domingo, outubro 25

A Queda da Raça Humana CPAD - Lição 4- 4º Trimestre - 25 de Outubro de 2015 EM EDIÇÃO E REVISÃO

A Queda da Raça Humana
CPAD - Lição 4- 4º Trimestre - 25 de Outubro de 2015
Estudo em Edição Subsídio Autor Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Rm 5.12 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 5.12-19
12 - Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 - Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 - Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Pontos importantes a serem estudados na Queda
Perfeição
Puros -
Inconsciência do pecado -
Ação ou estímulo externo – “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:1,4,5
Decisão estimulada - É assim que Deus disse
Curiosidade -
Dúvida – foi decisiva na queda pelo fato de Adão e Eva não atentarem para as palavras de Deus e sofrerem da síndrome humana de: falha no ouvir.
παρακοη é estritamente falha no ouvir, ou ouvir sem cuidado ou atenção. O pecado consiste em não ouvir quando Deus fala, bem como da desobediência ativa que geralmente segue.
Ouvir mal é um erro, que ainda hoje, tem levado muitos ao pecado.
A Queda da Humanidade se deu, ao ser analisada sob este viés, por, assim dizer, por ouvir mal, no sentido de não prestar atenção ao que havia por trás das palavras da serpente. Ou por não ouvir bem, ou ouvir mal aquilo que Deus havia dito ao homem, e a mulher e eles não perceberam, que já era um aviso [presciência divina] sobre o que ocorreria. Muitos de nós caímos porque não guardamos, ou não ouvimos bem, o que Deus nos fala, e num momento no qual somos argüidos sobre o que ouvimos de Deus, Satanás que é astuto e procura enganar lança a dúvida que vai abrir caminho para o que ele deseja a nossa queda.
Decisão individual – “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”
Ação por pensamento alheio -
Consciência
“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3:12,13
Ação por mímica -
Curiosidade
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3: 6
Confiança na palavra alheia
Esquecer o que Deus fala
Dramatização do erro dos Homens
Um Drama que se perenizou na Geração dos Homens
Deus fez o homem santo, justo e sábio, e tendo uma bendita comunhão com seu Criador. Mas Adão não foi estabelecido irrevogavelmente em santidade, como os anjos eleitos o foram. Ele era bom, todavia, ele poderia cair de sua bondade e perder sua posição justa diante de Deus.
Raça - γενος - genos; n. n. parentes; prole; família; raça, tribo, nação; nacionalidade ou descendência de um pessoa em particular; o agregado de muitos indivíduos da mesma natureza, tipo, espécie.
A Narrativa da Queda
Gênesis 3:1-7
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”
A Queda da Raça Humana, através de Adão é um dos dramas da humanidade e um caso que cria dificuldades ao entendimento e gera discussões teológicas, ou não, ao se  buscar respostas e conhecimento deste inicio hamartiológico.
O certo é que o homem sofreu uma queda no início de sua caminhada no mundo. E esta queda se tornou, como uma marca da humanidade dificultando o relacionamento com o Criador, o qual além de mitigar o dano da fatalidade no ser humano, preparou e elaborou um Plano Salvífico que tem como principal objetivo a redenção da queda do homem.
O homem foi criado para permanecer de pé diante de Deus, por ser imago Dei, ele, como vemos por alguns que foram imputados justo [Abraão, Enoque] teve a liberdade para comunhão direta com o Criador, mas a transgressão, o fato de não atentar para o que Deus disse, a falha no ouvir, o levaram a queda, ou simbolicamente não ter condições de “permanecer de pé” diante do Criador, isto é isto é παραπτωμα (veja abaixo). Houve uma falta de responsabilidade, representada pela ação de Adão, ao ser convidado a experimentar do fruto da árvore.
Lembre-se que para ter contato contínuo com Deus, nós necessitamos de estar de pé, para continuarmos a conversar com Deus: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ezequiel 2:1
O importante, é que há, nos dias de hoje, a oportunidade de ser estabelecida uma conversa com Deus através do plano posterior, à Queda, por Jesus Cristo.
סרה - carah; n. f. apostasia, deserção, afastamento, retirada; deserção (referindo-se a ofensas morais ou legais); apostasia; retirada (negada).
αποσπαω - apospao; v. apartar, separar;
αποστασια - apostasia; n. f. separação, deserção, apostasia.
σαταν – Satan; שטן; n. pr. m. adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado; ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo; incita à apostasia de Deus e ao pecado;
Um dos efeitos da Queda foi a determinação de Deus em ter continuidade de relacionamento com o homem, com a raça humana.
Desta forma a Queda apesar do vaticínio de morte, teve na Misericórdia e longanimidade divina, motivado pela seu Senso de Justiça, que é perfeito, um viés que o homem, não esperava encontrar, no Criador, motivado pelo Amor, ao que chamamos de mitigação ou atenuação da apenação do pecador.
Mitigar - tornar(-se) mais brando, mais suave, menos intenso (ger. dor, sofrimento etc.); aliviar, suavizar, aplacar; lat. mitīgo,as,āvi,ātum,āre – mitigare - “amolecer, amadurecer; abrandar.
No âmbito jurídico, o verbo mitigar é utilizado para denotar a redução de um impacto final na definição da penalização criminal, por exemplo. Pode também significar a diminuição das consequências ou a suavização dos danos, geralmente a partir de informações, depoimentos ou dados que provoquem a mitigação da situação, pela αποκαταστασις - apokatastasis; n. f. restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da queda.
Mitigação – s.fem.ação, processo de mitigar; aliviamento; efeito de mitigar; alívio, lenitivo;  lat. mitigatĭo,ōnis - 'ação de aliviar'
No caso serviu para Deus determinar, as chamada dosagem da pena, apesar de condenado a Morte, o homem, encontrou na mitigação, até a Plenitude em Cristo, meios de ser livre da morte imediata.
Vida eterna. Isto frustrou a intenção imediata de Satã, em destruir a chamada coroa da Criação. Deus é justo, e como Juiz de toda terra Ele deve fazer justiça.
Satã havia conhecido a ira de Deus, sem perdão possível, mas na Justiça a criatura de menor (pouco menor que os anjos) não poderia ter apenação idêntica.
Se antes da Queda, Deus tinha definido o salário do pecado:
No dia em que dela comeres, certamente morrerás” Gen 2:17, a sentença não foi mudada, ma teve a mitigação, em amor o que permitiu ao homem iver ainda que em condições, de não perfeição e com dores.
A lei tinha sido quebrada e a justiça exigia a execução de sua penalidade.
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2.14
Mas a justiça não pode sobrepor-se à graça de Deus. Embora ela tenha sido estendida á toda criatura humana, ou seja, a Raça humana, que ficou com um DNA idêntico em algum núcleo desde Adão e Eva, como uma mancha a lhe dizer, que iria morrer.
“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Romanos 5:20,21
Não há nenhum meio pelo qual a Graça possa reinar sobre a justiça?
A graça mitigou e poupou o ofensor e, porque a justiça requer morte, alguém deveria ser morto em seu lugar.
De maneira tipológica Deus vestiu Adão e Eva com peles e, para obter estas peles, animais devem ter sido sacrificados, a vida deve ter sido tirada, o sangue deve ter sido derramado!
“ Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.”
Pecado pode ser descrito em palavras, mas todas significam resultado da Queda, ainda nos dias de hoje:
Pecadopode ser definido como a perda de um alvo ou objetivo: é, então, αμαρτια ou αμαρτημα;
Pecado é o avanço sobre ou a transgressão de uma linha: é então παραβασις;
Pecado é a desobediência a uma voz: neste caso é παρακοη;
Pecado é a queda onde alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα;
Pecado é ignorância daquilo que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα;
Pecado é a redução daquilo que deveria ter sido feito em plena medida, que é ηττημα;
Pecado é a não observância de uma lei, que é ανομια ou παρανομια.”
Pecado - s.masc. violação de um preceito religioso; p.ext. desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro; ação má; crueldade, perversidade. Lat.  peccātum,i 'falta, culpa, delito, crime'.
Nomia – Lei; νομος - nomos
Παρανομια - paranomia; n. f. quebra da lei, transgressão, iniqüidade.
Alguns aspectos posteriores, que marcaram a Queda precisam ser destacados.
Local da Queda: Éden
Atores da Queda:
Árvore da Ciência do Bem e do Mal – “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16,17
Serpente – “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.” Gênesis 3.1
“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:14
Mulher – Eva - “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden... E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2. 15, 18.
E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos” Gênesis 3:1,2
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6
Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13
Homem – Adão - “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden... Gênesis 2. 15
“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi” Gênesis 3:9,10
Etimologia
 “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15
גן – gan; n. m/f. jardim, área cercada; jardim cercado; jardim (de plantas); n. pr. loc. Jardim do Éden.
עדן - Èden; n. pr. loc. Éden = “prazer”; o primeiro lugar de morada do ser humano depois da criação; localização desconhecida n.pr. m.
עדן - èden ou (fem.) עדנה - èdnah; n. m/f. luxo, coisas delicadas, delícia, finuras; delícia.
סרה - carah; n. f. apostasia, deserção, afastamento, retirada; deserção (referindo-se a ofensas morais ou legais); apostasia; retirada (negada)
תבוסה - t êbuwcah; n. f. o calcar aos pés, opressão, ruína, queda, destruição.
Morte e o Pecado
πτωμα - ptoma; n. n. queda, caída; metáf. falha, defeito, calamidade; erro, apostasia; aquilo que caiu; corpo caído de alguém morto ou assassinado, cadáver, defunto, carcaça.
πτωσις - ptosis; n. f. queda, caída
מפלת -mappeleth; n. f.cadáver, ruína, queda
αποκαταστασις - apokatastasis; n. f. restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da queda.
Pecado
Pecado “pode ser definido como a perda de um alvo ou objetivo: é, então, αμαρτια ou αμαρτημα; o avanço sobre ou a transgressão de uma linha: é então παραβασις; a desobediência a uma voz: neste caso é παρακοη; a queda onde alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα; ignorância daquilo que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα; a redução daquilo que deveria ter sido feito em plena medida, que é ηττημα; a não observância de uma lei, que é ανομια ou παρανομια.”
ανομια é ilegalidade; desprezo da lei; condição ou ação não simplesmente ilegal, como a etimologia indica, mas contrária à lei. É ilegalidade [παραβασις]; desprezo da lei; condição ou ação não simplesmente ilegal, como a etimologia indica, mas contrária à lei.
2 Pedro 2.16 “Mas teve a repreensão da sua transgressão”;
Hebreus 9.7 “Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;”
παραπτωμα é usado com sentidos diferentes. Algumas vezes, num sentido mais brando, denotando erro, engano, falta; outras, significando transgressão, pecado voluntário.
ηττημα denota ser derrotado, vencido. Num sentido ético significa falha de responsabilidade, falta.
Αμαρτανω - hamartano; v. não ter parte em; errar o alvo; errar, estar errado; errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar no erro; desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado.
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação má; significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares como atos isolados de desobediência a lei divina.
αμαρτια - hamartia; n. f. significou originalmente o que erra o alvo. Significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares como atos isolados de desobediência a lei divina. Quando aplicado a algo moral, a idéia é similar: desvio do verdadeiro fim da vida, por isso, usado como um termo geral para pecado.
Significa tanto o ato de pecar como o resultado, o pecado em si mesmo. não ter parte em; errar o alvo; errar, estar errado; errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado; aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias. παραβασις é transgressão, ato de ir além de algum limite determinado. É a transgressão de um mandamento identificável. Conseqüentemente significa mais que αμαρτια.
αμαρτωλος - hamartolos; adj. dedicado ao pecado, um pecador; não livre de pecado; pre-eminentemente pecador, especialmente mau; homens totalmente malvados; especificamente de homens marcados por determinados vícios ou crimes; coletores de imposto, pagão, idólatra.
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação má.
παρακοη - parakoe; n. f. indisposição para ouvir; desobediência.
חטא - chata’; v. pecar, falhar, perder o rumo, errar, incorrer em culpa, perder o direito, purificar da impureza.
- pecar, errar o alvo ou o caminho do correto e do dever; incorrer em culpa, sofrer penalidade pelo pecado, perder o direito; errar a marca; induzir ao pecado, fazer pecar; trazer à culpa ou condenação ou punição; errar, perder-se, afastar do caminho
חטא - chet’; n. m. pecado; culpa pelo pecado; punição pelo pecado.
Em Edição
Fonte
Strong
Bíblia plenitude
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger