:

Citações no corpo do Texto

Comentário Beacon Romanos – Coríntios

Bíblia online

Apontamentos do autor

Textos comilados e editados de: O Poder da Palavra - Brian Chapell; A Palavra De Deus é a Nossa Norma; Greg L. Bahnsen; A Bíblia, a Palavra de Deus, Tom Wells; A Palavra de Deus, Rev. Ronald Hanko

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger