sábado, fevereiro 13

Cultuando a Deus com liberdade e reverência Lição 7 CPAD 14 de Fevereiro de 2021

Cultuando a Deus com liberdade e reverência

Lição 7 CPAD

14 de Fevereiro de 2021

Estudo Pastor Prof. Osvarela

Pedimos desculpas, aos nossos leitores, mas problemas de ordem médica e pessoal nos impediram de escrever sobre as lições anteriores.

Texto Áureo

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” Jo 4.24.

Verdade Prática

A adoração em espírito diz respeito à posição espiritual do adorador, isso quer dizer que o que vale diante de Deus é como adorar, não onde adorar.

Leitura Bíblica

1 Coríntios 14.26-32.

26 — Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

27 — E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete.

28 — Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.

29 — E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

30 — Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

31 — Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.

32 — E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

Hinos Sugeridos

124, 243 e 543 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Conscientizar que no culto pentecostal há liberdade e reverência.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Conceituar o culto pentecostal;

II. Apresentar o centro do culto pentecostal;

III. Explicar como se expressa a liturgia de nossa igreja.

Introdução:

Que é Deus?

Segundo nossa Declaração de Fé (CGADB):

Deus é espírito: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4.24.

Ele é eterno, nunca teve começo, princípio e nunca terá fim: “O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos” (Dt 33.27), pois Ele existe por si mesmo: “como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo” João 5.26.

Deus mesmo disse: “EU SOU O QUE SOU” (Êx 3.14). De eternidade a eternidade, Ele é Deus desde antes da fundação do mundo e subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo:

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito SantoMateus 28.19.

Deus é invisível.

Espírito não se compõe de matéria, não tem carne nem osso, pois é substância imaterial e invisível. “O qual é imagem do Deus invisível” (Cl 1.15).

Nenhum ser humano o viu nem o pode ver.

Ele é imutável: “Porque eu, o SENHOR, não mudo” (Ml 3.6); é o mesmo desde a eternidade.

É um ser transcendente (fora da criação) e imanente (relaciona-se com a criação),10 além de infinito: “Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Sl 147.5).

Deus é um ser pessoal. Ele tem consciência de si mesmo e possui poder de autodeterminação.

Uma vez definido quem é Deus temos como iniciar ou tentar apresentar a forma de adorar a um Ser Único em todo o Universo.

26 — Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Neste ponto, deste estudo, sobre a ação de Deus através do Espírito Santo, temos como buscar a forma que Ele quer e deve ser adorado.

Como se dá um culto ao Senhor, após a Descida do Espírito Santo, pedido pelo Filho Jesus Cristo e mandado pelo Pai. É o ensino sem véus após a Ressurreição, quando o Espírito Santo já nos foi dado em princípio.

“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4

Se antes o culto exigia rituais sacrificiais, sem contudo desprezar o verdadeiro adorador, hoje o culto tem regras espirituais a serem seguidas, pelos crentes.

λογιος - logios - hábil no dicurso, eloqüente;  racional;

θεοσεβεια - theosebeia; n. f. reverência à divindade de Deus

θεοσεβης - theosebes; adj. que adora a Deus, devoto, piedoso

θρηκος é alguém que é diligente na realização do culto exterior a Deus. Aplica-se especialmente à adoração cerimonial.

θεοσεβης, de acordo com a derivação e uso, significa adoração a Deus (ou dos deuses), cumprimento da obrigação de alguém para Deus. É um termo geral, significando religioso num bom sentido.

ευσεβης é distinto de θεοσεβης em duas formas. É usado para incluir o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como para com as pessoas. É assim aplicado ao cumprimento dos deveres envolvidos nas relações humanas, como para com os pais.

Além disso, quando usado no sentido mais alto, não significa qualquer tipo de adoração, mas, como a etimologia indica, a adoração a Deus corretamente.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12.1,2.

O ajuntamento dos crentes é Doutrina da Igreja e o Apóstolo Paulo nos ensina como reverenciar em nossos cultos, sem perder a racionalidade, sendo sóbrios e sobretudo tendo algo a oferecer.

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:14,15

Não temos que ofertar, nos nossos cultos, como outrora, animais, vegetais, um punhado de farinha e em muitas das oferendas pelas mãos dos sacerdotes, agora oferecemos um culto racional e entregamos o Sum0 Sacerdote Jesus Cristo.

Diz a Declaração de Fé: “A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões apropriadas da Igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical.”

As diversas formas de liturgia, como as citadas, acima, têm sempre um propósito:  

Cultuar a Deus com liberdade e reverência

O Culto pentecostal.

Todo culto ou serviço do culto coletivo, ou individual deve ter as características, que apresentem a Deus:

Louvor

Palavra

Doutrina

Manifestação do Espírito Santo, nos ofertantes do culto:

Línguas,

Revelação,

Interpretação

E o Apóstolo vai ensinar:

       26 — “Faça-se tudo para edificação”.

      1 Coríntios 14:40. “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

O nosso culto pentecostal é um ofício sob a direção do Espírito Santo, desde os louvores (congregacionais ou de corais, ou grupos), a leitura da Palavra (que deve reger o culto), a Ministração, as ofertas, a Benção final.

Declaração de Fé das AD’s – CGADB:

Ensina:

Entendemos que a adoração é o nosso reconhecimento de que Deus é digno de ser adorado como resposta humana à natureza divina:

“..., o meu coração te disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei” (Sl 27.8).

1.      A adoração pública e coletiva.

Reunimo-nos como corpo de Cristo para a adoração pública ao Deus Trino. Jesus prometeu: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio delesMateus 18.20.

A adoração pública é a atividade de glorificar a Deus em coletividade e serve também para comunhão, despertamento, exortação e edificação da Igreja.

Pública - Essa adoração pública é realizada com ordem e decência para que os descrentes reconheçam a presença de Deus no culto e para que somente Deus seja adorado no culto da Igreja.8 Nenhuma prerrogativa é dada a anjos e a seres humanos, pois Deus não divide sua glória com ninguém: “E a minha glória não a darei a outrem” Isaías 48.11.

Confessamos que, na adoração pública, a oração, os cânticos, o ofertório, a pregação e o exercício dos dons espirituais na Igreja servem “para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence à glória e poder para todo o sempre. Amém!” 1 Pedro 4.11. Entendemos que a adoração pública é um encontro com Deus para um diálogo: nós conversamos com Ele por meio de nossas orações, cânticos e ofertas, e Deus fala conosco por meio de sua Palavra (pregação e ensino) e das manifestações dos dons espirituais.

2.     A adoração individual.

Nós adoramos a Deus como crentes individualmente e em todo o tempo: “..., a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23).”

O centro do nosso culto é a adoração a Deus, na Pessoa de Jesus Cristo, sob a égide do Espírito Santo.

Muitos tem servido a Deus, com exacerbação do uso dos Dons concedidos pelo Espírito Santo, se auto engrandecendo, ou se auto intitulando como “profetas”, “reveladores”, sem o mínimo de ordem ou decência, não controlando o instante que se deva profetizar, revelar, falar em línguas, pois tais, não leram o capítulo 14 de 1 Coríntios.

27 — E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete.

28 — Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.

29 — E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

30 — Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

Naquele capítulo 14, Paulo ensina que, devemos ter tudo no culto, porém, com forma que seja tudo entendível, sem confusão e para que o descrente possa ver que línguas e outros Dons são sinais de maravilhas e da presença de Deus no culto.

Desprezam o ensino do Apóstolo Paulo:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

O sacrifício, o culto tem que ser agradável, à Deus, deve ser santo, deve ser vivo.

Neste ponto o ensino paulino nos orienta, que o culto neste tempo com a presença ativa e atual (no sentido da descida), o ser humano crente tem que ter um novo comportamento no culto, que envolve, como sempre envolveu, mas com ênfase nesta hora da Igreja, todo o Ser Humano.

“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Romanos 12:3-5

Além de nosso culto individual é necessário que muitos, como disse acima, entendam que o culto é coletivo e que todos devem ter participação, e momento para ofertar o culto racional, não tomado pela emoção.

A discussão sobre o lugar da profecia e do falar em línguas termina com um notável princípio.

A adoração é essencial para edificar o corpo de Cristo, mas, às vezes, a adoração que busca ou enfatiza de forma exagerada a presença e o poder do Espírito Santo pode chegar a ser caótica e confusa. Comentário Beacon - Coríntios

Temos que ter:

Moderação,

Na medida da fé,

Como membros de um Corpo – Igreja,

Individualmente.

Continuando sobre a questão do culto individual é com base nas instruções de ofertar com todo o nosso ser, um culto ao Senhor.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23

A Reverencia É Fundamental

Nós temos tido erros crassos na liturgia dos nossos cultos, com infrações graves, ainda usando como em um transe, os dons que receberam e não são usar o que de Deus receberam.

προσκυνεω – proskuneo; v. beijar a mão de alguém, em sinal de reverência; entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência; no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar - usado para reverência a pessoas e seres de posição superior - aos sumo sacerdotes judeus - a Deus - a Cristo.

30 — Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

31 — Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.

32 — E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

Devemos entender que a reverencia é devida á presença de Deus em nossas reuniões e com a ação do Espírito Santo.

Derramar-se na presença de Deus é uma forma de reverencia, sem necessidade de “cai-cai”, uma das muitas formas que têm envolvido em modismos espirituais, usando aparentemente os dons.

προσπιπτω - prospipto; v. cair perante, cair, prostrar-se diante, em reverência ou súplica: aos pés de alguém.

A reverencia é para que nós entendamos que a ação do Espírito Santo, na ordem e reverencia do culto é para produzir:

Harmonia, união

Edificação

A cada um dos cultuadores e adoradores.

E na Igreja como Corpo de Cristo.

A palavra decentemente (euschemonos) significa que “tudo deve ser feito adequadamente e em boa ordem”.

A palavra ordem (taxin) tem um significado semelhante - “de maneira ordenada”.

Onde a decência e a ordem não são observadas em cada parte da adoração a Deus, não se pode adorar de uma forma espiritual”. Adam Clarke

O apóstolo Paulo almejava a presença e o poder do Espírito Santo; e o apóstolo sabia que o Espírito Santo trabalha para produzir harmonia, paz, ordem e edificação.

É esta a lição que todos devemos tirar deste estudo.

Alguns acham que a Igreja não os pode julgar, pois são “profetas”.

Outrossim, não pode haver “rivalidade” entre os dons, ou entre os que tem dons idênticos, pois foram concedidos pelo mesmo Espírito e Deus não é Deus de confusão.

“Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:10,11

Assim, temos visto em Igrejas, um profetizando, durante a pregação, não à Igreja, mas a um em individual, o que chamo de profetas “de orelha”, outro levanta-se e vai “entregar” uma outra “mensagem”.

“Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?

Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.” Jeremias 23:29-31

Interrompem a pregação, e o pregador, sem se dar conta que: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.”

Muitos tentam atemorizar o povo, com profecias de ordem mortal ou de casamentos, ou prosperidade ou maldição, e queda.

Mas, não é assim que nós aprendemos que no culto Deus se manifesta, tais devem ler:

Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?

Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Deuteronômio 18:21,22

Paulo nos ensina, ainda em nossos dias, que o julgamento do que se faz no culto, é possível sim, seja da Palavra pregada, seja das profecias e revelações.

29 — E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

30 — Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

Precisamos de crentes “bereianos” para que nossos púlpitos sejam locais, não de divagação ou de pensamentos humanos, sem revelação e com ênfase em muita retórica, diferente da de Apolo, mas obtida em curso, pasmes, até de teatro.

O julgamento deve ser com base nas Escrituras, assim como em Beréia.

καταξιοω - kataxioo; v. considerar digno, julgar digno, dignificar;

κρινω - krino; v. selecionar, escolher; aprovar; ser de opinião, julgar, pensar (culto é racional);  julgar; pronunciar uma opinião relativa ao certo e errado - ser julgado, i.e., ser chamado à julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado - julgar, sujeitar à censura

κριτηριον - kriterion; n. n. instrumento ou meios usados para julgar algo

Paulo ensina dizendo: e os outros julguem!

A palavra julgar - diakrinetosan (do termo Krino)significa discernir, discriminar.

Era dever de todos examinar se aquilo que estava sendo declarado estava de acordo com a verdade”. E a verade é a Palavra de Deus sob a Inspiração da Revelação do Espírito Santo.

Se tal profeta ou pregador não se submeter, com humildade a observação ou julgamento do que disse ou profetizou não está em conformidade com a Palavra de Deus.

Paulo está dizendo, que há critério para tal, as Escrituras revelam inúmeras passagens para este critério existir e ser utilizado.

A Liberdade No Culto Com Reverência:

Cultuando a Deus com liberdade e reverência

Transliterando Comentário Beacon, pag. 354, podemos aprender, o que Paulo queria regulamentar e ordenar, no processo cúltico sob a ação do Espírito Santo:

No culto da Igreja, à época de Paulo, certos membros da igreja, os profetas, podiam ser indicados como oradores nos cultos de adoração.

Mas se alguma outra pessoa, que estivesse assentada (vs. 30) desejasse falar, o orador indicado poderia ceder a vez para ela. Dessa maneira, todos poderiam contribuir, não haveria confusão, ninguém iria dominar a reunião e todos seriam edificados.

No versículo 32 Paulo afirma novamente que a obra do Espírito Santo não produz incontroláveis manifestações de oratória.

O homem nunca é um ser mais verdadeiro do que quando sob a influência do Espírito Santo.

Assim, Paulo escreve: E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas (32). A versão TEV interpreta o versículo 32 da seguinte forma: “O dom de transmitir a mensagem de Deus deve estar sob o controle do orador”.

Seja esta a lição dos crentes quanto a forma de culto reverente e com liberdade.

Não podemos, por outro lado, reter ou deter o Espírito Santo.

Não extingais o Espírito.

Não desprezeis as profecias.

Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:19-21

Este texto é importante no seu final:

Examinai tudo. Retende o bem.

Bibliografia:

Dicionário Strong

Cristo Na Teologia Paulina - L. Cerfaux

Comentário Beacon – até 2 Coríntios

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Lição CPAD 1º Trimestre 2021 – Escritor Esequias Soares – Pastor da AD Belém - Jundiái - SP

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