O Pecado Corrompeu A Natureza
Humana
Lição 10 CPAD - 9 de
março de 2025
Subsídio
pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
“Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 3.23).
Prática
O pecado é um elemento real na
vida de todas as pessoas desde o ventre materno.
Leitura Bíblica
Gênesis 3.1,6,7; Romanos 5.12-14.
Gênesis 3.1 — Ora,
a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus
tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de
toda árvore do jardim?
6 — E,
vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 — Então,
foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas
de figueira, e fizeram para si aventais.
Romanos 5.12 — Pelo
que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 — Porque
até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo
lei.
14 — No
entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que
havia de vir.
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a doutrina bíblica do
pecado e sua extensão;
II) Mostrar a heresia que nega o
advento do pecado;
III) Pontuar o perigo dessa
heresia para a vida do crente e da Igreja.
Texto apoio: Romanos 5.20,21 ... onde o
pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o
pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida
eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
I - Transcrição
Transcrevemos parcialmente o
Capítulo sobre o pecado da nossa Declaração de Fé das AD’s ligadas
convencionalmente a CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus.
CAPÍTULO
IX. SOBRE O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
CREMOS,
professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão da Lei de Deus: “porque o
pecado é a transgressão da lei” (1 Jo 3.4 – ARA), ou seja, a quebra do
relacionamento do ser humano com Deus. Há diversos conceitos bíblicos tanto
para designar o pecado, tais como rebelião e desobediência,1como suas
consequências, quais sejam: incapacidade espiritual, falta de conformidade com
a vontade de Deus em estado, disposição ou conduta e corrupção inata dos seres
humanos: “não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque” (Ec
7.20); “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).
Atanásio, um dos pais da Igreja, dizia que o pecado é a introdução dentro da
criação de um elemento desintegrador que conduz à destruição e que somente pode
ser expelido por meio de uma nova criação. Daí, a necessidade do novo
nascimento. A universalidade do pecado é confirmada em toda a Bíblia e
comprovada pela própria experiência humana.
“Porque tudo o que há no
mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos
olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1 João
2:16
O pecado se inicia pelos olhos,
sobe a mente e atinge a alma e corrompe o espírito humano, a Escritura nos
ensina como combater e como agir, nestas circunstâncias.
“Digo, porém: Andai em Espírito,
e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16
II – Definindo Pecado:
Pecado αμαρτημα
significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações
particulares como atos isolados de desobediência a lei divina. “pode ser
definido como a perda de um alvo ou objetivo: é, então, αμαρτια (hamartia),
ou αμαρτημα; o avanço sobre ou a transgressão de uma linha: é então παραβασις
(parabaino); a desobediência a uma voz: neste caso é παρακοη; a queda onde
alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα ignorância
daquilo que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα; a redução
daquilo que deveria ter sido feito em plena medida, que é ηττημα; a
não observância de uma lei, que é ανομια ou παρανομια.”
αμαρτια significou originalmente
o que erra o alvo. Quando aplicado a algo moral, a ideia é similar: desvio do
verdadeiro fim da vida, por isso, usado como um termo geral para pecado.
Significa tanto o ato de pecar como o resultado, o pecado em si mesmo.
O Pecado, age sobre o homem por
ser um membro do Reino Parasita do Mal, sendo o homem um elemento no qual ele
encontra espaço para atuar, assim como um parasita atua em um ser vivo para destruí-lo
e corromper sua formação original.
A- Introdução
A - Etimologia:
Definições de palavra neste
estudo, para ajudar a entender sua origem inicial(étimo).
φθορα - phthora; n.
f. corrupção, destruição, aquilo que perece; aquilo que está sujeito à
corrupção, que é perecível; no sentido cristão, sofrimento eterno no inferno; no
NT, num sentido ético, corrupção, i.e., decadência moral
διαφθορα - diaphthora;
n. f. corrupção, destruição; no NT aquela destruição que é efetuada pelo
decomposição do corpo após a morte
διαφθειρω - diaphtheiro;
v. mudar para pior, corromper - de mente, conduta; destruir, arruinar; consumir
- de vigor e força corporal - do verme
ou traça que devora provisões, roupas, etc. - destruir, matar
πονηρια - poneria;
n. f. depravação, iniqüidade, corrupção; malícia; propósito e desejos maus
περισσεια – perisseia;,
n.f. resíduo, resíduos: corrupção que
permanece num cristão, proveniente de seu estado anterior à conversão; Usado
pelos gregos para descrever o excesso de cera em seus ouvidos.
Ζυμη - zume; n .f.
fermento; metáf. de corrupção intelectual e moral inveterada, vista em sua
tendência de infectar os outros.
Fermento é aplicado àquilo que,
mesmo em pequena quantidade, pela sua influência, impregna totalmente algo;
seja num bom sentido, como na parábola Mt 13.33; ou num mau sentido, de
influência perniciosa, “um pouco de fermento leveda toda a massa”
משחת - mishchath
ou משחת moshchath; n. m.
desfiguramento (da face), corrupção
μολυνω - moluno; v.
poluir, manchar, contaminar, sujar - usado no NT para aqueles que não se
mantiveram puros da corrupção do pecado, mas se contaminaram pela
fornicação e adultério
B - Início de tudo:
A Bíblia informa que Deus criou o
homem reto (Gn 1. 31; Ec 7. 29), mas a queda de Adão trouxe uma complicação ou
seja mudou tudo quando pecou. Mas não era para ser assim. Sendo criados
perfeitos e, portanto, refletindo a perfeição da imagem de Deus em sua alma,
Adão e Eva também eram livres para obedecer ou não. O evento histórico do
pecado do primeiro habitante racional sobre a terra é chamado pelos teólogos de
queda (Gn 3. 1-24). A Escritura quando se refere a esta má conduta de Adão e
sua conseqüência, os termos usados são; quebra do pacto, pecado, morte ou
transgressão (Os 6. 7; Rm 5. 12; 15; 1 Co 15. 21).
C - Corrupção – é algo
que degenera as características primarias e iniciais que formam a matéria
atingida, no caso do homem a Bíblia deixa claro que o home tricotômico foi
atingido em alguns espaços de sua formação – espírito e corpo.
Genesis 3. 15,19 E
porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente;
esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei
grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e
o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão
disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que
te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti;
com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e
cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do
teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste
tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
No texto de Genesis no instante
marcante da entrada do pecado no mundo dos mortais, é neste texto que podemos
verificar as deformidades que o pecado vai trazer aos envolvidos no ato pecaminoso:
Mulher - Multiplicarei
grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e
o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Homem – Cansaço
- No suor do teu rosto comerás o teu pão; a inferência neste
texto se refere a forma como o homem que foi criado para trabalhar, porém, sem
esforço, o pecado corrompendo a formação física do homem trouxe o cansaço como
uma forma de corrupção do corpo humano, que embora tenha sido criado pelas mãos
do Criador, o foi criado ‘imago Dei’, mas na forma sem eternidade, com
possibilidade de eternização, na forma de longevidade de dias, trazendo o
espectro da morte ou a corrupção final do ser humano. O
trabalho árduo foi a porção do homem, que não levou a morte, mas mitigou com a
pena do trabalho árduo. A vida que era fácil se tornou árduo, O lavrar a terra
que era fácil, se tornou difícil.
- cessação da vida humana
- até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto
és pó e em pó te tornarás
A moralidade atingida mostra a
corrupção:
C.1- A Questão da moralidade, pós
queda:
Vergonha -
Após o pecado foram dominados por um sentimento de vergonha. v.7
Não pensemos que antes da queda o
homem não sabia que estava nu. Adão e Eva tinham plena consciência da nudez,
mas não tinham vergonha. Gênesis 2:25
“Então foram abertos os
olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de
figueira, e fizeram para si aventais” Gênesis 3:7.
Antes tinham consciência da
nudez, mas não tinham vergonha.
Gênesis 3 não é um passo do
progresso humano, mas uma queda.
“A corrupção
advém de um desejo: O ponto da narrativa da "queda" em
Gênesis é apontar para o desejo humano de autonomia de Deus. "Conhecer o
bem e o mal" é se tornar o determinador do bem e do mal; é decidir por si
mesmo o que é certo e errado e não se submeter a nenhuma lei externa. Em suma,
buscar o conhecimento do bem e do mal é desejar a emancipação de Deus; é querer
ser "como Deus".” REFORMED DOGMATICS - Volume 3: Sin and Salvation in
Christ by Herman Bavinck
“Ora um e outro, o homem
e sua mulher, estavam nus e não se envergonharam” Gênesis 2:25.
As Escrituras ensinam como eles
viviam, no estado de nudez. E logo após, se mostraram Veja o texto abaixo:
O resultado de terem comido o
fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como satanás
havia dito (v. 5), ao contrário, agora eles descobriram que foram
reduzidos a um estado de miséria
O processo mental alterado:
imputar culpa a outro:
Após o pecado Adão e Eva
apontaram o erro, como culpa um do outro e da serpente, tentaram arranjar uma
justificativa. Gênesis 3:12
Adão: “... a
mulher que Tu me deste”.
Terra – em texto
do mesmo trecho encontramos o indicativo que a terra do Éden, O Paraíso, era um local especialmente adaptado
ao labor humano sem cansaço, vemos isto no texto seguinte no qual Adão é
expulso de lá para a terra externa, a qual se torna amaldiçoada e de corrompida
por elementos que prejudicariam, para sempre, seu modo de lavra e com ervas
daninhas para sementeira, plantio e colheita.
-
Genesis 3. 23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do
jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
A Criação (criatura) gemeu, após
sentir-se conturbada pela queda do Ser Humano. O Efeito foi Universal e
cósmico.
-
maldita é a terra por causa de ti; Espinhos, e cardos também, te
produzirá
Cardos e abrolhos -i
significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas
e doenças.
“Porque a
ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque
a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a
sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da
servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque
sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até
agora.” Romanos 8:19-22
C.1 -A Contaminação da raça
humana:
Romanos 5.12 — Pelo
que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também
a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
O pecado do gerente dos humanos,
Adão, e sua mulher Eva, a mãe de todos os viventes, determinou a contaminação
de todo o ser humano adamicamente. Além do DNA alterado, a psique humana, o
pneuma humana foi atingido de maneira fatal e definitiva de tal forma, que
nenhum homem nascido de mulher escapa da sentença.
No
Evangelho de Mateus 13.33; o escritor usa a figura do fermento (zume)
no sentido, de influência perniciosa, “um pouco de fermento leveda toda a
massa”, assim podemos fazer a mesma conexão da queda adâmica atingindo a
massa humana geral, pois o fermento do Pecado atingiu uma mínima porção – Adão E
Eva – que assim, foi transmitido a todos os seres humanos que geraram.
A maior conseqüência veio em
forma de trevas na miséria e pecado, afastamento de Deus e conseqüente males
espalhados por toda a raça humana, a partir de um único representante direto.
Tendo sido criado à imagem e
semelhança de Deus (1. 27), o homem segue com esta imagem distorcida a ponto de
suas mais íntimas inclinações se voltarem sempre para o pecado, de sorte que
todo homem e o homem todo é corrupto desde a concepção (Sl 51.5) até a
morte.
Obs.:
Numa das formas de entendimento para que possamos entender o resultado da
corrupção se dá no entendimento da Tricotomia:
“A
forma mais familiar e mais crua da tricotomia é a que toma o corpo como a parte
material humana, a alma como o princípio da vida animal, e o espírito (locus da
comunicação com o Espírito Santo) como o elemento racional e imortal que há no
homem para relacionar-se com Deus.”
Entendemos que o ser humano é
constituído de três substâncias, uma física, corpo, e duas imateriais, alma e
espírito. Exemplo dessa constituição nós temos no próprio Jesus. Essa doutrina
é chamada tricotomia. Cristo é apresentado nas Escrituras com essas três características
distintas e essenciais: “todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam
plenamente conservados irrepreensíveis [...]” (1 Ts 5.23); “[...]
e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à
divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas” (Hb 4.12).
A ação da corrupção atingiu o espírito
do homem pelo qual o Espírito de Deus se comunica com aquele: Adão não morreu imediatamente
e fisicamente! Eva não morreu fisicamente ou imediatamente. Acrescento, que
ambos, Adão e Eva morreram, espiritualmente.
A queda do Ser humano, aponta
para o discernimento sobre serão ambos uma só carne:
"7 - Então, foram abertos os
olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas
de figueira, e fizeram para si aventais."
Após o pecado, a morte alcança o homem. (v 19), a pior Morte é a espiritual,
foi esta que atingiu o Ser Humano:
"Porque a
inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida,
...” Romanos 8:6
A palavra “morte” ocorre na
Bíblia, com 3 sentidos diferentes, embora o conceito de separação seja comum
aos três:
a) Morte Física:
Eclesiastes 12:7
b) Morte Espiritual:
Romanos 6:23; 5:12
c) Morte Eterna:
Mateus 25:46
Romanos 7.24 Miserável
homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Paulo está se
referindo a morte espiritual, a qual ele não sabe como poderá vencer, mas logo
no discurso ele encontra resposta para esta morte, a Morte espiritual nos faz ressurgir
um novo homem no qual a ligação interrompida com Deus é restabelecida pelo
Espírito Santo que vem habitar em nós – “Não sabeis vós que sois o templo de
Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16
Romano 8. 11 ;16 E, se o Espírito
daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que
dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos
mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos
filhos de Deus.
Cabe aqui, destacar o que já
estudamos e ensinamos, a exceção se dá no novo Adão – Jesus Cristo – que
nasceu de mulher, mas foi gerado pela Sombra do Espírito Santo e não da
conjunção carnal – homem/mulher! Ele teve todas as tentações humanas, mas não
pecou mesmo sendo tentado. (assunto estudado em outros comentários).
“Mas vejo nos meus membros outra lei,
que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei
do pecado que está nos meus membros”. Romanos 7:23
“Todo pecado envolve uma
contradição. Quem peca não deseja pecar, mas fazer o que é certo; logo não faz
o que deseja”. Apud Marvin Pate Disc.
2.26.1,2;cf. 2.26,4,5; Leia Romanos 8:1,2
A contaminação do pecado é uma
ação contínua, mesmo nos crentes convertidos em Jesus e limpos do pecado, porém
a nossa genética adâmica permite que numa perisseia ou seja a manutenção dos resíduos
do pecado em nossos membros. A poneria atingiu nossos membros, por isto
transcrevi parte de estudo sobre a concupiscência humana, a poneria é uma forma
de corrupção que atinge o ser humano, seja crente ou descrentes, de tal forma
que a perisseia manteve os resíduos deste pecado que age sobre nossos membros
tentando dar vazão a este resíduo do pecado.
III - Contaminação na visão
paulina:
Romanos 7.18,20 Porque
eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o
querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem
que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não
quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Há solução, como o apóstolo Paulo
informa: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não
estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14
Embora a morte de Cristo nos tenha separado da antiga
forma de agir, sentir pois Ele venceu a corrupção anterior e por Ele vencemos a
morte espiritual.
Contudo, o pecado, como ensino é
oportunista, encontrando oportunidade ele agirá, pois está intrinsicamente em nossos
membros, ainda que salvos em Jesus Cristo - Romanos 11: Porque
o pecado, tomando ocasião ...
Porém, somos orientados pelas
Escrituras que necessitamos de atentar para nossa forma de viver:
“Porque, quando estávamos na
carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos
membros para darem fruto para a morte”. Romanos 7:5
“Mortificai, pois, os vossos
membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição
desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Colossenses
3:5
A tradição rabínica já informava:
“...quem morria estava livre dos deveres da Lei” – b.
Shabb, 30 a -
Jeremias 17.9 Enganoso
é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Citando o AT Jeremias faz uma
pergunta sobre o coração do homem: A intrigante pergunta de Jeremias: Quem
conhecerá o coração? Mostra que por causa do domínio do pecado, o homem é capaz
de efetuar atos (realizações da vontade do coração) que traz perplexidade a ele
próprio (Rm 7. 19), entretanto, ele é sempre consciente e responsável pelo que
faz.
Romanos 17.8,9 ‘Mas o
pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência;
porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei,
mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.’
IV - Heresias que negam o pecado
e suas consequências:
Romanos 3.10;23 Não há
um justo, nem um sequer. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus;
Romanos 14. 11,12 Porque
está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e
toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta
de si mesmo a Deus.
É comum aos homens negarem que
pecam ou afirmar que não haverá julgamento ou juízo para o pecado cometido.
Constantemente ouvimos dizer:
“O Inferno é aqui mesmo”
“Aqui se faz e aqui se paga”
“Deus é amor e então perdoa a
todos”
No meio Evangélico: Um evangelho
diferente, pregam o que o povo quer ouvir, e não mais existe exortação, ao
contrário, há uma concordância deliberada com os erros e pecados, desde que as
pessoas continuem nos templos ofertando e dizimando. Um deus de barganha, dizendo que
quanto mais der a ele, mais receberá, e que o Senhor não se importa com os
nossos erros e vai perdoá-los sempre, pois sabe que somos humanos.
Há uma negativa visão de que não
há necessidade de salvação e desprezo ao pecado, como a heresia pelagiana:
O pelagianismo um conceito
teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o
servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina
para a salvação.
A moral atual (na
realidade podemos encontrar esta forma de entendimento nos pensadores gregos)
É politicamente incorreto falar
de pecado. Hoje o psicologismo isenta a todos de culpa. É quase
consenso que quem é pobre, está redimido dos pecados, só pelo fato de ser
pobre. Torna-se necessário formar as consciências. Não se fala mais dos
novíssimos: morte, juízo, inferno, paraíso,
A origem do pecado às vezes é
encontrada na essência das coisas, sua existência até mesmo negada por
moralistas e racionalistas, tratada como ilusão ou desejo como no budismo, ou
dualisticamente rastreada até um poder maligno em última análise.
Secularismo –
Politicamente correto, ligado a um ateísmo inconsciente:
A máxima “se Deus não existe,
tudo é permitido”, está em voga, e abre caminho para teorias como a ideologia
de gênero etc. Enfim, o direito de a Igreja existir no mundo moderno é
contestado até por cristãos. Exemplo do ditado: “meu corpo minhas regras” onde
posso fazer do meu corpo o que quiser sem consequência enfrentando o que a
Bíblia condena.
Antropocentrismo E Relativismo –
separa a Fé e a vida pessoal (fundamentalismo espiritual, criando uma Igreja
espiritualista, separando fé e vida), que tem entrado, até mesmo nas igreja
levando muitos a entender que podemos pecar sem qualquer resultado posterior.
O antropocentrismo exagerado que
leva ao relativismo em todos os campos, inclusive o ético.
É a fé dissociada da prática. Os
que acham suficiente acudir às urgências no empenho por um mundo justo e
fraterno.
A Filosofia
Os filósofos trataram o pecado
como arrogância que pode ser superada pela vontade humana, como ignorância a
ser superada pela educação em virtude, ou mesmo como uma queda de almas
preexistentes.
No entanto, fora da revelação
especial, o pecado é tratado deisticamente em termos de vontade humana apenas
ou derivado panteisticamente da natureza muito necessária das coisas.
Mitos - ação de divindade – conflito do bem e do mal:
Fica claro pelos mitos de antigos
que subjacentes às convicções religiosas e morais da raça humana estão crenças
comuns na origem e destino divinos da humanidade, em uma era de ouro e
declínio, no conflito do bem e do mal, e na ira e apaziguamento da divindade.
Na realidade resumir a ação
corruptora do pecado a questão do bem e mal, num dualismo de satanás e Deus, que
não há (Satanás é um ser criado que não tem poder de um deus), é deixar de lado
a questão primaria de que houve uma Queda do homem em desobediência a ordem de
Deus.
Evolucionismo: os seres
humanos se elevam acima de sua natureza animal primitiva à medida que se tornam
mais humanizados, mais civilizados.
Do ponto de vista evolucionista,
o pecado é a sobrevivência ou o uso indevido de hábitos e tendências deixados
por nossa ancestralidade animal, de estágios anteriores de desenvolvimento, e
sua pecaminosidade reside em seu anacronismo. A natureza animal restante é
compartilhada por todas as pessoas; o pecado é universal, mas também o são a
responsabilidade moral e a culpa.
Humanista:
Romanos 7.5 Porque, quando
estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em
nossos membros para darem fruto para a morte.
A imagem de Deus é considerada o
livre-arbítrio completo, que, como o de Adão antes da queda, permanece intacto.
Embora nasçamos com uma inclinação para o pecado, essa inclinação não é
culpável em si mesma; a expiação é necessária apenas para o pecado real. O
sofrimento não está necessariamente ligado ao pecado; é simplesmente parte de
nossa condição humana.
O pecado faz que todos os homens
tenham que prestar contas a Deus:
Romanos 2. 5,7 Mas,
segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia
da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um
segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em
fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Negar a ação do pecado é negar a
obra vicária de Jesus:
Romanos 4. 25 O
qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa
justificação.
Fonte:
ESCRAVOS DA VONTADE - por Abner
Carneiro, pastor da IPB em Caraguatatuba (SP)
http://estudandopalavra.blogspot.com/2016/05/a-lei-carne-e-o-espirito-3-parte-licao.html
Pelagianismo: A Religião do Homem
Natural - Primeira Parte: Um Pouco de História - Michael S. Horton
Bíblia online ARA
Dicionário Strong
Estudantes da Bíblia
Lições CPAD – 1º Trimestre 2025
Citações no corpo do texto
Heresias atuais - Dom Fernando
Arêas Rifan
Heresias E Perdição - Pr.
Henrique Lino da Silva
Anexo:
Este texto foi publicado em minha
página.
O texto “Inocentes Pequeninos”,
de Sinclair B. Fergunson, um texto forte que nos fala, sobre
a forma com a qual o pecado, atinge a todos os pequeninos nascidos de mulher, a
exceção de Jesus, nos fala sobre as ações iniciais destes pequeninos e lindos
bebês que geramos como pais e mães.
Crianças começam a mentir já por volta dos três anos, idade em que
ainda não conseguem proceder a maquinações relativamente sofisticadas como
"o que eu devo fazer para escapar à punição".
Há uma coloração calvinista, no
bom sentido, na questão do pecado e depravação do ser humano, que sob a ótica
do texto e da doutrina calvinista é o estado de todo o homem natural nascido de
mulher.
Assim, se você não estudou ou não
conhece esta doutrina, a forma entendível é: a depravação é vista, num modo
mais palatável de entendimento, aos que não estudaram esta Doutrina, como queda
do homem do seu estado de inocência.
Veja um trecho inicial do estudo:
Ao final do dia, quando nossos
filhos ainda eram pequenos, eu costumava observá-los enquanto dormiam: estavam
lá, respirando quase imperceptivelmente, relaxados no seu sossego, curtindo o
“sono da inocência”. Esta é a impressão do homem natural (e especialmente de um
pai), que só enxerga aquilo que está diante de seus olhos (1 Samuel 16.7). Mas,
que dizer do coração dessas crianças?
Usando as lentes da Bíblia,
passamos a ver uma realidade mais sinistra: nossos filhos podem ser ingênuos,
mas jamais inocentes. Assim como todos os homens, eles são culpados...cont.
Muitos acham que podem continuar
pecando como crianças inocentes, e agem como crianças, com mentiras de tal
desproporcionalidade, com o que eles cometem, achando que ainda são de mente
infantilizada ou sem senso de justiça, que é algo natural colocado por Deus no
centro do equilíbrio de todos os homens, destarte a condição de pecadores ou
crentes.
Uma lição de Sinclair:
“Ao educar
seus filhos, não cometa o erro de endeusá-los (por seguir o princípio do “é
proibido proibir”) ou de se auto endeusar (ao dizer consigo mesmo: “terei muito
orgulho dele/dela”). Em vez disso, esforce-se para conduzi-los no caminho da
santidade, auxiliado pela graça de Deus”. Sinclair
B. Fergunson
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