sábado, março 20

A Urgência Do Discipulado Lição 12 CPAD - Data: 21 de Março de 2021

A Urgência Do Discipulado

Lição 12 CPAD - Data: 21 de Março de 2021

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28.19.

Verdade Prática

Chamamos de discipulado na fé o aprendizado de um discípulo por meio de seu mestre, na igreja, para ajudar a desenvolver o seu crescimento espiritual.

Leitura Bíblica

Mateus 28.16-20; Atos 2.42-47.

Mateus 28

16 — E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.

17 — E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 — E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 — ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Atos 2

42 — E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 — Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 — Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 — Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

46 — E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 — louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhora igreja aqueles que se haviam de salvar.

Hinos Sugeridos

75, 302 e 556 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Esclarecer a urgência do discipulado.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Conceituar o discipulado;

II. Elencar o tripé do discipulado: Palavra, Comunhão e Serviço;

III. Mostrar que o discipulado gera um crescimento sadio para a igreja.

Falar é fundamental no Evangelismo!

A própria palavra em sua etimologia ensina-nos o que esta é a forma de fazer discípulo:

- por transmissão oral: dos autores de quem a tradição procede - pela narração a outros, pela instrução de mestres (usado para discípulos).

παραλαμβνω - paralambano; v. tomar a, levar consigo, associá-lo consigo - um associado, companheiro

- como metáfora: aceitar ou reconhecer que alguém é tal como ele professa ser; não rejeitar, não recusar obediência; receber algo transmitido; ofício a ser cumprido ou desempenhado; receber com a mente - por transmissão oral: dos autores de quem a tradição procede - pela narração a outros, pela instrução de mestres (usado para discípulos)

Você pode até dizer, que podemos pregar ou evangelizar sem palavras, mas estou mostrando como o Evangelismo se propagou, como base bíblica demonstrada ao longo deste estudo.

ακοη - akoe; n. f. o sentido de ouvir; aquilo que é ouvido; instrução (oral) - pregação do evangelho!

ευαγγελιον - euaggelion; n. n. recompensa por boas notícias; Boas Novas, - as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus

- as boas novas da salvação através de Cristo

- a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo

- O Evangelho - quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.

ευαγγελιστης - euaggelistes; n. m. aquele que traz boas novas, evangelista; nome dado no NT (Novo Testamento) aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos.

κηρυσσω - kerusso; v. ser um arauto, oficiar como um arauto - proclamar como um arauto; sempre com sugestão de formalismo, gravidade, e uma autoridade que deve ser escutada e obedecida; publicar, proclamar abertamente: algo que foi feito; usado da proclamação pública do evangelho e assuntos que pertencem a ele, realizados por João Batista, por Jesus, pelos apóstolos, e outros mestres cristãos.

Discipular E Evangelizar é uma função da Escola Bíblica Dominical.

Há Urgência da Evangelização E Discipulado em Tempos de Crise!

Sem Evangelização não há Discipulos!

19 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 — ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

A Escola Bíblica Dominical é a agência Divina do ensino da Palavra de Deus e também, da Evangelização!

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28.19.


É na EBD, onde nossa missão consiste em evangelizar e ensinar, a literatura como meio de comunicar a verdade divina – Palavra de Deus - é ferramenta de primeira classe.

É na EBD que existe possibilidade da sociabilização dos crentes e dos novos convertidos.

É a comunhão social, espiritual que é a base da Evangelização e mantença dos neoconversos.

Frase cunhada pelo saudoso Pastor e Doutor Antonio Gilberto, de     quem fui aluno no IBP-RJ:

A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15.” UNIDADE III - A ESCOLA DOMINICAL Manual da Escola Bíblia Dominical - A Exata Conceituação de “Escola Dominical”, pag.125

Quero compartilhar neste subsídio o ideal da EBD – Escola Bíblica Dominical – mais uma vez, citando o mestre Antonio Gilberto:

“A Escola Dominical é um ministério pessoal e coletivo, do ensino, para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos. E ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe.” Compilado e adaptado, com modificação do texto. Manual da Escola Bíblia Dominical

Infelizmente, ciúmes internos impedem, muitas vezes, da EBD avançar neste sentido, até com apoio explícito de direções, que apoiam atuações individuais, por ego, ou birra, com ações paralelas, na área do Discipulado.

O Ministério do Belém, com acuidade doutrinária e evangelizadora do seu (nosso) Presidente Pastor José Bezerra da Costa, determinou que o Discipulado seja ministrado, na EBD, mas muitos, pelo motivos supra, desafiam esta determinação de nosso presidente.

E o que ocorre, crentes são batizados, sem preparo discipular, e se tornam crentes problemas, ou crentes fracos que a qualquer queda caem nos laços de doutrinas estranhas e até mesmo, como já vi em laços de vícios, porque tiveram o desejo de Aceitar a Jesus, mas sofrem com os espinhos do caminho.

Os professores ao ministrarem toda lição nunca devem concluir sem uma aplicação pessoal, específica, evangelística.

Quando falamos, e ensinamos estamos falando ao coração, e ao ensinarmos falamos ao raciocínio, à inteligência, dependendo, é evidente, do Espírito Santo.

Por isto, que Paulo nos ensina a usar o culto racional:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

Plano de Evangelização:

Evangelização........................................................... 10 (Manual da Escola Bíblia Dominical - 176 - Manual da Escola Dominical - Unidade III)

• Prática do apelo

• Campanhas evangelísticas (colaboração, promoção)

• Visitação

• Literatura

• Evangelismo pessoal

44 — Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

47 — louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhora igreja aqueles que se haviam de salvar. Manual da Escola Bíblia Dominical

A Comunhão E Serviço:

“O culto enseja comunhão fraternal e serviço.”

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.” Atos 4:31,32

Gosto do termo que os americanos, ou, os da língua inglesa usam para informar o Culto: “Ofício”, mostra que é um serviço de adoração, de ensinamento e de evangelização, sob o Nome do Senhor Jesus, para dar conhecimento do Reino e da Salvação e da publicação da Evangelização.

A Igreja primitiva tinha um aspecto novo, que era a Visão Tríplice:

Evangelizar

Comungar

Servir

A Declaração de Fé das AD’s – CGADB

É feliz e clara ao descrever, em um dos seus parágrafos:

A Missão Da Igreja.

Aqui encontramos a tríplice demanda da Igreja em Obrigações:

Entendemos que a função primordial da Igreja é glorificar a Deus:

- “quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31). Isso é feito por meio da adoração, da evangelização, da edificação de seus membros e do trabalho social. A Igreja foi eleita para a adoração e louvor da glória de Deus, recebendo, também, a missão de proclamar o evangelho da salvação ao mundo todo, anunciando que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e que em breve voltará. O evangelho é proclamado a homens e mulheres, sem fazer distinção de raça, língua, cultura ou classe social, pois “o campo é o mundo” (Mt 13.38).

Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19 – ARA), “e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Portanto, entendemos que é responsabilidade da Igreja a obra missionária. A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões apropriadas da Igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical. A Igreja também exerce o ministério de socorro e misericórdia, que inclui o cuidado dos pobres e dos necessitados, e não somente dos seus membros, mas também dos não membros,...Pagina 100

A Tríplice Missão:

Evangelização

Comunhão

Serviço

É claro, que encontramos outras vertentes pilares da Igreja, mas para este estudo, destaco estas três.

Está descrito no primeiro capítulo de Atos de Apóstolos e nos demais, principalmente após o surgimento, de um furacão espiritual, chamado Paulo de Tarso.

Acrescentar  à Igreja era e foi a marca da Igreja:

44 — Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 — Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

46 — E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

- quase três mil almas -

O maior acréscimo se deu no Dia de Pentecostes, uma marca do Nascimento da Igreja. Ali, Pedro pregou – A Palavra – e aconteceu o que lemos, a seguir:

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. [...] E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; [...] vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.[...] foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,...” Atos 2: 14;36-41

E não parou:

“E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” Atos 5:14

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” Atos 4:4

Sempre:

Evangelização pressupõe como basal: Pregar A Palavra de Deus!

Evangelização dos Gentios:

Nós somos os que derivaram da Evangelização dos não circuncidados, e que foram alcançados pelo Evangelho e se fizeram parte da divisão dos povos, entre:

Judeus e Gentios, mas um só povo em Cristo (A Salvação Vem dos Judeus) – Pedro (como Igreja, nascida entre os judeus)  só abriria a porta da salvação aos gentios depois de sua visita a Cornélio - Atos dos Apóstolos 10.

Apóstolo Paulo, diz: “E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome. E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos.” Romanos 15:9-11

A Igreja primitiva não tinha nada do que consideramos essencial para o sucesso hoje:

- propriedades, dinheiro, influência política, status social -, no entanto, ganhou multidões para Cristo e viu a implantação de inúmeras igrejas por todo o mundo romano. Isso se deu pelo poder do Espírito Santo que capacitava seu ministério. Os primeiros cristãos eram pessoas "inflamadas pelo Espírito de Deus".

Jesus – O Servo:

διακονος – diáconos, provavelmente do obsoleto diako (saída breve para fazer ou buscar alguma coisa; n. m/f. alguém que executa os pedidos de outro, esp. de um mestre, servo, atendente, ministro - o servo de um rei - diácono, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles; alguém que serve comida e bebida.

Ao lermos O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, verificamos ao longo da leitura do livro que é perceptível como Marcos retrata Jesus como o Servo Sofredor e o Filho de Deus, que ministra ativamente em nosso favor e dá Sua vida como resgate para muitos.

Marcos divide seu livro em duas seções: a identidade de Jesus (Marcos 1.1–8.26) e a missão, como já citamos, no corpo deste estudo:

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.”

Lucas 4.18,19.

O Evangelista Marcos queria que toda a humanidade visse o Servo!

Devemos aprender com Jesus – O Servo:

“Jesus preveniu a igreja: “Não é o servo maior do que o seu senhor” João 15.20.

Se o meu Senhor foi Servo, eu devo ser seu servo!

Que Ele cresça e eu desapareça, mas temos visto quase mais e mais, menos servos e mais “senhores”, que se autodenominam de “eu fiz, orei, determinei,...”, mas pouco evangelizam, só fazem usar o púlpito para se autopromoverem.

O Nascimento do Serviço,  Dentro da Comunidade Cristã:

Diakonia

διακονια - diakonia; n. f. serviço, ministério, esp. daqueles que executam os pedidos de outros; daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens;  do ofício de Moisés; do ofício dos apóstolos e sua administração - do ofício dos profetas, evangelistas, anciãos, etc.

- serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã esp. aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades

- ofício do diácono na igreja - serviço daqueles que preparam e ofertam alimento.

Lendo o escritor Lucas, notamos que quando falta comunhão o Serviço é falho ou falta. Porque a Igreja se segmenta e cada um cuida do que é seu ou conveniente.

“..., viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, ...” Atos 6:1-4;5-7

Um exemplo feminino da Assistência e Serviço:

Diaconia.

Serviço cristão, gera Fé, e é útil para Evangelização.

Dorcas.

E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.” Atos 9:36-42

Tem barulho de vento em tua e em minha vida?

A ênfase do Livro de Atos é sobre a evangelização mundial, "até aos confins da terra" (At 1:8). O "Espírito de Cristo é o espírito de missões". "e quanto mais nos aproximamos dele, mais intensamente missionários devemos nos tornar". Henry Martyn,

Em tudo vemos que a Evangelização prevê que eu e você, estejamos habilitados para sermos servos e servimos, aos que em nossos olhos parecem sem valor, ou no outra visão, parecem ser superiores a nós.

Parecem inalcançáveis, mas se Pedro não evangelizasse no Cenáculo, no Templo e até mesmo no Sinédrio, mesmo sendo acusado, ele não teria pegado para as multidões e não seriam alcançadas as quase oito mil (8.000).

DISCIPULADO:

O Que Faz Um Discípulo De Jesus?

ποιμνιον - poimnion; n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos de Cristo; grupos de cristãos (igrejas) presididas por presbíteros.

1.  Ama Jesus – o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva a querer obedecer e aprender dele – João 14:21

2. Aprende de Jesus – o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26

3. Imita Jesus – o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2

4. Obedece e segue Jesus – o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus; o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:27

5. Fala sobre Jesus – o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20

6. Convive com outros discípulos – a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo –

Rabôni significa Mestre.

Rabôni tem o mesmo significado que Rabi e era um título dado a professores da lei judaica. Jesus foi chamado Rabôni (João 20:16).

O que era um Rabôni?

Um Rabôni, ou Rabi, era um judeu culto que conhecia e ensinava as Escrituras. Normalmente, para ser Rabi, um homem estudava as Escrituras como discípulo de outro Rabi durante vários anos. Só homens maduros, com mais de 30 anos eram considerados Rabis.

תלמיד – talmiyd; n. m. estudante, discípulo

ακολουθεω – akoloutheo, de 1 (como partícula de união) e keleuthos (caminho); v. seguir a alguém que precede, juntar-se a ele como seu assistente, acompanhá-lo; juntar-se a alguém como um discípulo, tornar-se ou ser seu discípulo.

εκλεγομαι - eklegomai; v. selecionar, escolher, selecionar ou escolher para si mesmo; escolher entre muitos, como Jesus que escolheu seus discípulos.

ραββι – rhabbi; de origem hebraica רבי; n. m. meu grande mestre, meu ilustre senhor; Rabi, título usado pelos judeus para dirigir-se a seus mestres (e também honrá-los, mesmo quando não se dirigem a eles);

ραββονι - rhabboni ou ραββου νι  - rhabbouni de origem aramaica רבני; n. m. mestre, chefe, príncipe; Raboni é um título de honra que Maria usou para se dirigir a Jesus.

Rabi vem do grego rhabbi (ou rhabbei) e é uma transliteração de uma palavra hebraica usada como uma expressão de respeito e honra. No hebraico, o termo rav significa “grande”, “mestre”, e acabou tomando o sentido de “professor”. Jo 20:16

Originalmente, a expressão “Rabi” era usada como um tipo de marca de respeito, no sentido de reverência. Logo, Rabi significa literalmente “meu mestre”, “meu grande mestre” ou “meu ilustre senhor”.

Conquistar e Manter:

19 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 — ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

A proclamação do Evangelho é iniciada com a conversão, mas só é mantida com o Discipulado.

μαθητευω - matheteuo; v. ser discípulo de alguém -  seguir seus preceitos e instruções; tornar discípulo - ensinar, instruir.

μαθητης - mathetes; n. m. aprendiz, pupilo, aluno, discípulo

devemos fazer mathetes, aprendizes de Cristo, Discípulos ou seguidores com conhecimento do que é ser cristão, e que possam após discipulado ser formadores de outros discípulos.

Afinal, somos Discípulos do melhor Mestre, discípulos de Jesus.

“O público da igreja de Antioquia era gentio, identificado como “gregos” (At 11.20,21). Os apóstolos de Jerusalém enviaram Barnabé para discípulá-los (At 11.22)”. Lição 12 – CPAD – 21 de Março de 2021. Disto falamos, acima, sob as palavras escritas pelo Apóstolo Paulo que era um dos mestres desta Igreja antioquena.

μαθητρια - mathetria; n. f.  discípula; uma mulher cristã At 9.36

Proclamar:

- as boas novas da salvação através de Cristo

- a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo

- O Evangelho - quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.

Sejamos proclamadores, servos e discípulos e discipuladores.

A PAD através do Conselho de Doutrina e Educação criou há anos um material específico de DISCIPULADO, o qual deve ser o material utilizado na EBD e pela Igreja para discipular os Novos Convertidos e batizando.

Ainda hoje, alguns pastores ocupam-se tanto com tarefas secundárias que deixam de dedicar o tempo necessário para o estudo e a oração. A igreja começa a sofrer de uma "deficiência espiritual" que favorece o desenvolvimento de problemas.

Isso não significa que servir às mesas seja um trabalho inferior, pois todos os ministérios da igreja são importantes. Trata-se, porém, de uma questão de prioridades; os apóstolos faziam trabalhos que outros estavam igualmente aptos a realizar. D. L. Moody costumava dizer que era melhor colocar dez homens para trabalhar do que tentar fazer o trabalho de dez homens. Sem dúvida, é melhor para nós, para os trabalhadores que recrutamos e para a igreja como um todo.  Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento Volume I, Warren, Página 556

Deus nos faça Discipuladores, nesta hora de Urgência do Mundo, pois Breve Jesus Voltará!

Bibliologia:

Dicionário Strong

Comentário Beacon – Novo Testamento - Mateus a Lucas

O Que Faz Um Discípulo De Jesus?

Lição 13 – Discipulando 2º Ciclo

CRENDO NA RESSURREIÇÃO DO CORPO E NA VIDA ETERNA

Apontamentos do autor

Bíblia online

ANTONIO GILBERTO, Edição Atualizada e Ampliada, Um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica Dominical, CBO

Citações no corpo do estudo

Foto obtida de composição de foto em "A Semente é a Palavra de Deus" 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger