sábado, maio 21

Sendo verdadeiros Lição 8 CPAD - 22 de Maio de 2022

 Sendo verdadeiros

Lição 8 CPAD - 22 de Maio de 2022

Estudo subsídio Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmos 32.2

Prática

Jesus chamou de hipócritas as pessoas que praticam boas ações, não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.

Prática textual:

Não precisamos mostrar, mas as boas obras são palavras sem som. O fator principal é: “cumprir e ensinar os mandamentos. A ação deve preceder o ensino.”

“A malignidade da mentira é uma das consequencias do pecado adâmico. Esconder a Verdade é um defeito congênito espiritual da humanidade”.

João 8.32 E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

O engano suscitado em palavras ou ações é a causa da hipocrisia entre irmãos. Pois, quem não é verdadeiro usa de hipocrisia dizendo ser da Verdade. E estes não estão em Cristo!

“A Hipocrisia é o fermento que os fariseus usavam e que entrando nas nossas vidas toma conta das nossas palavras e ações!” Osvarela

Leitura Bíblica

Mateus 6.1-4.

1 — Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 — Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

3 — Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,

4 — para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Objetivos da Lição:                                                                                              I) Contrastar o ato de dar esmola com a hipocrisia;                                                 II) Colaborar no auxílio ao próximo sem alarde;                                             III) Concluir que Deus contempla o bem que realizamos.        

Motivação: Sempre é importante sondar o coração para ter a consciência de sua verdadeira motivação.

Pergunte: Por que emprego energia em determinado objeto? É preciso procurar saber a razão de fazer o que estamos fazendo.

Texto Auxiliar

Lucas 12:1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

υποκρισις - hupokrisis; n. f. ato de responder; resposta; atuação de um artista de teatro; dissimulação, hipocrisia

υποκριτης - hupokrites; n. m. alguém que responde, intérprete; ator, artista de teatro; dissimulador, impostor, hipócrita

Introdução:

Destaco que a leitura do Sermão de Jesus é um dos pontos que demonstram a qualidade e características do Evangelho de Jesus Cristo por Mateus Levi.

Sermão apresentado dentro de uma ordem sistemática deste Evangelista que ordena em uma formatação todo os acontecimentos por assunto ou tema.

Sendo este Sermão um dos grandes cinco discursos de ensinos, de Jesus, os quais Mateus encerra em seu Evangelho.

O Evangelho de Mateus é o mais judaico dos Evangelhos. É destacada então a posição de Jesus quanto aos valores intrínsecos a vida e caráter e moralidade teocráticas na vida dos judeus. Mas, Jesus apresenta a revelação numa releitura, principalmente quanto a dar esmolas, ou no sentido raro de fazer justiça com ajuda ao próximo aos quais Mateus escreve de maneira destacada sobre a hipocrisia da “justiça” própria dos fariseus.

É Mateus quem enfatiza mais a “justiça” do que todos os outros Evangelhos juntos. Talvez por ter como foco os judeus, ele apresenta característica esta, a qual era a idéia central da religião judaica. A palavra “reino” ocorre com mais freqüência aqui (cinqüenta e seis vezes) do que em qualquer outro Evangelho.

Como veremos, a seguir, a palavra “justiça” é um dos valores a ser entendido neste estudo.

A palavra hipocrisia deriva do grego, especialmente usada nas artes, quando para se apresentar nos teatros e representar um personagem o artista se caracterizava usando máscara. Após, a apresentação (intepretação), o artista era quem ele era, uma pessoa totalmente do personagem.

Assim, a palavra hipocrisia entrou na etimologia significando: aquele que usa de uma máscara para esconder a sua verdadeira personalidade.

Mas, também a palavra tem o sentido de: dar uma resposta. Mas, a resposta será verdadeira?

Será uma dissimulação?

Portanto, a hipocrisia tomou o sentido de algo dito, ou realizado por alguém, sem ser a verdade interna do íntimo, seja da intenção do coração ou das palavras ditas de maneira dissimulada.

O hipócrita (dissimulado) deve ser repreendido:

Gálatas 2:11-13 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.[...] E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.

Valor moral da Verdade.

A verdade não existe sob duas óticas. Ela é verdade para mim, ou para outrem quando tratamos sem hipocrisia o tema ou assunto com uma pessoa desconhecida ou com uma multidão, ou em um discurso para plateias diferentes. Ou quando agimos para dar nossa opinião ou realizar um ato independente das consequências advindas deste ato, ou de que se sucederá.

A Verdade é uma só!

διαλογισμος – dialogismos; questionamento a respeito do que é verdade;

Verdade Moral e Espiritual:

“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmos 32.2

A verdade é intrínseca a vida cristã e valor único, primo para uma vida cristã legitima e legitimada pela Palavra de Deus, nas ações do cristão!

Primeiro a verdade moral é intrínseca a todos os homens.

Segundo a verdade espiritual é formação de caráter cristão sob os ensinos do Sermão de Jesus:

Devemos exceder os valores dos fariseus, aqui chamo de hipócritas, para alcançarmos uma vida cristã de excelência.

A consciência humana foi forjada por Deus, para que, todo Ser humano tenha em si mesmo uma balança de valores morais, mesmo após a queda adâmica esta balança está lá. Pode ser não utilizada, mas ela sempre mostra aos homens o que é verdadeiro e o que é errado.

É a Lei do Interior humano.

Romanos 2:14-16 ..., os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

ασφαλεια – asphaleia; verdade incontestável;

αψευδης – apseudes; sem mentira, verdadeiro;

γνησιος – gnesios; verdadeiro, genuíno, sincero;

δη - de; agora, então, verdadeiramente, em verdade, realmente, certamente, de fato;

A virtude da misericórdia não é para ser exaltação de quem a faz.

É um valor moral e ético, não para ser visto ou exibido, mas para ser vivido..

Este é o fundamento pelo qual Jesus expõe a forma de dar uma esmola, ou ajudar a alguém.

Nós o fazemos por que em nós há misericórdia e bondade, verdadeiras, não porque somos bons. Bom é um só: Deus!

A misericórdia é a bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los, a ser usada de pessoa para pessoa: exercitando a virtude da misericórdia, ao nos mostrarmos misericordiosos. E ela vem dos valores cristãos em Deus para com os homens.

Esta forma é em geral realizada como providência a ser dispensada.

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.”

Podemos usar a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo, pois, a misericórdia de Cristo, pela qual, em seu retorno para julgamento a todos os homens, Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna.

O crente que se conduz se valores cristãos alcançará: Cristo derramará sobre você a verdade divina como o sol transmite luz às pessoas que despertam do sono.

Esmola é uma prática de valores cristãos:

Mateus 6.3 — Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,

4 — para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Os mais antigos manuscritos gregos apresentam o termo “justiça” em vez de esmolas.

Para o judeu as três obras principais de uma vida religiosa, as três colunas sobre as que se apoiava a boa vida, eram a esmola, a oração e o jejum.

Mateus 6.1 — Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 — Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Podemos entender, como o teólogo Kraeling, que o primeiro versículo é uma introdução mais ampla para as três discussões sobre dar esmolas (vs. 2-4), e junto com duas outras práticas cristãs da igreja primitiva (nascida judaica) e bíblicas, como : a oração (5-15) e o jejum (16-18), que o primeiro versículo inclui-se na prática da doação de esmolas.

No Sermão, Jesus não estava condenando dar a esmola, mas a forma hipócrita de dar para ser visto:

         Jesus condenava é:

- que quando qualquer destas três coisas se fazem com a única intenção de exaltar a quem as faz, perderam o mais importante de seu significado e valor.

Lucas 18:11,12 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana

Dar Esmola:

Alguém pode dar esmola, não porque realmente queira ajudar os necessitados, mas simplesmente para demonstrar sua generosidade, e para desfrutar pela gratidão de um semelhante e no louvor de todos.

Orar:

Também se pode orar sem que a oração esteja dirigida verdadeiramente a Deus, mas a outros homens. A oração pode ser nada mais que um intento de mostrar a própria piedade e apresentá-la como algo fora do comum, de tal modo que ninguém possa deixar de vê-la.

Mateus 6:16,17 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, ...

Jejuar:

E é possível jejuar, mas não procurando a bem da própria alma, nem para humilhar-se ante Deus, mas para a pessoa mostrar ao mundo que é esplendidamente disciplinada. Qualquer um pode praticar as melhores ações apenas para ser elogiado por outros, para incrementar seu prestígio e para demonstrar ao mundo que boa pessoa é. Mateus (William Barclay) 201

Continua Kraeling: observamos que uma releitura aceite os a leitura dos manuscritos mais antigos, que :“A doação caridosa era tão importante neste período que a palavra hebraica para ‘justiça’ adquiriu o significado de ‘dar esmolas

Assim o motivo pelo qual a prática de dar esmolas seja discutida e enunciada como base para Jesus apresentá-la como primeiramente aqui.

Hoje em dia a oração provavelmente receberia o primeiro lugar, e dar esmolas o último. Muito embora, não seja esta ordem verdadeira em muitas das nossas comunidades cristãs.

Atender aos pobres ou orar não tem sido fatores principais dos valores cristãos, substituídos gradativamente por muita hinologia, uso aqui um termo mais delicado, mas poderia usar outro mais forte, não o farei em respeito aos nossos leitores e a Igreja genuína.

O abismo entre o padrão do Sermão do Monte e o padrão da vida cristã convencional é tão grande que um visitante, que viesse  a conviver numa comunidade cristã atual, suspeitaria ter lido o Sermão errado ou visitado a comunidade errada.” McArthur citado no Comentário Beacon – Mateus – pag. 56; adaptado e compilado por Osvarela

Achei interessante a leitura realizada por traduções ou por santos homens de Deus e teólogos renomados do texto sobre a dificuldade humana de ser visto como piedoso ou benemérito e ter isto como mérito, quando na realidade a “esmola” é uma justiça para com os mais necessitados de alimento, teto, vestimentas e suprimentos básicos.

O “ego eimi” é um fator divino do homem compartilhado por Deus o verdadeiro Eu Sou. Mas, o desejo de parecer um “santo’ ou um bondoso, e não ser visto vem determinando a conduta condenada por Jesus no texto em tela. Egocentrismo deve ser substituído pelo joanismo: “ - que Ele cresça e eu diminua”.

                   Jesus acrescenta: “eu, porém, vos digo”. O grego é enfático quanto a este termo, do que o nosso idioma. Ele diz ego de lego hymin - “Eu, porém, vos digo”. Em grego, como no latim, o pronome está incluído na forma do verbo. Ele é expresso separadamente quando o que fala ou o escritor quer dar uma forte ênfase. Lego significa “Eu digo”. O ego (Eu) não só é acrescentado, mas também colocado em primeiro lugar.

John Wesley - “Atentem para não praticarem a vossa justiça perante os homens, para serem vistos por eles”.

Traduções mais recentes apresentam:

Berkeley “Tenham cuidado para não fazerem as suas boas obras publicamente para serem notados pelo povo”;

Weymouth “Cuidado ao fazerem as suas boas ações à vista dos homens, para atraírem seus olhares”;

NEB “Tenham cuidado para não fazerem uma exibição de sua religião diante dos homens”;

NTLH “Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros”.

E a tradução mais simples: “Não ostentem a sua piedade”.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16).

Não é negado a ninguém que suas obras sejam vistas, mas o que Jesus queria dizer é: “que (os outros) vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.

Não precisamos mostrar, mas as boas obras são palavras sem som. O fator principal é: “cumprir e ensinar os mandamentos. A ação deve preceder o ensino.”

Mateus no capítulo 5.16,17 demonstra: “A luz dos discípulos deveria ser as suas boas obras (16). Devemos brilhar de forma coerente com aquilo que professamos, e assim glorificamos a Deus. Louvar ao Senhor com a nossa vida é mais importante do que louvá-lo com aparência de “santidade” farisaica, no sentido de hipocrisia como destacado neste estudo com base no texto principal.

Queria que todos nós entendêssemos que a “esmola” é a mesma justiça, em forma de ajuda e misericórdia e obrigação para com o próximo.

Mateus 6:16,17 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, ...

Segredo da Justiça é a Justiça perfeita divina:

Mateus 6. 3 — Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,

4 — para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Este é o verdadeiro sentido e lição dos valor cristão e divino.

Jesus ressalta três vezes ao repetir a frase: "Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa" (Mat. 6:2, 5, 16). Podemos reler o texto e traduzir: "Já receberam a totalidade de seu  pagamento." Mateus (William Barclay) 202

Assim, os que agem como os fariseus hipócritas não têm mais nada a receber de Deus na eternidade, já obtiveram o que buscavam: a aclamação da sociedade. A receberam o pagamento da promissória ou fatura de suas “bondades” com esmolas. Como está no grego: o verbo grego apechein que significa, na terminologia técnica dos negócios, receber a totalidade do pagamento. Era a palavra que se escrevia nas faturas uma vez que já se efetuou o pagamento correspondente.

Não precisamos ter aclamação humana, mas devemos ter aprovação divina, com um final glorioso, por termos glorificado a Deus com nossas obras em secreto.

"Se seu único fim é obter as recompensas que o mundo pode dar, não há dúvida de que o conseguirá – mas então não deve esperar as recompensas que somente Deus pode dar."

É, portanto, cegueira espiritual o home que está disposto a buscar e apegar-se às recompensas temporárias, enquanto deixa escapar as recompensas da eternidade!

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.”

Fonte:

Apontamentos do autor

Comentário Beacon – Mateus

Dicionário Strong

Lição CPAD

Estudantes da Bíblia

Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger