Sendo verdadeiros
Lição 8 CPAD
- 22 de Maio de 2022
Estudo
subsídio Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Bem-aventurado
o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmos
32.2
Jesus
chamou de hipócritas as pessoas que praticam boas ações, não por compaixão ou
outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.
Prática
textual:
Não precisamos
mostrar, mas as boas obras são palavras sem som. O fator principal é: “cumprir
e ensinar os mandamentos. A ação deve preceder o ensino.”
“A
malignidade da mentira é uma das consequencias do pecado adâmico. Esconder a
Verdade é um defeito congênito espiritual da humanidade”.
João 8.32
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
O engano
suscitado em palavras ou ações é a causa da hipocrisia entre irmãos. Pois, quem
não é verdadeiro usa de hipocrisia dizendo ser da Verdade. E estes não estão em
Cristo!
“A Hipocrisia é o
fermento que os fariseus usavam e que entrando nas nossas vidas toma conta das
nossas palavras e ações!” Osvarela
Leitura Bíblica
Mateus 6.1-4.
1 —
Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por
eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 —
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem
os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.
Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3 — Mas,
quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
4 — para
que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará publicamente.
Objetivos da Lição: I)
Contrastar o ato de dar esmola com a hipocrisia; II) Colaborar no auxílio
ao próximo sem alarde; III) Concluir que Deus
contempla o bem que realizamos.
Motivação: Sempre é importante sondar o coração
para ter a consciência de sua verdadeira motivação.
Pergunte:
Por que emprego energia em determinado objeto? É preciso procurar saber a razão
de fazer o que estamos fazendo.
Texto Auxiliar
Lucas
12:1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de
pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus
discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a
hipocrisia.
υποκρισις - hupokrisis; n. f. ato de
responder; resposta; atuação de um artista de teatro; dissimulação, hipocrisia
υποκριτης - hupokrites; n. m. alguém que
responde, intérprete; ator, artista de teatro; dissimulador, impostor,
hipócrita
Introdução:
Destaco que
a leitura do Sermão de Jesus é um dos pontos que demonstram a qualidade e
características do Evangelho de Jesus Cristo por Mateus Levi.
Sermão apresentado
dentro de uma ordem sistemática deste Evangelista que ordena em uma formatação todo
os acontecimentos por assunto ou tema.
Sendo este
Sermão um dos grandes cinco discursos de ensinos, de Jesus, os quais Mateus
encerra em seu Evangelho.
O
Evangelho de Mateus é o mais judaico dos Evangelhos. É destacada então a
posição de Jesus quanto aos valores intrínsecos a vida e caráter e moralidade teocráticas
na vida dos judeus. Mas, Jesus apresenta a revelação numa releitura,
principalmente quanto a dar esmolas, ou no sentido raro de fazer justiça com
ajuda ao próximo aos quais Mateus escreve de maneira destacada sobre a
hipocrisia da “justiça” própria dos fariseus.
É Mateus
quem enfatiza mais a “justiça” do que todos os outros Evangelhos juntos.
Talvez por ter como foco os judeus, ele apresenta característica esta, a qual
era a idéia central da religião judaica. A palavra “reino” ocorre com mais
freqüência aqui (cinqüenta e seis vezes) do que em qualquer outro Evangelho.
Como veremos,
a seguir, a palavra “justiça” é um dos valores a ser entendido neste
estudo.
A palavra
hipocrisia deriva do grego, especialmente usada nas artes, quando para se apresentar
nos teatros e representar um personagem o artista se caracterizava usando
máscara. Após, a apresentação (intepretação), o artista era quem ele era, uma
pessoa totalmente do personagem.
Assim, a
palavra hipocrisia entrou na etimologia significando: aquele que usa de uma
máscara para esconder a sua verdadeira personalidade.
Mas,
também a palavra tem o sentido de: dar uma resposta. Mas, a resposta
será verdadeira?
Será uma
dissimulação?
Portanto,
a hipocrisia tomou o sentido de algo dito, ou realizado por alguém, sem ser a
verdade interna do íntimo, seja da intenção do coração ou das palavras ditas de
maneira dissimulada.
O
hipócrita (dissimulado) deve ser repreendido:
Gálatas
2:11-13 E,
chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.[...] E
os outros judeus também dissimulavam
com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Valor moral da Verdade.
A verdade
não existe sob duas óticas. Ela é verdade para mim, ou para outrem quando
tratamos sem hipocrisia o tema ou assunto com uma pessoa desconhecida ou com
uma multidão, ou em um discurso para plateias diferentes. Ou quando agimos para
dar nossa opinião ou realizar um ato independente das consequências advindas
deste ato, ou de que se sucederá.
A Verdade
é uma só!
διαλογισμος – dialogismos; questionamento a
respeito do que é verdade;
Verdade
Moral e Espiritual:
“Bem-aventurado
o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmos 32.2
A verdade
é intrínseca a vida cristã e valor único, primo para uma vida cristã legitima e
legitimada pela Palavra de Deus, nas ações do cristão!
Primeiro
a verdade moral é intrínseca a todos os homens.
Segundo a
verdade espiritual é formação de caráter cristão sob os ensinos do Sermão de
Jesus:
Devemos
exceder os valores dos fariseus, aqui chamo de hipócritas, para alcançarmos uma
vida cristã de excelência.
A
consciência humana foi forjada por Deus, para que, todo Ser humano tenha em si
mesmo uma balança de valores morais, mesmo após a queda adâmica esta balança
está lá. Pode ser não utilizada, mas ela sempre mostra aos homens o que é verdadeiro
e o que é errado.
É a Lei do Interior humano.
Romanos
2:14-16 ..., os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando
juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo,
segundo o meu evangelho.
ασφαλεια – asphaleia; verdade incontestável;
αψευδης – apseudes; sem mentira,
verdadeiro;
γνησιος – gnesios; verdadeiro, genuíno,
sincero;
δη - de; agora, então, verdadeiramente, em verdade,
realmente, certamente, de fato;
A virtude
da misericórdia não é para ser exaltação de quem a faz.
É um
valor moral e ético, não para ser visto ou exibido, mas para ser vivido..
Este é o
fundamento pelo qual Jesus expõe a forma de dar uma esmola, ou ajudar a alguém.
Nós o
fazemos por que em nós há misericórdia e bondade, verdadeiras, não porque somos
bons. Bom é um só: Deus!
A misericórdia
é a bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los,
a ser usada de pessoa para pessoa: exercitando a virtude da misericórdia, ao
nos mostrarmos misericordiosos. E ela vem dos valores cristãos em Deus para com
os homens.
Esta
forma é em geral realizada como providência a ser dispensada.
“No dia em que Deus
há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.”
Podemos
usar a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens
salvação em Cristo, pois, a misericórdia de Cristo, pela qual, em seu retorno
para julgamento a todos os homens, Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a
vida eterna.
O crente
que se conduz se valores cristãos alcançará: Cristo derramará sobre você a verdade divina como o sol transmite luz
às pessoas que despertam do sono.
Esmola é
uma prática de valores cristãos:
Mateus 6.3 — Mas,
quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
4 — para que a tua
esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
publicamente.
Os mais
antigos manuscritos gregos apresentam o termo “justiça” em vez de esmolas.
Para o
judeu as três obras principais de uma vida religiosa, as três colunas sobre as
que se apoiava a boa vida, eram a esmola, a oração e o jejum.
Mateus
6.1 —
Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por
eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 — Quando, pois, deres
esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas
e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão.
Podemos
entender, como o teólogo Kraeling, que o primeiro versículo é uma introdução
mais ampla para as três discussões sobre dar esmolas (vs. 2-4), e junto com
duas outras práticas cristãs da igreja primitiva (nascida judaica) e bíblicas,
como : a oração (5-15) e o jejum (16-18), que o primeiro versículo inclui-se na
prática da doação de esmolas.
No Sermão,
Jesus não estava condenando dar a esmola, mas a forma hipócrita de dar para ser
visto:
Jesus condenava é:
- que quando qualquer
destas três coisas se fazem com a única intenção de exaltar a quem as faz,
perderam o mais importante de seu significado e valor.
Lucas 18:11,12 O fariseu, estando em
pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os
demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana
Dar
Esmola:
Alguém pode dar esmola,
não porque realmente queira ajudar os necessitados, mas simplesmente para demonstrar
sua generosidade, e para desfrutar pela gratidão de um semelhante e no louvor
de todos.
Orar:
Também se pode orar sem
que a oração esteja dirigida verdadeiramente a Deus, mas a outros homens. A
oração pode ser nada mais que um intento de mostrar a própria piedade e
apresentá-la como algo fora do comum, de tal modo que ninguém possa deixar de
vê-la.
Mateus 6:16,17 E, quando jejuardes,
não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus
rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e
lava o teu rosto, ...
Jejuar:
E é possível jejuar,
mas não procurando a bem da própria alma, nem para humilhar-se ante Deus, mas
para a pessoa mostrar ao mundo que é esplendidamente disciplinada. Qualquer um
pode praticar as melhores ações apenas para ser elogiado por outros, para
incrementar seu prestígio e para demonstrar ao mundo que boa pessoa é. Mateus
(William Barclay) 201
Continua
Kraeling:
observamos que uma releitura aceite os a leitura dos manuscritos mais antigos,
que :“A doação caridosa era tão
importante neste período que a palavra hebraica para ‘justiça’ adquiriu o
significado de ‘dar esmolas ”
Assim o
motivo pelo qual a prática de dar esmolas seja discutida e enunciada como base
para Jesus apresentá-la como primeiramente aqui.
Hoje em
dia a oração provavelmente receberia o primeiro lugar, e dar esmolas o último. Muito
embora, não seja esta ordem verdadeira em muitas das nossas comunidades
cristãs.
Atender aos
pobres ou orar não tem sido fatores principais dos valores cristãos, substituídos
gradativamente por muita hinologia, uso aqui um termo mais delicado, mas
poderia usar outro mais forte, não o farei em respeito aos nossos leitores e a
Igreja genuína.
“O abismo entre o
padrão do Sermão do Monte e o padrão da vida cristã convencional é tão grande
que um visitante, que viesse a conviver numa
comunidade cristã atual, suspeitaria ter lido o Sermão errado ou visitado a comunidade
errada.” McArthur citado no Comentário Beacon – Mateus – pag. 56; adaptado
e compilado por Osvarela
Achei interessante
a leitura realizada por traduções ou por santos homens de Deus e teólogos
renomados do texto sobre a dificuldade humana de ser visto como piedoso ou
benemérito e ter isto como mérito, quando na realidade a “esmola” é uma justiça
para com os mais necessitados de alimento, teto, vestimentas e suprimentos
básicos.
O “ego
eimi” é um fator divino do homem compartilhado por Deus o verdadeiro Eu Sou. Mas,
o desejo de parecer um “santo’ ou um bondoso, e não ser visto vem determinando
a conduta condenada por Jesus no texto em tela. Egocentrismo deve ser
substituído pelo joanismo: “ - que Ele cresça e eu diminua”.
Jesus acrescenta: “eu, porém, vos digo”. O
grego é enfático quanto a este termo, do que o nosso idioma. Ele diz ego
de lego hymin - “Eu, porém, vos digo”. Em grego, como no latim,
o pronome está incluído na forma do verbo. Ele é expresso separadamente quando
o que fala ou o escritor quer dar uma forte ênfase. Lego significa “Eu digo”.
O ego (Eu) não só é acrescentado, mas também colocado em primeiro lugar.
John
Wesley
- “Atentem para não praticarem a vossa justiça perante os homens, para serem
vistos por eles”.
Traduções
mais recentes apresentam:
Berkeley “Tenham cuidado para
não fazerem as suas boas obras publicamente para serem notados pelo povo”;
Weymouth “Cuidado ao fazerem as
suas boas ações à vista dos homens, para atraírem seus olhares”;
NEB “Tenham cuidado para
não fazerem uma exibição de sua religião diante dos homens”;
NTLH “Tenham o cuidado de
não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos
pelos outros”.
E a
tradução mais simples: “Não ostentem a sua piedade”.
“Assim resplandeça
a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e
glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16).
Não é
negado a ninguém que suas obras sejam vistas, mas o que Jesus queria dizer é: “que
(os outros) vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos
céus”.
Não precisamos
mostrar, mas as boas obras são palavras sem som. O fator principal é: “cumprir
e ensinar os mandamentos. A ação deve preceder o ensino.”
Mateus no
capítulo 5.16,17 demonstra: “A luz dos discípulos deveria ser as suas boas
obras (16). Devemos brilhar de forma coerente com aquilo que professamos, e
assim glorificamos a Deus. Louvar ao Senhor com a nossa vida é mais importante
do que louvá-lo com aparência de “santidade” farisaica, no sentido de
hipocrisia como destacado neste estudo com base no texto principal.
Queria que
todos nós entendêssemos que a “esmola” é a mesma justiça, em forma de ajuda e
misericórdia e obrigação para com o próximo.
Mateus 6:16,17 E, quando jejuardes,
não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram
os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e
lava o teu rosto, ...
Segredo
da Justiça é a Justiça perfeita divina:
Mateus 6. 3 — Mas, quando tu deres
esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
4 — para que a tua esmola
seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
publicamente.
Este é o
verdadeiro sentido e lição dos valor cristão e divino.
Jesus ressalta
três vezes ao repetir a frase: "Em verdade vos digo que eles já receberam
a recompensa" (Mat. 6:2, 5, 16). Podemos reler o texto e traduzir: "Já
receberam a totalidade de seu pagamento."
Mateus (William Barclay) 202
Assim, os
que agem como os fariseus hipócritas não têm mais nada a receber de Deus na
eternidade, já obtiveram o que buscavam: a aclamação da sociedade.
A receberam o pagamento da promissória ou fatura de suas “bondades” com
esmolas. Como está no grego: o verbo grego apechein que significa, na
terminologia técnica dos negócios, receber a totalidade do pagamento. Era a
palavra que se escrevia nas faturas uma vez que já se efetuou o pagamento
correspondente.
Não precisamos
ter aclamação humana, mas devemos ter aprovação divina, com um final glorioso,
por termos glorificado a Deus com nossas obras em secreto.
"Se
seu único fim é obter as recompensas que o mundo pode dar, não há dúvida de que
o conseguirá – mas então não deve esperar as recompensas que somente Deus pode
dar."
É,
portanto, cegueira espiritual o home que está disposto a buscar e apegar-se às
recompensas temporárias, enquanto deixa escapar as recompensas da eternidade!
“No dia em que Deus
há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.”
Fonte:
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Comentário
Beacon – Mateus
Dicionário
Strong
Lição
CPAD
Estudantes
da Bíblia
Citações no
corpo do texto
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