sexta-feira, abril 21

Ídolos na Família - 2° Trimestre de 2023 - EBD Adultos Lição 04 CPAD

 Ídolos na Família - 2° Trimestre de 2023 - EBD Adultos

Lição 04 CPAD

Subsídio Pastor e Prof Osvarela
Texto Áureo

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!” (1 Jo 5.21)

Verdade Prática

A adoração a ídolos implica priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus.

Leitura Bíblica

Gênesis 31.17-19,33-35; Juízes 17.1,3-5

Gênesis 31

17 – Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,

18 – e levou todo o seu gado e toda a sua fazenda que havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.

19 – E, havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.

33 – Então, entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Léia, e na tenda de ambas as servas e não os achou; e, saindo da tenda de Léia, entrou na tenda de Raquel.

34 – Mas tinha tomado Raquel os ídolos, e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda e não os achou.

35 – E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira nos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho 0 costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.

Juízes 17

1 – E havia um homem da montanha de Efraim cujo nome era Mica,

3 – Assim, restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e de fundição; de sorte que agora o tornarei a dar.

4 – Porém ele restituiu aquele dinheiro a sua mãe, e sua mãe tomou duzentos moedas de prata e as deu ao ourives, a qual fez delas uma imagem de escultura e de fundição, e esteve em casa de Mica.

5 – E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o contexto no qual Raquel furtou os ídolos de seu pai Labão;

II) Explicar o cenário político-social de Israel quando Mica abraçou a idolatria;

III) Alertar acerca dos perigos da idolatria no seio familiar do povo de Deus.

Introdução: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!” (1 Jo 5.21)

1.      Vivemos uma geração que cria um ídolo por hora, ou por dia, ídolos de pés de barro que se derretem conforme a vontade dos que os elegem como ídolos.

É a geração da fama líquida.

Os ídolos de hoje estão por todas as casas, até mesmo nas igrejas e nos nossos altares.

Além destes, temos os ídolos físicos e materializados.

Na forma de objetos de adoração, fascínio pessoal, amuletos de toque e nos altares nas liturgias.

Temos nestes dias de fé líquida a egolatria – Eu faço, profetizo, determino etc.

2.     Vivemos dias de auto consagração.

Juízes 17:5,6 Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.

Alguns ou muitos tem-se feito sacerdotes, apóstolos e pastores com convicções próprias.

Após a epidemia – covid-19 – pensava-se que as igrejas estariam lotadas, mas o que assistimos hoje é um comodismo de crentes em terem suas próprias “igrejas” no lar.

 Fortaleza de 3,2 mil anos é encontrada em região descrita na Bíblia - Data e local de construção descoberta em Israel coincidem com relatos do Livro de Juízes, que narra batalhas sangrentas entre cananeus, israelitas e filisteus. Revista Galileu

Fortaleza de 3200 anos é encontrada em região descrita na Bíblia, em Israel (Foto: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority)

A.  Geopolítica nos idos dos Juízes:

O Livro de Juízes na Bíblia demonstra claramente a complicada realidade geopolítica e a luta pelo controle dos territórios durante o estabelecimento de novos poderes políticos na terra de Israel. "A fortaleza que encontramos oferece um vislumbre da realidade geopolítica descrita no Livro de Juízes, em que cananeus, israelitas e filisteus lutam entre si", disseram os especialistas.

Povos que ficaram em Canaã

“: Juízes 3.3 O Senhor Deus deixou alguns povos na terra para pôr à prova os israelitas que não haviam tomado parte nas guerras de Canaã. 2 Ele fez isso somente para ensinar todos os israelitas a guerrear, especialmente aqueles que nunca haviam estado numa batalha. 3 Os povos que ficaram na terra foram: os moradores das cinco cidades dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que viviam nos montes Líbanos, desde o monte Baal-Hermom até a subida de Hamate. 4 Eles ficaram para pôr à prova o povo de Israel a fim de que o Senhor visse se eles iam ou não obedecer aos mandamentos que lhes tinha dado por meio de Moisés. 5 Assim o povo de Israel ficou morando no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus. 6 E os israelitas casaram com essa gente e adoraram os seus deuses.” Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTH)

Depois da sua chegada a Canaã e do seu estabelecimento no território, como está descrito em Josué, as doze tribos ficaram de certa forma um pouco dependente dos povos que ainda ocupavam a terra. Cananeus e filisteus continuavam a sua luta para expulsar as tribos israelitas que se tinham infiltrado em algumas parcelas do seu território; e a conquista total da terra e o consequente predomínio dos israelitas sobre os povos locais ficará para mais tarde, no tempo de Davi (séc. X a.C.).

Depois da morte de Josué, por volta de 1200 a.C. (Js 24), as tribos ficaram sem um chefe que aglutinasse todas as forças para se defenderem dos inimigos estrangeiros.

B.  Região destaque:

Efraim - capital Samaria (1Rs 16,23-28), na região montanhosa de Efraim (Js 16). Nesse sentido pode ser lida também a identificação de Débora, que “habitava embaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim” (Jz 4,5).

Grupos GeoPolíticos

Identidentário.

Podemos ver Jz5.14-18, que apresenta dois grupos de tribos/clãs distintos. O primeiro grupo são as tribos/clãs que se uniram várias vezes para batalhas: Efraim, Benjamin, Maquir, Zebulon, Issacar e Neftali (v. 14,15 e 18). Zebulon é mencionado duas vezes (v. 14 e 18), Neftali aparece só no final.

Mas, as demais aparecem, em algum momento como aparentemente distantes de seus irmãos/clãs. Ruben, Gilead (Gad), Dan e Aser.

Atenderam primeiro as suas necessidades, e os motivos para não se juntarem nas lutas de seus irmãos: Ruben, porque ficou ocupado com o seu rebanho (“entre os apriscos” ou “entre os alforjes”); Gilead ficou descansando no além Jordão; Dan nos navios; e Aser junto ao mar.

Estes tempos são anteriores ao tempo saulida.

“E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. Este tinha um filho, cujo nome era Saul, ...” 1 Samuel 9:1,2

Dan aparece no culto de Mica.

Destacamos estes no sentido da posição à época dos Juízes.

A única autoridade constituída era a dos anciãos de cada tribo.

Estas pequenas tribos eram muito independentes entre si, e não era fácil congregá-las. Ficavam, assim, mais expostas aos ataques de filisteus, cananeus, madianitas, amonitas, moabitas, todos inimigos históricos de Israel.

O Período dos Juízes (em hebraico: שופטים, shôphaatîm ou shoftim), também chamado de Período dos Regentes é um período histórico do povo hebreu, que se estendeu entre 1390 a.C. a 1030 a.C.. Caracterizava-se pela liderança política, religiosa e militar de um líder que, por instrução divina, unificava e dirigia as Tribos de Israel principalmente em períodos de guerras

Juízes enfatiza: A missão principal é: “guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21).

3.     Mica – montando “casa de deus” no lar A idolatria no culto familiar

Naqueles dias não havia rei em Israel,...” Juízes 18:1

Este texto, curto, mostra a situação geopolítica em Israel nos dias dos juízes, ora se juntavam ao redor de um Juiz que Deus levantava para defendê-los, ora estavam uns contra os outros e/ou reféns de reis da região ou até mesmo de longe. Este texto marca até onde o povo de Deus decaíra dos princípios revelados na palavra do Senhor (cf Êx 20.4; Nm 3.10, etc.). Bíblia Shedd.

Mas, Deus já lhes orientara a serem Monoteistas, ou seja servir a um único Deus, e este era “Eu Sou, O Que Sou”, nos idos de Mica conheciam, mas desprezaram a Lei mosaica.

Embora o politeísmo (adorar a vários deuses) tenham em vários momentos estado em Israel, mesmo na época dos Reis. A visão Monoteísta para os hebreus se deu consolidada após o cativeiro Babilônico.

Êxodo 20:3-5  “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração, ...”

Juízes apresenta-nos uma época quando não havia rei em Israel (18.1) e cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (21.25). História escrita a partir de um ponto de vista religioso.

“Os caps. 17-21 distinguem-se dos demais do livro de Juízes. Não obedecem qualquer sequência cronológica. Os acontecimentos não tem indícios de data. A seção é um apêndice do livro.” Bíblia Shedd.

“A última parte do livro narra os problemas entre duas tribos. Dã falhou em tomar seu território, conseguiu migrar, mas erigiu um santuário.” Bíblia de Estudo Andrews.

Divide-se em três partes:

Primeiro: mostra a necessidade de haver líderes consagrados. Este livro é um triste comentário sobre a futilidade de se tentar fazer uma obra permanente para Deus com a ausência de uma forte organização central. Sem a liderança apropriada, o resultado é a confusão civil e o caos moral. Israel precisava de liderança contínua;

Destaque: a igreja de hoje precisa de um ministério ordenado, de obreiros e de ordenanças (1 Co 14.40).

Segundo: Este livro concentra nossa atenção na longanimidade de Deus. Se Jó enfatiza a paciência do homem, o livro de Juízes apresenta a paciência de Deus.

A nota principal desta obra é a desobediência. As expressões chaves são:

(a) fizeram os filhos de Israel o que parecia mal,

(b) a ira do Senhor se acendeu,

(c) os filhos de Israel clamaram ao Senhor e

d) levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os roubaram (2.11,14; 3.15; 2.16).

como Beacon diz: A palavra-chave é repetição. O esquema geométrico é um círculo.

                            Seis servidões e o mesmo número de libertações são registradas em detalhes “para aviso nosso” (1 Co 10.11).

(a) apostasia,

(b) servidão,

(c) aflição,

(d) oração,

(e) libertação.

Terceiro: o livro é um testemunho do fato de que, até mesmo em épocas de profunda apostasia, ainda existiam (existem) alguns que se apegavam (apegam) à fé e à adoração ao Deus verdadeiro (10.10-16; 1 Rs 19.18). Pode-se encontrar evidência para isso nas seguintes considerações:

(a) o tabernáculo foi mantido em Siló (18.31); Hoje significa: ter um local apropriado para congregar e ouvir a Palavra de Deus.

(b) pelo menos uma das festas anuais era celebrada (21.5); Hoje se mantendo Ceia do Senhor, batismo e Doutrina bíblica

(c) o ritual da circuncisão foi observado (14.3;15.18); traduzindo, hoje, manter a circuncisão do coração, santificado.

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

(d) os sacrifícios eram oferecidos (11.31; 13.15,16,23; 20.26; 21.4); Oferecer um culto vivo e uma adoração sincera nas nossas reuniões

(e) os votos com o Senhor foram mantidos (11.30; 13.5). Manter a aliança para com Deus nas diversas formas.

O escritor de Juízes, Samuel detalhe  o que acontecia anteriormente: roubo, mentira, religião carnal, imoralidade, etc.

A idolatria dentro de casa (Onde o homem anda segundo seus próprios conceitos), supõe a inexistência de diretrizes espirituais pela falta de cultuar sob um ministério sério sem veia idólatra humana ou aparente culto criado por nós mesmos.

4.    A apostasia sacerdotal - à apostasia dominante, os israelitas não estavam apoiando os levitas com os dízimos, como deveriam fazer. Uma vez que aos levitas não foi concedido território como às outras tribos, eles não podiam tirar seu sustento da própria terra como os demais. Haja vista, que a herança dos levitas era a de servirem ao Senhor na Sua morada, o tabernáculo (Dt 18.1-8; Js 13.14, 33; 14.3-4). Bíblia de Genebra.

Mica e sua mãe (este homem de Efraim) pertencente a um dos períodos em que a nação hebraica estava em um estado altamente desordenado e corrupto no texto bíblico sobre este episódio de Miquéias que está relacionado a Juízes 1:34, refere-se a sua fundação de um pequeno santuário próprio – uma representação em miniatura do tabernáculo de Siló – que ele abastecia com imagens modeladas provavelmente em imitação da arca e dos querubins.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

Mica e sua mãe pareciam ser sinceros em sua intenção de honrar a Deus, porém como muitos hoje, em seus lares misturam a fé com triste de ignorância e ilusão de estar prestando um culto caseiro, de liturgias próprias ou misturadas com o que ouvem ou assistem.

São apenas, divisivos (“Que provoca desagregação ou separação.”)que perseguiram uma comodidade, bem como a adoração de vontade que praticavam, que como Mica e sua mãe pode submeter os perpetradores à pena de morte. [JFB, aguardando revisão]

Corbã - 'Qualquer ajuda que eu poderia dar já dediquei a Deus como oferta', não está mais obrigado a sustentar seu pai. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus. Mateus 15:3-6

Mica (e sua mãe) usou de subterfúgios após tomarem “Corbã” e estabeleceu essa adoração por si mesmo, ele que havia roubado 1100 siclos de prata (cerca de 135) de sua mãe.

Mica montou um culto com idolatria em nome do Senhor, com fruto de desvios. Temos visto isso acontecer, com campanhas e mais campanhas evidentemente para a “Obra” e serem usadas para enriquecimento, embora estes construam “santuários” para amealhar amis ainda.

Isso é muito evidente nas palavras que ele falou para sua mãe (v. 2):

“Os mil e cem siclos de prata que foram tirados de ti (o singular לקּח refere-se à prata), sobre os quais você amaldiçoou e falou também em meus ouvidos (isto é, você proferiu a maldição de tal maneira que entre outros eu também a ouvi), eis que esta prata está comigo; eu a peguei”. אלה, jurar, usado para denotar uma maldição ou maldição (compare com אלה קול, Levítico 5:1).

Sua mãe o elogiou por isso – “Bendito seja meu filho de Jeová”, “Santifiquei a prata da minha mão ao Senhor (corbã) para meu filho, para fazer uma imagem e uma obra de fundição”.

Cuidado!

Mães que acolhem erros de culto dos filhos achando que por si mesmas poderão anular o efeito do erro cúltico de filhos ou da família. Depois podem descobrir que é tarde demais e a idolatria se instala na casa dos filhos de forma final.

Embora sacerdotes do lar, qual é o verdadeiro culto que devemos oferecer ao Senhor?

Um culto sem idolatrias e sem preferencias ao encobrir em nossas casas um “culto” diferenciado, com ídolos que criamos e pensar que estamos oferecendo um culto ao senho, inclusive como no caso de Mica com “desfalque” no que ofertamos a Deus. Não estou dizendo da oferta monetária, mas sim a oferta sacrificial de adoração ou fruto de nossos lábios.

O termo perfeito הקדּשׁתּי não deve ser tomado no sentido do mais perfeito, “eu o santifiquei”, “eu o santifiquei, declaro com isso que o santifico”. “E agora eu te devolvo”, ou seja, para se apropriar da tua “casa de ‘deus’”. Comentário de Keil e Delitzsch

Efraimita, cuja vida é descrita em Jz 17 e 18. o seu único pensamento é possuir o favor de Deus (Jz 17.13), mas ele é tão ignorante do que prescreve a Lei que a sua casa está cheia de ídolos, escolhendo para os serviços religiosos um sacerdote não autorizado, primeiramente uma pessoa de sua família, e depois um levita, que não era da linha sacerdotal. A narrativa claramente mostra a que grau de desmoralização alguns dos levitas tinham chegado.

Um sacerdote itinerante venal e amante de dinheiro, embora necessitasse de seu sustento, pois o povo sem uma liderança e afastado de Siló não atendia as ordenanças da Lei quanto os direitos dos levitas serem sustentados.

Mas, o escolhido de Mica era amante de dinheiro, leia;

                   “dez siclos de prata (ARA; NVI: “cento e vinte gramas”). A oferta de um salário, com moradia, roupas e comida ia além do limite de resistência desse levita (v. 11). Fica claro que as considerações materiais fundamentaram sua decisão, pois posteriormente aceita uma oferta ainda mais atraente (18.19, 20)”

Aquele levita que, depois de servir a casa idolátrica de Mica, veio a ser o primeiro sacerdote de outro sistema religioso, em que o Senhor não tinha parte, era neto de Moisés, porque aqui neste texto, o nome de ‘Manassés’ (Jz 18.30) foi grafado como Manassés, em substituição a ‘Moisés’, obvio que o escritor preservava o Homem que falava face a face com Deus.

5.    Cuidado! O ídolo caseiro pode se tornar ídolo de um povo

Juízes 18:29-31 E chamaram-lhe Dã, conforme ao nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel; era, porém, antes o nome desta cidade Laís. E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló.

A idolatria de Mica e seu deus caseiro levou a confronto e roubo da imagem que fizera e acabou contaminando a Terra.

Leva a divisão de sua casa, e inicia disputa interna. Perpetuação da idolatria por muitas gerações. Pode levar a acusações e ataques que podem trazer morte sobre ti e tua família.

Leva ao cativeiro, mesmo que seja aparentemente tardio.

6.   Substituindo Deus por ídolo:

Cuidado com os ídolos em tua casa, além de serem furtados podem desencadear uma disputa no lar e seguir amaldiçoando tua parentela! Osvarela

A idolatria anda junto com a mentira e ganância

Gênesis 31.19;33-35 – E, havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha. Então, entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Léia[...] entrou na tenda de Raquel. Mas tinha tomado Raquel os ídolos, e [...] assentara-se sobre eles[...]porquanto tenho 0 costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.

מסכה - maccekah; n. f. ato de derramar, libação, metal fundido, imagem fundida, oferta de libação - libação (com sacrifício previsto na aliança) - metal fundido, imagem fundida, deuses fundidos;  tecido, coberta, véu, tecido trançado

פסיל - p ̂eciyl; n. m. imagem, ídolo, imagem esculpida

Pesel e massecah (imagem e trabalho fundido) são unidos, como em Deuteronômio 27:15.

Pesel significa uma imagem idólatra, seja ela feita de madeira ou metal. Massecah, por outro lado, significa um fundido, algo derramado;, é quase exclusivamente restrito ao bezerro fundido por Aaron ou Jeroboam. É geralmente conectado com עגל, o que torna possível e natural, que as duas palavras juntas podem demonstrar uma semelhança de Jeová

Lembro o episódio no Sinai, Aarão fez uma representação de Jeová na forma de um bezerro fundido.

Porém, em Juizes 18:17-18, a massecah é separada da pesel, de modo a sugerir a possibilidade de serem dois objetos distintos.

Mas como dificilmente podemos supor que a mãe de Mica tinha duas imagens de Jeová feitas, a não ser que a massecah era algo pertencente à peste, ou imagem de Jeová, mas ainda distinta dela – em outras palavras, que se referia ao pedestal onde estava a imagem fundida. A combinação האפוד פּסל (o éfod-pesel) a imagem pertencente ao éfode.

A peste era de qualquer forma a coisa principal, como podemos inferir claramente do fato de que é colocada na primeira fila entre os quatro objetos do santuário de Miquéias, que os danitas levaram consigo (Juízes 18:17-18), e que nos só a peste é mencionada em conexão com o estabelecimento da adoração da imagem em Dan. Além disso, não pode haver dúvida de que a peste, como representação de Jeová, era uma imagem de um touro, como o bezerro de ouro que Aarão tinha feito no Sinai (Êxodo 32:4), e os bezerros de ouro que Jeroboão criou no reino de Israel, e um dos quais foi criado em Dan (1 Reis 12:29). [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

Mica… veio a ter uma casa de deuses.

Juízes 17:7-10 E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali. E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho, Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente. Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.

אב, pai, é um título honroso dado a um sacerdote como amigo paterno e conselheiro espiritual.

A irregularidade na sagração do levita - Juízes 18:30 idêntica a ;”E os filhos de Dã levantaram para si imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes na tribo de Dã, até o dia do cativeiro desta terra.”

Mica consagrou ao levita – hebraico, “encheu sua mão” – deu o valor pdido -. Este ato de consagração não foi menos ilegal para Miquéias do que para este levita receber

Ele podemos inferir, parece ter construído um santuário (literalmente, “casa de Deus”) para abrigar os ídolos de prata.

E ao ter um levita sagrado por ele mesmo sua consciência, assim como oo uso do dinheiro e construções de ídolos aplacava sua mente como se estivesse atendendo os preceitos de Deus.

O santuário ilegítimo, não autorizado pelo Senhor, era completo, com uma estola sacerdotal (ver nota sobre 8:27) e um sacerdote.

Até arranjou um sacerdotes andarilho/itinerante, que veio completar a sua “casa de deus”. Uma pessoa de uma disposição itinerante ou hábitos instáveis.

A idolatria leva a seguir sacerdotes andarilhos sem nenhuma responsabilidade, ávidos, apenas, por um punhado de moedas e comida, qualquer lugar eles param e ficam dominando os crentes. O itinerante – alguma coisa parecida com hoje - receberia, além de seu conselho, um salário de dez shekels de prata, equivalente a 25 xelins por ano.

7.     Ídolos– no original hebraico terafins

(compare com Gênesis 24:10-61; Gênesis 30:27.30 Gênesis 24:59,60 Gênesis 31:42-53 Josué 24:2; 31; Juízes 11:1129; Juízes 17:45; 31; 1Samuel 19:13; Ezequiel 21:21; Oséias 3:4).

a.    Ídolos na família de Labão!

Raquel e os ídolos de seu pai Labão!

תרפים - t ̂eraphiym; n. m. idolatria, ídolos, imagem(ns), terafim, ídolo familiar; um tipo de ídolo usado em santuário ou culto doméstico

Raquel leva os terafins da casa de seu pai, talvez esperando que aqueles poderiam lhe trazer a benção dos filhos, curando sua esterilidade;

Ou até mesmo, os levou para que estes terafins não fossem consultados para indicar a direção da fuga do seu grupo com Jacó. O terafim naquela região e época era empregado na adivinhação. Os terafins, neste caso seriam como ídolos de consulta.

Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 19:4

Labão servia a outros deuses terafins, mas Deus lhe avisou sobre Jacó.

Gênesis 31.29Tenho poder em minhas mãos para fazer mal a vocês, mas ontem à noite o Deus do pai de vocês me falou: 'Cuidado! Não fale a Jacó nem bem nem mal'.

Muito embora, Raquel não conhecesse este texto, e fora iniciada em sua casa, nesta adoração, assim como Abrão fora criado em meio a ídolos.

Deveria estar ciente de que Jacó neto de Abraão tinha outro costume (Gn. 28)em servir a um único Deus (... ,o Deus de meu pai, ...), embora,  noção de que o Deus de Israel era o único Deus só se consolidou no meio Abraãmico tempos depois, e muitos personagens importantes das Escrituras tiveram esposas que adoraram terafins, ídolos postes, etc.

b.   Valor do ídolo caseiro

Há correntes teológicas que apontam para o valor dos terafins, primeiro como herança familiar, que ela como a filha primogênita teria direito pois os terafins (provavelmente por avareza), já que as imagens eram feitas de metais preciosos (Pererius).

Conclusão:

Não deixemos os ídolos deste século nos dominarem, nem entrarem nas nossas mentes e em nossas casas.

Busquemos servir ao Senhor sob uma liderança, Igreja, séria e comprometida com a Unidade Cisto/Igreja, movidos pelo Espírito Santo.

Não deixemos Mica ou Raquel nos colocarem em situação de perigo e morte espiritual.

“A adoração a ídolos implica priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus.”

Fonte:

https://biblia.com.br/dicionario-biblico/m/mica/#:~:text=Filho%20de%20Meribe%2DBaal%2C%20ou,chamado%20Mica%C3%ADas%20em%20Ne%2012.35.

Dicionário Bíblico Strong; Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong; © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil

As “Tribos de Israel”! Memórias remanescentes em Juízes 5,14-18 - The “tribes of israel”! - Remaining memories in Judges 5,14-18; José Ademar Kaefer** Doutor em Sagrada Escritura pela Universidade de Münster, Alemanha; (https://portal.metodista.br/arqueologia). 

Luan, editor do Apologeta

Comentário Beacon Juízes – Clyde Rydall

Juízes 17 – Comentários Selecionados By Jeferson Quimelli

Apontamentos do autor

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Lição CPAD 2º trimestre 2023

Citações (compiladas ou não) no corpo do Texto

Dicionário Strong

O Livro dos Juízes - Pe. Leandro Paulo do Couto

Período dos Juízes, Artigo: Discussão - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTH)

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