Caim Era do
Maligno
Lição
05 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2015 - 1ª Parte
Autor: Pr Osvarela
Texto
áureo:
“que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão.” 1 João 3: 11,12
Leitura Bíblica
E
conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um homem.
E
deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi
lavrador da terra.
E
aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
Senhor.
E
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e
atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas
para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o semblante.
E
o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se
bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à
porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E
falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se
levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E
disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu
guardador do meu irmão?
E
disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a
terra. Gênesis 4:1-10
Etimologia
קין – Qayin - Καιν; Caim = “possessão” n. pr.
m. filho mais velho de Aão e Eva e o primeiro homicida, o qual assassinou seu
irmão Abel.
-
queneu = “ferreiros” n. pr. gentílico, a tribo à qual pertencia o sogro de
Moisés e que vivia na região entre o sul da Palestina e as montanhas do Sinai.
Maligno – רע – ra’ adj. ruim, mau; desagradável,
maligno; maligno (que causa dor, infelicidade, miséria).
βεελζεβουλ - Beelzeboul ou βεελζεβουβ; origem aramaica; בעל זבוב;
n pr m. Belzebu = “senhor da casa”; um nome de Satanás, o príncipe dos espíritos malignos.
“O mundo inteiro jaz no Maligno”. O
mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em
vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as
pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para
significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus,
alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a
judeus ou gentios ...” (C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular)
Quando
falamos de Caim, o primogênito de Adão nos ocorre, sempre, a questão marcante,
como a sua condenação proposta por Deus, sobre o ato do assassinato de seu
irmão. Abel. O primeiro fratricídio ocorrido no Mundo.
הבל – Hebel - grego Αβελ; n. pr .m. Abel = “fôlego”; segundo
filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim
A
marca do assassinato de Abel, de quem pouco as Escrituras falam, é algo que
marcou uma Era maligna na Terra.
Assim,
como no estudo em tela, Caim Era do Maligno, o fato entra na História da
Humanidade, como o inicio da mais cruel ação do homem, contra o homem.
"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés,
até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o
qual é a figura daquele que havia de vir" Rm 5:14
Embora
condenados a Morte, os homens até então não conheciam outro modo de morte.
“E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de
seu irmão justas.” 1 João 3:12
Caim
foi o agente desta nova etapa sobre a face da terra, até então, o único sangue
derramado na terra fora de um cordeiro para cobrir as, assim chamadas,
vergonhas dos pais de Caim.
“que
nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que
era do maligno, e matou a seu irmão.” 1
João 3: 1112
Fato
do qual eles se envergonharam para estar diante de Deus:
“E ele disse: Ouvi a tua
voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher
túnicas de peles, e os vestiu.” Genesis
3.10; 21
נוד - Nowd; n. pr. loc. Node =
“peregrinação”; terra para a qual Caim fugiu ou peregrinou depois do
assassinato de Abel.
Caim
se retirou da sua região natal, para ir-se a uma cidade onde criou uma geração
de homens. Entre eles alguns são destacados nas Escrituras pelas qualificações
malignas em seu modo de viver.
“A voz
do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu
desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu
irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e
vagabundo serás na terra.” Gênesis
4:10-12
למך – Lemek - λαμεχ; n. pr. m. Lameque = “poderoso”; o 5º descendente na linhagem
de Caim, marido de Ada e Zilá, pai dos filhos Jabal, Jubal, e Tubalcaim e da
filha Naamá.
Mas,
também encontramos gente que se notificou por habilidades de trabalho e labor: תובל קין - Tuwbal Qayin; n. pr. m. Tubalcaim
= “tu serás trazido de Caim”; filho de Lameque com sua esposa Zilá e o primeiro
a trabalhar em metal.
“O Senhor, porém,
disse-lhe: Portanto qualquer que matar a
Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que
o não ferisse qualquer que o achasse.” Gênesis
4:15
“E disse Lameque a
suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai
as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me
pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas
Lameque setenta vezes sete.” Gênesis 4:23,24
Inferência: O texto bíblico de
Gênesis deixa implícito que Caim poderia ter sido assassinado por seu
descendente Lameque, quando fala
sobre o castigo que este enfrentaria.
Quando
a narrativa bíblica diz que “descaiu o
semblante” está informando que Caim se deu a ser visto, independente de sua
vontade, por inteiro, incluindo as suas más intenções, as quais enchiam seu
coração.
Nunca
pense que teus pensamentos, por mais recônditos não afetarão teu semblante, teu
rosto. Se não for aos homens, Deus sabe ler rostos e expressões.
Deus é Deus de
oportunidades
Temos
visto que neste período da Criação, ou do início dos homens Deus já houvera
dado sinais evidentes de sua ação misericordiosa para com os seres criados por
ele. Ele mitigara a Morte determinada ao homem, pelo desterro do Éden. E agora,
pela sua Justiça ele conhecendo o coração de Caim e pela demonstração do
semblante avisa ao Caim atingido pela ação da malignidade.
οψις - opsis; n. f. visão, vista;
face, semblante; aparência externa, expressão, aspecto.
“E deu à luz mais a
seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.E
aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua
gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para
a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se
bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o
seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis
4:2-7. Observe que esta, é a primeira vez, na sequencia de leitura do Conteúdo
bíblico, que a palavra pecado aparece [excetuando-se o livro de Jó, pela sua
posição cronológica]
Ao
estudarmos o texto, temos a clara noção do que Deus está dizendo para Caim.
Devido à
estrutura gramatical de Gênesis 4, verso 7, este texto pode ser considerado como sendo o mais difícil de
traduzir do Antigo Testamento, e conseqüentemente, esta dificuldade influencia
os interpretes na sua atribuição.
“Conheço o teu
coração e o teu pensamento. O quanto você tem maquinado sobre Abel, criando um
ódio que te foi injetado pelo mesmo Inimigo que tentou tua mãe. Porém, se te
arrependeres, antes de cometer o que intentas, não terá sido vencido pelo
pecado. Ainda, tem tempo para fugir desta situação que vai te levar a condenação
dobrada, aquela que teu pai Adão sofreu, no estado de Inocência.”
Além disto, o trecho:
“...E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo...”
quer dizer literalmente: “há um demônio esperando,, quando passares para agir,
que saltará sobre ti e te dominará!”
Caim estava fazendo
as coisas certas?
O
bem era possível: “Se bem fizeres, não é certo que serás
aceito?” Deus sabia que não, Caim sabia que não. O que nos
admite perceber que Caim já procedia mal de muito. Ele se tornara hospedeiro do
mal e da malignidade advinda de seus pensamentos contra seu irmão, com sede de
tirar a vida de Abel, mas Caim foi totalmente dominado pelo Mal! Chega-se a
afirmativa, possível de que a asserção “o
pecado está à porta” é um aviso solene acerca da atual condição de Caim: o Pecado
já exercia pleno domínio sobre ele. o coração de Caim era mau, nada de bom podia
produzir "O homem bom tira boas
coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas
más" - Mt 12:35, pois ninguém
pode tirar o imundo o puro "Quem do
imundo tirará o puro? Ninguém" Jó
14:4.
Por que se tornou
maligno?
Não dê oportunidade ao pecado, ele não hesitará
em te destruir!
“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes
por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do
pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16
O
Mal dormitava no coração de Caim e esperava o momento para destruir, pois a
ação de Satanás é: matar e destruir e oportunista para agir Romanos 7.8 “Mas o
pecado, aproveitando a oportunidade
dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a
lei, o pecado está morto.”
“Sede
sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8
- pecado jaz à porta
- חטא ישכב בדלת
Texto – “Se
bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz
à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4.7
Russel Shedd: “No hebraico está
literalmente: Não é que, se ages bem, elevação, e se não ages bem, à tua porta
o pecado (feminino) dormindo (masculino) e para ti sua (masculino) cobiça e tu
o dominarás.”
Como
algumas outras traduções ou sugestão de leitura (observe-se, que é uma
possibilidade teológica, e não é alteração do texto):
“Se estás bem
disposto não levantarias a cabeça? Mas se não estiveres bem disposto, não jaz o
pecado à porta, um animal acuado te espreita, podes acaso dominá-lo?” Bíblia de Jerusalém
Gênesis 4, verso 7 seria melhor traduzido trocando-se ‘jaz’ por ‘estar, permanecer’, ou seja,
‘o pecado está à porta’, significando que o pecado está exercendo o seu domínio
sobre os homens.
“Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se você tivesse
feito o que é certo, estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera.
Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”. Bíblia na Linguagem de Hoje
“Porventura não pecarias, se prudentemente o tivesses trazido, mas não
o tivesses corretamente repartido? Calma ; para ti será sua submissão, e tu o
dominarás". Septuaginta – possível tradução
Leve-se
em consideração que Porta é local de entrada, local
de exercício de poder de uma cidade [no contexto bíblico-hebraico] local de
julgamento e da posição dos juízes. Podemos inferir que a interpretação da
expressão “o pecado jaz à porta” é dentro de um contexto de domínio, e podemos
chegara posição do domínio que o pecado exerce sobre os homens que tem a sua
mente cauterizada, quanto a Voz de Deus "A sabedoria é demasiadamente alta
para o tolo, na porta não abrirá a sua boca" Provérbios 24:7. Como dito, acima, Porta é o mesmo que local de
domínio, onde o exercício do poder político ou religioso se dá.
Ou
seja, a ira fora um crescendo contra Abel, por motivos ignorados, não pela
Oferta de um ou de outro (E Abel também trouxe dos primogênitos das
suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua
oferta. Gênesis 4:4), mas por causa do coração de um e de outro.
Caim
se colocou na posição de desprezar a Voz do Eterno, uma concessão, que mostrava
a vontade e o interesse de Deus em continuar falando com o homem, mesmo caído,
sendo até mesmo prepotente ao responder a Deus, como em algumas versões, ao se
perguntado sobre seu irmão Abel: “Sou eu o autor (responsável) de meu irmão?”
insinuando, que Deus que criara a Abel havia abandonado ao mesmo e o mal o
atingira sem Deus ajudá-lo. Gênesis 4.9
“Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel?"
Respondeu ele: "Não sei; sou eu o
responsável por meu irmão? NVI"
O
Apóstolo Paulo vai demonstrar isto, ao escrever: “Por isso também Deus os entregou
às concupiscências de seus corações, ... Pois mudaram a verdade de Deus em
mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito
eternamente. Amém. Por isso Deus os
abandonou às paixões infames. Romanos
1:24-26
A Questão das Ofertas
de Abel e de Caim
Pois,
há alguns, que tem como certo que a oferta das verduras não seria aceito por
Deus, o que considero engano, pois tudo fora dado por Deus e há na lei oferta
oriundas das plantações. Além disto, ele realizava a mesma atividade que Deus
determinara, aos homens realizar na terra: era lavrador, não era nenhuma
atividade fora da determinação divina.
Ele
era um homem trabalhador, mas embruteceu seu coração contra o relacionamento
com seu irmão Abel, por motivos que só Deus observou.
Temos
que ter cuidado, pois mesmo realizando o que devemos na Obra, não nos deixemos
levar pela Ira. E por estas dificuldades, assim chamadas, teológicas um de seus
descendentes é considerado pai dos que tem gado: “E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.”
Gênesis 4.20
“Se o oferecer por
oferta de ação de graças, com o sacrifício de ação de graças, oferecerá bolos
ázimos amassados com azeite; e coscorões ázimos amassados com azeite; e os
bolos amassados com azeite serão fritos, de flor de farinha.” Levítico 7.12. E contar-se-vos-á a
vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar. Números 18:27; Esta será a oferta que
haveis de oferecer: a sexta parte de um efa de cada ômer de trigo; também
dareis a sexta parte de um efa de cada
ômer de cevada. Ezequiel 45:13
Cremos
então, que nada se relacionava sobre o tipo de oferta, mas a condição
espiritual de cada ofertante!
Caim
estava em profundo litígio com Abel: “E falou Caim com
o seu irmão Abel Gênesis
4.8”
As
neo-escrituras revelam e confirma, na voz do Senhor Jesus esta condição,
importante e fundamental para recepção da Oferta trazida ao altar:
“Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que
não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao
oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma
sairás dali enquanto não pagares o último
ceitil.” Mateus 5:24-26
A
dívida de Caim estava crescendo diante de Deus e Satanás tomou posse da sua
dívida como fiador deste mal, pois ele é o pai do mal e príncipe do Reino
parasitário do mal, que só sobrevive como parasita, quando encontra um coração,
como o de Caim, onde possa se hospedar. “Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser
perdoada. Eis que hoje me lanças da
face da terra, e da tua face me
esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele
que me achar, me matará. O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que
matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para
que o não ferisse qualquer que o achasse. E saiu Caim de diante da face do Senhor.” Gênesis 4:13-16
Ele
se ausentou, ou se retirou como um homem, entre os homens, para ser contado,
embora sua geração continuasse e fosse registrada com seus inventos [“E o nome do seu irmão era Jubal; este foi
o pai de todos os que tocam harpa e órgão.” Gênesis 4:21] e produtiva forma de agir, mas também com a maldade
inerente a sua descendência.
“Eis que todas as almas
são minhas; como o é a alma do pai,
assim também a alma do filho é minha:
a alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4
“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e
chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; E Ada deu à luz a
Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.” Gênesis 4.17,20
Não
podemos deixar de pagar com o perdão e arrependimento para não sofrermos o dano
de pagarmos “o último ceitil” pelo dano da
ira no coração, que para Caim representou, desterro, maldição e uma marca do
mal, que o fez diferenciado de todos os homens.
“E ... Jesus ...
sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli
... Noé
de Lameque, E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete,
e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão,
e Adão de Deus.” Lucas 3: 23,
36-38
Isto,
não lhe permitiu ser listado na Genealogia de seu Pai Adão, pois foi desterrado
pelo próprio Deus e não aparece na Genealogia do Messias, pois sua geração não
é contada, como parte da condenação divina como geração de Jesus.
“E agora maldito és tu desde a terra, que abriu
a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a
terra, não te dará mais a sua força;
fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a
minha maldade que a que possa ser perdoada.” Gênesis 4:11-13
A lição a ser
verificada, para todos nós:
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal
com o bem.” Romanos 12:21
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem
todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei
dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12
Semblante
A mudança do
semblante de Caim informa o que passa no seu coração.
“Como
na água o rosto corresponde ao rosto,
assim o coração do homem ao homem.” Provérbios
27:19
“O
coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.”
Provérbios 15.13
A
sua expressão foi tomada, além da própria dificuldade do pecado que marcou ao
homem, se mudou pelo erro e malignidade apresentada.
Caim
não espera ou nem pensou no que o mal feito faria Deus agir, estava embrutecido
pelo Mal: “Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu;
cobriu o seu rosto; nunca verá isto.” Salmos 10:11
ανθρπος - anthropos; ops
(face) - o semblante; com cara de homem, i.e. um ser humano;; n. m. um ser
humano, seja homem ou mulher; genericamente, inclui todos os indivíduos
humanos; para distinguir humanos de seres de outra espécie, de animais e
plantas, de Deus e Cristo, dos anjos.
-
com a noção adicionada de fraqueza, pela qual o homem é conduzido ao erro ou
induzido a pecar; com a noção adjunta de desprezo ou piedade desdenhosa; com
referência às duas natureza do homem, corpo e alma; com referência à dupla
natureza do homem, o ser corrupto e o homem verdadeiramente cristão, que se
conforma à natureza de Deus.
Προσωπον - prosopon; n.n.face; semblante, expressão, usada quando
usamos as expressões que denotam ter consideração pela pessoa em julgamento e
no tratamento às pessoas.
οπτανομαι - optanomai ou οπτομαι – optomai; v. olhar para, ver;
permitir-se ser visto, aparecer.
Fonte
Dicionário
Strong
Bíblia
Plenitude
“O
pecado jaz à porta” Cláudio Crispim
Apontamentos
do autor
Eu
vivo a Bíblia
Outros
indicados no corpo do texto
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