A Queda
da Raça Humana
CPAD - Lição
4- 4º Trimestre - 25 de Outubro de 2015
Estudo em Edição Subsídio Autor Pr. Osvarela
TEXTO
ÁUREO
“Pelo
que, como por um homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os
homens, por isso que todos pecaram.” Rm 5.12
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Romanos 5.12-19
12
- Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13
- Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não
havendo lei.
14
- No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que
havia de vir.
15
- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um,
morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só
homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16
- E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio
de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de
muitas ofensas para justificação.
17
- Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que
recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só,
Jesus Cristo.
18
- Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação de vida.
19
- Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos
pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Pontos importantes a
serem estudados na Queda
Perfeição
Puros
-
Inconsciência
do pecado -
Ação
ou estímulo externo – “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias
do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus
disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Então a serpente disse à
mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele
comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”
Gênesis 3:1,4,5
Decisão
estimulada - É assim que Deus disse
Curiosidade
-
Dúvida
– foi decisiva na queda pelo fato de Adão e Eva não atentarem para as palavras
de Deus e sofrerem da síndrome humana de: falha
no ouvir.
παρακοη é estritamente falha no
ouvir, ou ouvir sem cuidado ou atenção. O pecado consiste em não
ouvir quando Deus fala, bem como da desobediência ativa que geralmente segue.
Ouvir
mal é um erro,
que ainda hoje, tem levado muitos ao pecado.
A
Queda da Humanidade se deu, ao ser analisada sob este viés, por, assim dizer,
por ouvir mal, no sentido de não prestar atenção ao que havia por trás das
palavras da serpente. Ou por não ouvir bem, ou ouvir mal aquilo que Deus havia
dito ao homem, e a mulher e eles não perceberam, que já era um aviso [presciência divina] sobre o que
ocorreria. Muitos de nós caímos porque não guardamos, ou não ouvimos bem, o que
Deus nos fala, e num momento no qual somos argüidos sobre o que ouvimos de
Deus, Satanás que é astuto e procura enganar lança a dúvida que vai abrir
caminho para o que ele deseja a nossa queda.
Decisão
individual – “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e
comi.”
Ação
por pensamento alheio -
Consciência
“Então disse Adão: A mulher que me deste por
companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por
que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3:12,13
Ação
por mímica -
Curiosidade
“E viu a mulher que aquela árvore era boa
para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento;
tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3: 6
Confiança
na palavra alheia
Esquecer
o que Deus fala
Dramatização
do erro dos Homens
Um
Drama que se perenizou na Geração dos Homens
Deus
fez o homem santo, justo e sábio, e tendo uma bendita comunhão com seu Criador.
Mas Adão não foi estabelecido irrevogavelmente em santidade, como os anjos
eleitos o foram. Ele era bom, todavia, ele poderia cair de sua bondade e perder
sua posição justa diante de Deus.
Raça - γενος - genos; n. n. parentes; prole;
família; raça, tribo, nação; nacionalidade ou descendência de um pessoa em
particular; o agregado de muitos indivíduos da mesma natureza, tipo, espécie.
A Narrativa da Queda
Gênesis 3:1-7
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o
SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não
comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das
árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim,
disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a
serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia
em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o
bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu
fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram
abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de
figueira, e fizeram para si aventais.”
A
Queda da Raça Humana, através de
Adão é um dos dramas da humanidade e um caso que cria dificuldades ao
entendimento e gera discussões teológicas, ou não, ao se buscar respostas e conhecimento deste inicio
hamartiológico.
O
certo é que o homem sofreu uma queda no início de sua caminhada no mundo. E
esta queda se tornou, como uma marca da humanidade dificultando o
relacionamento com o Criador, o qual além de mitigar o dano da fatalidade no
ser humano, preparou e elaborou um Plano Salvífico que tem como principal
objetivo a redenção da queda do homem.
O
homem foi criado para permanecer de pé diante de Deus, por ser imago Dei, ele, como vemos por alguns
que foram imputados justo [Abraão,
Enoque] teve a liberdade para comunhão direta com o Criador, mas a
transgressão, o fato de não atentar para o que Deus disse, a falha no ouvir, o
levaram a queda, ou simbolicamente não ter condições de “permanecer de pé”
diante do Criador, isto é isto é παραπτωμα
(veja abaixo). Houve uma falta de responsabilidade, representada pela ação
de Adão, ao ser convidado a experimentar do fruto da árvore.
Lembre-se
que para ter contato contínuo com Deus, nós necessitamos de estar de pé, para
continuarmos a conversar com Deus: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ezequiel 2:1
O
importante, é que há, nos dias de hoje, a oportunidade de ser estabelecida uma
conversa com Deus através do plano posterior, à Queda, por Jesus Cristo.
סרה - carah; n. f. apostasia,
deserção, afastamento, retirada; deserção (referindo-se a ofensas morais ou
legais); apostasia; retirada (negada).
αποσπαω - apospao; v. apartar, separar;
αποστασια - apostasia; n. f. separação, deserção,
apostasia.
σαταν – Satan; שטן; n. pr. m. adversário (alguém que se opõe a outro em propósito
ou ação), nome dado; ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de
Deus e Cristo; incita à apostasia de Deus e ao pecado;
Um
dos efeitos da Queda foi a determinação de Deus em ter continuidade de
relacionamento com o homem, com a raça humana.
Desta
forma a Queda apesar do vaticínio de morte, teve na Misericórdia e
longanimidade divina, motivado pela seu Senso de Justiça, que é perfeito, um
viés que o homem, não esperava encontrar, no Criador, motivado pelo Amor, ao
que chamamos de mitigação ou atenuação da apenação do pecador.
Mitigar - tornar(-se) mais
brando, mais suave, menos intenso (ger. dor, sofrimento etc.); aliviar,
suavizar, aplacar; lat. mitīgo,as,āvi,ātum,āre
– mitigare - “amolecer, amadurecer; abrandar”.
No
âmbito jurídico, o verbo mitigar é
utilizado para denotar a redução de um impacto final na definição da
penalização criminal, por exemplo. Pode também significar a diminuição das
consequências ou a suavização dos danos, geralmente a partir de informações,
depoimentos ou dados que provoquem a mitigação da situação, pela αποκαταστασις - apokatastasis; n. f.
restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da queda.
Mitigação – s.fem.ação,
processo de mitigar; aliviamento; efeito de mitigar; alívio, lenitivo; lat. mitigatĭo,ōnis
- 'ação de aliviar'
No
caso serviu para Deus determinar, as chamada dosagem da pena, apesar de
condenado a Morte, o homem, encontrou na mitigação, até a Plenitude em Cristo,
meios de ser livre da morte imediata.
Vida
eterna. Isto frustrou a intenção imediata de Satã, em destruir a chamada coroa
da Criação. Deus é justo, e como Juiz de toda terra Ele deve fazer justiça.
Satã
havia conhecido a ira de Deus, sem perdão possível, mas na Justiça a criatura
de menor (pouco menor que os anjos)
não poderia ter apenação idêntica.
Se
antes da Queda, Deus tinha definido o salário do pecado:
“No dia em que dela comeres, certamente
morrerás” Gen 2:17, a sentença não foi mudada, ma teve a mitigação, em
amor o que permitiu ao homem iver ainda que em condições, de não perfeição e
com dores.
A
lei tinha sido quebrada e a justiça exigia a execução de sua penalidade.
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas
ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio
de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses
2.14
Mas
a justiça não pode sobrepor-se à graça de Deus. Embora ela tenha sido estendida
á toda criatura humana, ou seja, a Raça humana, que ficou com um DNA idêntico em
algum núcleo desde Adão e Eva, como uma mancha a lhe dizer, que iria morrer.
“Veio, porém, a lei
para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para
que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça
para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Romanos 5:20,21
Não
há nenhum meio pelo qual a Graça possa reinar sobre a justiça?
A
graça mitigou e poupou o ofensor e, porque a justiça requer morte, alguém
deveria ser morto em seu lugar.
De
maneira tipológica Deus vestiu Adão e Eva com peles e, para obter estas peles,
animais devem ter sido sacrificados, a vida deve ter sido tirada, o sangue deve
ter sido derramado!
“ Porque, se, pela ofensa de
um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância
da graça e do dom da justiça reinarão em vida por
um só, Jesus Cristo.”
Pecado pode ser
descrito em palavras, mas todas significam resultado da Queda, ainda nos dias
de hoje:
Pecado “pode ser definido como a perda de um alvo ou
objetivo: é, então, αμαρτια ou αμαρτημα;
Pecado é o avanço sobre ou
a transgressão de uma linha: é então παραβασις;
Pecado é a desobediência a
uma voz: neste caso é παρακοη;
Pecado é a queda onde
alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα;
Pecado é ignorância daquilo
que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα;
Pecado é a redução daquilo
que deveria ter sido feito em plena medida, que é ηττημα;
Pecado é a não observância
de uma lei, que é ανομια ou παρανομια.”
Pecado
- s.masc. violação de um preceito religioso; p.ext. desobediência a qualquer
norma ou preceito; falta, erro; ação má; crueldade, perversidade. Lat. peccātum,i 'falta, culpa, delito, crime'.
Nomia – Lei; νομος - nomos
Παρανομια - paranomia; n. f. quebra da
lei, transgressão, iniqüidade.
Alguns
aspectos posteriores, que marcaram a Queda precisam ser destacados.
Local da Queda: Éden
Atores
da Queda:
Árvore da Ciência do
Bem e do Mal
– “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, Mas da árvore do
conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16,17
Serpente – “Ora, a serpente era mais astuta que todas as
alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.” Gênesis 3.1
“Então o Senhor Deus disse à serpente:
Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os
animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua
vida.” Gênesis 3:14
Mulher
– Eva - “E tomou o Senhor Deus o homem,
e o pôs no jardim do Éden... E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2. 15, 18.
“E esta disse à mulher: É assim que Deus
disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente:
Do fruto das árvores do jardim comeremos”
Gênesis 3:1,2
“E viu
a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6
Por
que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13
Homem
– Adão - “E tomou o Senhor Deus o homem,
e o pôs no jardim do Éden... Gênesis
2. 15
“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe:
Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi” Gênesis 3:9,10
Etimologia
“Ninguém,
sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo
mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela
sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à
luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15
גן – gan; n. m/f. jardim, área
cercada; jardim cercado; jardim (de plantas); n. pr. loc. Jardim do Éden.
עדן - Èden; n. pr. loc. Éden = “prazer”; o primeiro lugar de morada do ser humano depois da
criação; localização desconhecida n.pr. m.
עדן - èden ou (fem.) עדנה - èdnah; n. m/f. luxo, coisas
delicadas, delícia, finuras; delícia.
סרה - carah; n. f. apostasia, deserção,
afastamento, retirada; deserção (referindo-se a ofensas morais ou legais); apostasia;
retirada (negada)
תבוסה - t êbuwcah; n. f. o calcar aos
pés, opressão, ruína, queda, destruição.
Morte e o
Pecado
πτωμα - ptoma; n. n. queda, caída;
metáf. falha, defeito, calamidade; erro, apostasia; aquilo que caiu; corpo
caído de alguém morto ou assassinado, cadáver, defunto, carcaça.
πτωσις - ptosis; n. f. queda, caída
מפלת -mappeleth; n. f.cadáver,
ruína, queda
αποκαταστασις -
apokatastasis;
n. f. restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da
queda.
Pecado
Pecado
“pode ser definido como a perda de um alvo ou objetivo: é, então, αμαρτια ou αμαρτημα; o avanço sobre ou a transgressão de uma linha: é então παραβασις; a desobediência a uma voz:
neste caso é παρακοη; a queda onde
alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα; ignorância daquilo que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα; a redução daquilo que deveria
ter sido feito em plena medida, que é ηττημα;
a não observância de uma lei, que é ανομια
ou παρανομια.”
ανομια é ilegalidade; desprezo da lei; condição ou
ação não simplesmente ilegal, como a etimologia indica, mas contrária à lei. É ilegalidade [παραβασις]; desprezo da lei; condição ou ação não simplesmente
ilegal, como a etimologia indica, mas contrária à lei.
2 Pedro 2.16 “Mas teve a repreensão da sua transgressão”;
Hebreus 9.7 “Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma
vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;”
παραπτωμα é usado com sentidos diferentes. Algumas
vezes, num sentido mais brando, denotando erro, engano, falta; outras,
significando transgressão, pecado voluntário.
ηττημα denota ser derrotado, vencido. Num sentido
ético significa falha de responsabilidade, falta.
Αμαρτανω - hamartano; v. não ter parte em;
errar o alvo; errar, estar errado; errar ou desviar-se do caminho da retidão e
honra, fazer ou andar no erro; desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus,
pecado.
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação
má; significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares
como atos isolados de desobediência a lei divina.
αμαρτια - hamartia; n. f. significou
originalmente o que erra o alvo.
Significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares
como atos isolados de desobediência a lei divina. Quando aplicado a algo moral,
a idéia é similar: desvio do verdadeiro fim da vida, por isso, usado como um
termo geral para pecado.
Significa tanto o ato de pecar como o resultado, o
pecado em si mesmo. não ter parte em; errar o alvo; errar, estar errado; errar
ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; desviar-se
da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado; aquilo que é errado, pecado, uma
ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o
conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias. παραβασις é transgressão, ato de ir
além de algum limite determinado. É a transgressão de um mandamento
identificável. Conseqüentemente significa mais que αμαρτια.
αμαρτωλος - hamartolos; adj. dedicado ao
pecado, um pecador; não livre de pecado; pre-eminentemente pecador,
especialmente mau; homens totalmente malvados; especificamente de homens
marcados por determinados vícios ou crimes; coletores de imposto, pagão,
idólatra.
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação
má.
παρακοη - parakoe; n. f. indisposição
para ouvir; desobediência.
חטא - chata’; v. pecar, falhar,
perder o rumo, errar, incorrer em culpa, perder o direito, purificar da impureza.
-
pecar, errar o alvo ou o caminho do correto e do dever; incorrer em culpa,
sofrer penalidade pelo pecado, perder o direito; errar a marca; induzir ao
pecado, fazer pecar; trazer à culpa ou condenação ou punição; errar, perder-se,
afastar do caminho
חטא - chet’; n. m. pecado; culpa
pelo pecado; punição pelo pecado.
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