domingo, maio 14

O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA LIÇÃO 7 2º TRIMESTRE 2023

 O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA

LIÇÃO 7 2º TRIMESTRE 2023

Subsídio Pastor E Professor Osvarela

Texto Áureo

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16

Leitura Bíblica: Rute 1:1-14

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;

E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.

E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,

Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.

E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.

O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.

E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?

Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,

Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.

Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

Prática

A fé cristã exalta o amor familiar e, mais especificamente, o respeito e a honra entre nora e sogra, bem como genro e sogro.

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o contexto de crise socioeconômica na Judeia, somado ao drama familiar causado pelo luto de Noemi e Rute

II) Identificar que a união de fé entre nora e sogra foram cruciais para a superação das adversidades inerentes à vida;

III) Refletir sobre como, ao honrar sua sogra, Rute gerou bons frutos para toda a família, repercutindo até mesmo na linhagem do Messias;

IV) Enfatizar as bênçãos de Deus a partir do relacionamento entre nora e sogra.

Introdução:

..., um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. Rute 1:1-4


Descrevendo a síntese:

Nora politeísta ama sogra monoteísta e abandona seus deuses.

Rute nasceu em Moabe, país vizinho a Israel, onde hoje se localiza a Jordânia. A origem dos moabitas é tão terrível quanto os seus deuses. Esse povo foi fruto do incesto praticado entre Ló e sua filha mais velha.

Os moabitas eram politeístas. Entre seus principais deuses, estava Quemos, que era representado pela figura de um homem com cabeça de touro que segurava uma criança no colo. Não raro, eles sacrificavam seus filhos a ele.

Rute entrou para a história do povo de Israel ao se casar com um dos filhos de Elimeleque e Noemi, um casal hebreu que se mudou para Moabe.

Elimeleque e seus dois filhos morreram. Assim, Rute, sua cunhada e sua sogra ficaram viúvas.

Noemi aconselhou suas noras, Ophra e Rute a voltarem para suas famílias de origem, para seu povo, mas Rute insistiu em permanecer com a sogra, apesar da pobreza, viuvez e falta de perspectiva. Juntas, Noemi e Rute voltaram para Belém (Israel).

                            Rute cresceu vendo crianças sendo sacrificadas em nome de uma religião e de um deus impiedoso que cobrava alto para "beneficiar" seu povo.

Localização dos eventos

Belém de Judá distante cerca de 127k da região daMoabe de onde elas partiram.

Moabe - Moabitas

Situação da Palestina durante o evento da saída de Elimeleque.

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe.

Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um povo que estava freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a oeste. Durante o início do período dos juizes, os moabitas, no reinado do rei Eglom, invadiram o oeste de Canaã, tomaram Jericó, a “cidade das palmeiras” e oprimiram o povo de Israel durante dezoito anos. No fim deste período, Eúde, um benjamita, assassinou Eglom no seu palácio, expulsou os moabitas novamente para este e livrou o seu povo da opressão.

Mais tarde, durante uma época de fome que assolou o oeste da Palestina, Elimeleque, um cidadão de Belém, mudou-se para Moabe, onde os seus dois filhos casaram com duas mulheres moabitas - Orfa e Ruth.

Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, e que aparece como personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome.

Origem dos Moabitas:

A Biblia em Gênesis 19.30-38, mostra a origem o povo Moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha de Ló, Sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra. Depois de ser tirado de Sodoma pelos anjos, Ló não achou mais lugar para viver nas cidades, especialmente Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma caverna.

Origem por Incesto:

A filha mais velha de Ló em uma conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai, coisa que o povo da época, levava muito a sério. Elas embebedaram o pai e as conceberam cada uma, um filho do próprio pai. A mais velha gerou Moabe, origem do povo Moabita.

Cronologia deste evento

~10 anos

Personagens:

Belém: Casa do pão

Elimeleque: Meu Deus é rei

Noemi Sua mulher: Prazer, doçura

Seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus

Malom: Enfermo

Quiliom: Saudade, sonho, ilusão

Orfa: nora,Cervatillo- amor superficial

Rute: nora, Beleza, formosura

Rute

Significado dos nomes:

Elimeleque: significa “meu Deus é Rei”, "o Senhor é Rei". Na Bíblia, Elimeleque era marido de Noemi, sogra de Rute.

Malom (em hebraico: מחלון) e Quiliom (em hebraico: כליון) foram dois irmãos mencionados no livro de Rute. Eles foram os filhos de Elimeleque

‘Quem é você?’, perguntou ele. ‘Sou sua serva Rute’, disse ela. ‘Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.’ Rt 3:9

Noemi (נעמי  - No‘omiy- n. pr. f. Noemi = “minha delícia”:  É graciosa, doce, amável, do hebraico no'ami. Variações: Noêmia, Naomi.

Quiliom: Esse nome que também pode ser Chilion, vem do hebraico Killayon, que significa "falha", "aniquilação", derivado do verbo kala, que quer dizer "chegar ao fim". Quiliom ganha o sentido de "aquele que falha", "aquele que aniquila", "homem que chega ao fim, a finalidade". Quiliom é citado na Bíblia como o irmão mais novo de Malom, filhos do casal Elimeleque e Noemi, que se mudam para Moabe. Chegando nesse local, Malom se casa com Rute e Quiliom com Orpah.

Malom (Machlown- מחלון): significa “doente” "adoentado", "enfermo" ou "enfraquecido". Originalmente em hebraico o nome é escrito da seguinte forma: מחלון

Rute (Ruwth - רות): Vem do hebraico Ruth e quer dizer, amizade, amiga, companheira. Outra interpretação é bela, beleza. Também pode trazer a ideia de ‘aquela que é bela de se ver‘. Este título remete à imensa facilidade em fazer amigos e expor suas ideias, além de ser extremamente leal e buscar seus objetivos com persistência.

Orpah: O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de Jerusalém).

Origem do primeiro nome Orpha

'orpah >Hebraico bíblico

Orpha >Bíblico

Árvore completa do primeiro nome Orpha

'orpah >Hebraico bíblico

Orpah >Bíblico

Oprah >

Orpha >Bíblico

Orpha >Inglês

Rute, Noemi e Orfa fizeram uma reunião plenária da sociedade de mulheres para tratar de alguns assuntos fundamentais: fome, enfermidade, morte, casamento, felicidade, amargura e amizade. O livro de Rute, que inclui a ata dessa reunião, retrata o drama existencial de mulheres que tiveram que fazer opções radicais em sua vida. Três mulheres e três visões de mundo. Três mulheres e três estilos de vida. Três mulheres e três projetos distintos. Seus nomes, Orfa, Noemi e Rute, denunciam seu caráter e seu carisma.

A história de Rute e Noemi, destaca a posição de cada personagem, sob a ótica de escolhas pessoais. Muito embora, as noras tenham sido liberadas por Noemi, Orfa fez a escolha pessoal de deixar de seguir a sua sogra. Fez a escolha do eu necessito ver as minhas coisas.

Temos então a escolha do “EU” A Bíblia não condena a atitude individualista de Orfa.

A mais jovem, Orfa chamada, tinha o projeto do “EU”. O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de Jerusalém). Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de Noemi, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua felicidade.

Outros dizem que Orfa representa o “vigor da juventude”. E é próprio dos jovens um certo egoísmo. Uma preocupação com a satisfação pessoal em detrimento dos demais. Como muitos jovens, Orfa foi em busca da sua felicidade, ainda que isso custasse a infelicidade de suas amigas.

Rute tinha outros projetos de parceria com sua sogra Noemi, deixou, até mesmo seus deuses e considerou que neste ponto de sua vida ela deveria apoiar aquela que foi sua sogra e que lhe abrira as portas de uma nova família e talvez, em honra do nome de seu marido, prosseguiu com Noemi num projeto de Nós, ou de olhar a necessidade do outro e dizer “Tu” (tendo a empatia com as necessidades e amarguras de Noemi, agora uma viúva sem filhos e sem direitos diante da sociedade patriarcal, na dependência de um remidor do nome e honra da sua família

Assim, Rute inicia o Projeto TU e o Projeto Nós.

Felizmente, o texto nos apresenta Rute que, em hebraico significa “amiga”. E esse é seu carisma. Rute não está interessada em ser feliz sozinha. Para ela, só vale a pena ser feliz, se todas, forem felizes juntas: “o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus, aonde você for eu vou, onde vê viver e morrer, ali viverei e morrerei também (vd. V. 16-17). Esta declaração universalmente conhecida demonstra no seu interior uma Rute que é abençoada e sai de uma maldição de seu povo.

A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.) e em nomes próprios tais como Kammusunadbi e Kamashaltu, já anteriormente mencionados. Em Nm 25:3 e noutras passagens, Baal de Peor é mencionado provavelmente como uma deidade moabita local. O nome da deusa Ashtar também é mencionado na Pedra Moabita e na coluna de Balu‘a, encontrada em Balu‘a e apresentando um deus semelhante a uma deidade egípcia. 2Rs 3:27 confirma que os moabitas ofereciam, ocasionalmente, aos seus deuses alguns sacrifícios humanos.

O projeto do “Nós” nos mostra que a felicidade só é completa quando todos dela participam.

Rute fez Noemi feliz e por ela esta pode ser novamente ser alguém na sociedade e o melhor iniciou algo que estava no Plano de Deus, ao observar os conselhos da sua sogra obteve uma melhor posição diante de Israel. E por esta posição do projeto “Tu” e “Nós” veio a ser partícipe importante do Plano messiânico.

Rute mostra-se além das condições, para ela o que Noemi passasse (ela não tinha nenhuma garantia de moradia e financeira) estaria junto da sogra.

Um exemplo de comunicar com as necessidades familiares, independente de cada situação.

Algumas noras, ao obterem um padrão de vida melhor do que da sogra até evitam de visitar a casa da sogra, ou até mesmo impedem seus esposos de doar algo a sogra!

Por Rute, Noemi teve seu nome de volta, por:

Boaz é um nome masculino de origem hebraica e bíblica que possui os significados de “rapidez” e “força”. Este nome aparece como um personagem citado do Antigo Testamento das escrituras sagradas no livro de Rute e em I Crônicas. Boaz pertencia à tribo de Judá e seria posteriormente o bisavô do rei Davi.

A relação de nora e sogra

No livro de Rute que, aparentemente, poderia ser o livro de Noemi, encontramos duas relações de nora e sogra

A primeira a ser destacada é Orpha – a que após a viuvez aceita o conselho de Noemi:

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.

O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.

Primeiramente as duas aceitaram seguir Noemi:

E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?

Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,

Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.

Após as condições de dificuldades em segui-la uma voltou atrás e beijou em despedida sua sogra Noemi

Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra,

Uma se determinou a não abandonar sua sogra:

“, ... porém Rute se apegou a ela.”

Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Rt 1.15

Mutas vezes as noras deixam sua sogra pois acham que aquelas serão desamparadas ou se colocarão sob dificuldades e abandonam sua sogra para viver longe da mesma.

Aqui, estou falando literalmente aquelas que mesmo casadas preferem a distância da sogra, é só pensam em si mesmo, a síndrome do EU.

A realidade da sociabilidade para formação das famílias fez surgir uma relação entre pessoas, não consanguíneas e sem aliança oficial, mas que são obrigadas a conviverem num ambiente familiar, destarte suas culturas, religiões ou outros costumes, pela relação estabelecida de convivência, á partir, do elo comum, que é o marido (esposa)/filho(a).

Porém, aparentemente, a sociedade destaca a relação marido/filho.

E geralmente, com idades diferenciadas, uma mais nova e outra com idade superior e que tem mando sobre o aparceiro da outra que se aliou a sua família.

“No entanto, entre duas pessoas que se relacionam, existe um sistema de valores e uma cultura própria que cada indivíduo, traz consigo de sua família. Woortmann ilustra essa idéia dizendo que: "Quando você se casa com uma mulher, você se casa com uma família" (1987, p.155).

Há um estereótipo quase que mundial em que em certas culturas a mais idosa da relação familiar sempre dará orientações e/ou insistirá para que a mais nova se molde aos seus costumes. Se formou uma relação com muitos preconceitos de tal forma que nora/sogra são discutidas em todos os ambientes sociais.

A literatura define a relação sogra-nora (Rossi, 1994) como uma relação interpessoal que ocorre dentro do casamento, no qual se configuram e se estabelecem, formalmente, os papéis destas duas mulheres. Elas passarão então, a pertencer à mesma família, já que a nora se casou com o filho de sua sogra. Essa é uma relação de parentesco obrigatória e necessária, na qual sogra e nora são oriundas de famílias diferentes, possuindo hábitos, valores e crenças, muitas vezes, incompatíveis. A princípio, elas só possuem uma coisa em comum, que é o marido/filho. Porém, com o tempo, passam a estabelecer algum tipo de relação que pode ser prazerosa, gratificante ou hostil e competitiva.

         Obs.: relações entre sogras e noras podem ser especialmente conflituosas também por serem relacionamentos que não foram escolhidos pelas partes, e sim consequências de uma decisão feita por uma terceira pessoa – no caso, o filho.

Interessante que o sogro não é motivo desta tensão interpessoal estabelecida na relação filha/pai. Em geral, se torna um pai, com um filho ou filha, a mais.

Obs.: O estudo apontou ainda que as mães também relatam ter mais desavenças com suas noras do que com as próprias filhas. Por outro lado, os pais surpreenderam os cientistas ao contarem ter mais conflito com as filhas do que com as noras. Para os pesquisadores, isso pode acontecer pelos relacionamentos delas introduzirem um novo homem na família, o que seria motivo de tensão, ao menos no início, pelos participantes pais.

Independente de sogras e noras morarem juntas ou separadas, geralmente ocorrem conflitos entre elas, podendo até trazer conseqüências para a vida do casal.

No caso em tela Rute/Noemi, a família fracassada e sem renda voltava para o lugar da Noemi, a sogra. Em geral a dependência financeira, determinaria que Rute voltasse aos seus pais ou familiares, como fez Orfa.

A jornada de Noemi foi uma jornada de miséria e perda, Rute preferiu ser ajudadora da sogra!

“cientistas conduziram um questionário com cerca de cem pessoas, e comprovaram que tanto mulheres, como homens, têm um relacionamento pior com as sogras do que com as próprias mães. Segundo os responsáveis pelo estudo, isso pode acontecer por mães e pais terem uma tendência genética a tomar o lado dos filhos, ainda que de forma subconsciente.”

Continua

Fonte:

( https://www.nomesbiblicos.com/rute/ )

Luiz Carlos Ramos - Rudge Ramos, 11.3.2002 Universidade Metodista; Metodista Newsletter

(https://metodista.br/newsletter)

https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/

A História de Rute na Bíblia; Daniel Conegero

Bíblia online

Dicionário Strong

Dicionário Bíblico

Lição CPAD 2 Trimestre 2023

https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/

https://povosdaantiguidade.blogspot.com/2010/03/moabitas.html Valter Pitta

Sogra-nora: como é a relação entre estas duas mulheres? Mother-in-law and daughter-in-law: how is the relationship between these two women? Giuliana ChiapinGreicy Boness de AraújoAdriana Wagner, 13/05/2023 às 22:31h

De Moabe à Belém: A jornada transformadora da Rute; 18 de dez. de 2019; (https://www.redegospel.tv.br/post/de-moabe-%C3%A0-bel%C3%A9m-a-jornada-transformadora-da-rute)

(https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/sogra-nora-pesquisadores-encontram-uma-explicacao-psicologica-para-eterno-conflito-25480214)

(https://silo.tips/download/palavra-viva-livro-de-rute)

https://pt.surnameanalysis.com/Orpha-origem-do-nome.html

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger