sábado, novembro 28

Lição 9: Jó e a inescrutável Sabedoria de Deus CPAD- 29 de Novembro de 2020

 Lição 9: Jó e a inescrutável Sabedoria de Deus

CPAD- 29 de Novembro de 2020

Estudo Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28.28).


Leitura Bíblica

Jó 28.1-28.

1 — Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.

2 — O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.

3 — O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.

4 — Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão.

5 — A terra, de onde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo.

6 — As suas pedras são o lugar da safira e têm pós de ouro.

7 — Essa vereda, a ignora a ave de rapina, e não a viram os olhos da gralha.

8 — Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.

9 — Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.

10 — Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho descobre todas as coisas preciosas.

11 — Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido.

12 — Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?

13 — O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.

14 — O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.

15 — Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.

16 — Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.

17 — Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino.

18 — Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.

19 — Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.

20 — De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?

21 — Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

22 — A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.

23 — Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.

24 — Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.

25 — Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas;

26 — quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,

27 — então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.

28 — Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Discurso:

Etimologia:

Inescrutável - 0 que é impenetrável; Deus é inescrutável, o que significa que Ele é imensurável, inencontrável, impossível de ser inteiramente entendido (Isaías 40,28; Salmos 145,3; Romanos 11,33,34).

Os amigos de Jó, não podiam, jamais como todos os homens, compreender a situação e a recusa de Jó em responder, sempre com a sua integridade a Deus.

Inescrutável; impossível de ser escrutado, investigado, compreendido; impenetrável, incompreensível, insondável.

עמק - ‘ ameq; adj. profundo, inescrutável - ininteligível (referindo-se à fala).

ανεξεραυνητος - anexereunetos; adj. Inescrutável.

Discurso:

Nós nunca compreenderemos ou conheceremos Deus completamente. Algumas vezes uma pessoa erroneamente diz: “Quando eu chegar ao céu, eu vou saber tudo sobre Deus!” Não, você não vai. Deus é infinito. Ah, Ele pode nos conceder vida eterna, mas nunca saberemos tudo sobre Deus e não conheceremos como Deus conhece

O Apóstolo Paulo canta Um Hino de Louvor a Sabedoria Divina:

É um parágrafo, distinto o discurso de Paulo nesta Epístola aso de Roma, Hino de louvor que surge após 11 capítulos de ensinamento teológico doutrinariamente rico e profundo.

E é o que precede, sobre a rejeição e o amor de Deus e a reconciliação, que Deus fala com os cristãos judeus e os gentios, sobre sua Misericórdia, que não deixará, o povo hebreu sem um resgate, e eles que desprezaram o Amor, por que perderam a Revelação e a Sabedoria dada aos seus pais, esse parágrafo de louvor torna o parágrafo em si mesmo tão maravilhoso, ao mostrar a inescrutável Sabedoria, Sua profundidade!

Nós não podemos prestar o devido e adequado louvor a Deus até que nós compreendamos a doutrina sobre Deus e sua inescrutável Sabedoria.

O próprio Deus vai ensinar, isto, ao seu servo Jó:

“Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:

Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento?” Jó 38: 1,2;36

Nós não podemos cantar com alegria sobre Deus e seus feitos inescrutáveis, que nós amamos e servimos, até que nós aprendamos sobre os mistérios compartilhados da Sabedoria de Deus.

A expressão de Jó é apresentada por Paulo.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!

Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?”

Romanos 11:33-35

A tradução Phillips apresenta a fala desta forma: “Francamente, eu fico impressionado diante da insondável complexidade da sabedoria e do conhecimento de Deus.”

Jesus é o centro da Sabedoria dada pelo Pai:

“..., enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Colossenses 2:2,3

Vamos encontrar a palavra  - Sabedoria – mais de 20 (vinte) vezes no Livro de Jó. No livro de Provérbios a própria Sabedoria se apresenta e mostra a sua eternidade. “Ele estava no princípio com Deus.” João 1:2

Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;” Provérbios 8: 12;22-27

Estudaremos a terceira resposta de Jó a Zofar, um dos seus amigos, mas agiram como acusadores, do que amigos. Embora, ainda assentados juntos com Jó nas cinzas e com as vestes rasgadas. Porém, sem sabedoria buscavam uma causa sobre os males que sobrevieram sobre seu amigo. Ressalto, que os discursos, embora duros de ouvir, eram ouvidos por Jó, por causa da existência de uma amizade duradoura e antiga, Jó permanece vivo, ele continua mantendo sua autenticidade com seus amigos. Mas, ele não nega a sua sinceridade, (integridade) para concordar com seus amigos em relação à causa do seu sofrimento. tanto isto é verdade, que Deus repreende a Zofar, Bildade e Elifaz, porém concede a benção do arrependimento, com a oração sacerdotal de Jó pelos 3 (três). Jó 42.8,9

Conhecimento de Deus: Dificuldade, dos amigos entenderem que o justo conhece o seu Deus, e não o nega, pois há uma sabedoria espiritual no coração do justo, dada pelo seu Deus. A noite da alma de Jó não deixou que ele deixasse da sua integridade e conhecimento, ainda que “pobre” do que estava acontecendo com ele. Mas, Zofar queria que Deus mostrasse a Jó os "segredos da sabedoria” (capítulo 11:6). “Mas na verdade, quem dera que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra ti! E te fizesse saber os segredos da sabedoria, que é multíplice em eficácia; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade.” “Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão. E dizes: que sabe Deus, ...” Jó 22:12,13

Quando lemos o Capítulo 27, aparentemente se tem como uma resposta de Jó, mas uma análise ou exegese, cm base, no discurso, à partir do versículo 10 ao 23, com base na pergunta de Jó no versículo 12, o leitor volta a encontrar a teologia (fala) de Zofar, ou seja, Zofar interrompe [embora, o texto massorético não apresente um terceiro discurso de Zofar, como discurso completo, como em outras passagens do livro, vide capítulos 25 e 26 {Jó e Bildade}] Jó e volta a acusação ou seu discurso teológico sobre   a vida de um justo em contradição com a colocação de Jó, sobre conhecer ou ter sabedoria sobre Deus, a continuidade da fala de Jó interrompida como demonstrado faz Zofar lembrar-se do que dissera no capítulo 11.

Antecipando, para maior entendimento deste trecho do estudo, cito:

Zofar tinha desejado que Deus mostras se a Jó os “segredos da sabedoria” (Jó 11.6).

Não! Diz Jó: “as coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós” (Deuteronômio 29.29).

Então Jó mostra:

I.                   A respeito da riqueza terrena (vv. 1-11).

a.       quão diligentemente ela é buscada e per seguida pelos filhos dos homens, os esforços que eles fazem, os planos que elaboram, e os riscos que correm para obtê-la (vv. 1-11).

II.                A respeito da sabedoria (v. 12).

a.      De modo geral, o seu preço é muito elevado; ela é de valor inestimável (vv. 15-19). O seu lugar é extremamente secreto (vv. 14,20,22).

b.      Em particular, existe uma sabedoria que está oculta em Deus (vv. 23-27), e uma sabedoria que é revelada aos filhos dos homens (v. 28).

“[Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.”[Jó]  - ‘Esta, pois, é a porção do homem ímpio da parte de Deus, e a herança, que os tiranos receberão do Todo-Poderoso. Se os seus filhos se multiplicarem, será para a espada, e a sua prole não se fartará de pão. Os que ficarem dele na morte serão enterrados, e as suas viúvas não chorarão.’” Jó 27:11-15

A exegese do capítulo 28 nos leva a encontrar uma mudança da fala de Jó e uma discussão com muita filosofia, o que vai nos levar a perguntas sobre o que é e Sabedoria:

Existe a sabedoria das coisas naturais (Capítulo 28).

Jó 28.1 – 13: A habilidade humana.

O tema deste capítulo é muito diferente do resto deste livro. Jó parecia ter esquecido suas feridas, e todas as suas tristezas, e falava como um filósofo ou um virtuoso. Há muita filosofia natural e moral nesta palestra.

Muitos desejariam saber qual foi a razão pela qual Jó disse tudo isso a essa altura.

1 — Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.

2 — O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.

3 — O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.

28 — Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Neste capítulo 28 apresenta uma correlação com o tema geral da argumentação de Jó, ou seja, mesmo sem conhecer o metafísico, o homem não tem condições de compreender ou alcançara  sabedoria.

Discussão apresenta uma inflexão: “Existe a sabedoria das coisas naturais” (Capítulo 28).

Embora, se busque entre os homens diversas maneiras diferentes de se apontar como o homem tem conhecimento.

Na realidade, como o Livro de Jó se trata de poesia este é um lindo poema, é um hino de sabedoria é dividido em três estrofes pelo refrão dos versículos 12 e 20, com o versículo 28 servindo de arremate.

1.       As perguntas retóricas feitas no primeiro refrão (v. 12) ligam as duas primeiras estrofes que fornecem uma resposta negativa: (1) embora o engenho humano possa descobrir metais preciosos, não pode desvendar a verdadeira sabedoria (v. 1-11);

2.      (2) as pessoas não conseguem encontrar a sabedoria porque não conseguem medir o seu valor, que é maior do que o do ouro ou o da prata (v. 12-19).

3.      A estrofe final (v. 21-28) dá uma resposta positiva às perguntas do segundo refrão (v. 20): Só Deus conhece a verdadeira sabedoria, a que Ele entremeou no tecido da criação (v. 21-27) e revelou à humanidade (v. 28).

A sabedoria é essencial em cada situação da vida, e Jó em plena crise, na noite da sua alma, demonstra o valor dado a ela, dividindo-o em quatro partes:

4.      • Habilidade humana para a mineração (vs. 1-11);

5.      • Valor da sabedoria, não pode ser comparada (vs. 12-19);

6.      • Deus conhece a sabedoria (vs. 20-27);

7.      • Sabedoria para a humanidade (v. 28).

8.    O auge da sabedoria está na conclusão do capítulo: “. John E. Hartley faz a leitura deste capítulo como o “Hino Da Sabedoria”

Mas, o conhecimento do homem vai só até ao fato dele ser o gerente da Criação, que Deus lhe deu, mas o profundo da Sabedoria – Sophia – é inalcançável para o homem.

σοφια - sophia; n. f. sabedoria, inteligência ampla e completa; usado do conhecimento sobre diversos assuntos.

συνεσις - sunesis; n. f. ato de correr junto com, ato de fluir ao mesmo tempo que;

·         2) conhecimento; 2a) entendimento; 2b) o entendimento, i.e., a mente, na medida em que compreende

συνετος - sunetos; adj. 1) inteligente, que tem entendimento, sábio, instruído

·         1a) a ‘sabedoria’ que pertence aos homens; 1a1) espec. conhecimento variado de coisas humanas e divinas, adquirido pela sutileza e experiência, e sumarizado em máximas e provérbios; 1a2) a ciência e o conhecimento; 1a3) o ato de interpretar sonhos e de sempre dar os conselhos mais sábios; 1a4) inteligência evidenciada em descobrir o sentido de algum número misterioso ou visão; 1a5) habilidade na administração dos negócios; 1a6) seriedade e prudência adequada na relação com pessoas que não são discípulos de Cristo, habilidade e discrição em transmitir a verdade cristã; 1a7) conhecimento e prática dos requisitos para vida devota e justa

·         1b) inteligência suprema, assim como a que pertence a Deus e a Cristo; 1b2) sabedoria de Deus que se evidencia no planejamento e execução dos seus planos na formação e governo do mundo e nas escrituras.

φρονησις - phronesis; n. f. entendimento; conhecimento e amor à vontade de Deus

Assim, Jó mostra e pergunta e apresenta por diversas vezes cita a Sabedoria em suas palavras.

Entrando na visão sobre a Sabedoria, veremos que o discurso de Jó mostra como o homem pode realizar muitas façanhas. Mas, na realidade Jó sabe que isto tudo, que ele descreve trata-se da habilidade de gerente da Criação:

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre, ...” Gênesis 1:27,28

Tomo a liberdade de apresentar uma digressão própria sobre o texto do versículo 3 — O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.

A minha verão para este versículo é a descoberta do fogo, o homem se aventura com seu conhecimento em muitas aventuras, domina aquilo que, se interpõe em seu caminho e domina artes, fabricação, extensas caminhadas, acessa montanhas e busca ouro em lugares recônditos, mas podemos utilizar outra verão mais usual entre os estudiosos da Palavra de Deus, como:

O significado dos versículos 3-5 é, portanto, esclarecido, como o texto retirado e compilado de Comentário Beacon – Jó a Cantares:

 Os homens procuram os limites dos lugares escuros, aventurando-se nos recônditos mais remotos para obter minério. Eles cavam poços profundos nos vales, em lugares remotos, raramente visitados por alguém e descem neles, pendurados em cordas que oscilam para frente e para trás. Da terra o homem obtém o pão de cada dia; mas debaixo da superfície a terra é revolvida como que por fogo”. Berkeley

Eu ainda colocaria a compreensão sobre a arte ligando, esta a religiosidade humana, do que não conhece o verdadeiro Deus:

Toda a atividade humana ocorre e decorre deste “domínio” e ‘fora da visão das aves com olhares afiados e fora dos caminhos de animais selvagens’. O homem é capaz de’ vencer as montanhas’ e dos ‘rochedos faz sair rios’, isto é, faz canais e constrói represas ou, talvez, ‘tapa os veios de água com visgo para impedi-los de vazar para a mina’.

A atividade e a engenhosidade do homem são maravilhosas, mas em todo esse empreendimento a sabedoria não é descoberta. Ela não se acha na terra dos viventes. Ela não se acha na terra dos viventes. Ela não se encontra no abismo nem no mar (vs.14).

Onde está a Sabedoria?

12 — Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?

Jó 28.14 – 19: O inestimável valor da sabedoria

Quanto custa a Sabedoria? Qual o seu preço?

Ouro? Pedras preciosas – ônix, safira, cristal, topázio, jóias feitas com estes minérios?

13 — O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.

15 — Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.

16 — Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.

17 — Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino.

18 — Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.

19 — Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.

Jó 28.14;20 – 28: De onde vem a sabedoria?

Os elementos da Criação, não sabem onde a Sabedoria se encontra.

“Quando ele compunha os fundamentos da terra, eu estava com ele e era o seu arquiteto, ...” Provérbios 8:29,30

Provérbios 3:18, 19 falam de Deus criando a terra pela sabedoria e 8:22-31 oferece a perspectiva do ponto de vista da sabedoria em um amplo espectro dessa atividade geradora, sugerindo que a sabedoria inclui a Lei da Arquitetura (Design), pela qual tudo opera.

Porque a Sabedoria, apear de Deus estar em todos os lugares, só se encontra espiritualmente, no próprio Deus, que a gerou.

Estará na terra?

14 — O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.

Onde está?

20 — De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?

Ao homem Deus deu habilidades e inteligência, mas a Sabedoria, vai além dos livros e de títulos ou muita escrita [“Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.”Eclesiastes 1:16-18]

 

Só Deus conhece o caminho da Sabedoria; só ele sabe onde ela habita,

21 — Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

23 — Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.

27 — então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.

Quando Salomão escreve os versos citados, ele refere-se ao muito estudo e trabalho em conhecer e aplicar o conhecimento transformado em sabedoria humana, que causa enfado e dor. Mas, a Sabedoria divina não causa dor ou enfado, mas esta era a procura que Jó buscava, em meio a sua dor, pois ele também tinha conhecimento humano e aponta a seus amigos a dificuldade dos mesmos reconhecerem que o que filosofavam ou queriam lhe mostrar como conhecimento, nada na verdade sabiam, da verdadeira Sabedoria, a divina.

20 — De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?

21 — Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

22 — A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.

23 — Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.

24 — Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.

25 — Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas;

26 — quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,

27 — então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.

28 — Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

A Soberania de Deus domina todas as cosias debaixo dos Céus, inclusive a Sabedoria. Deus sabe onde encontrar a sabedoria?

Deus, sim, Ele é o Autor da Sabedoria:

Ele estabeleceu-a (vs. 27). Ele instruiu o homem no seu caminho, como encontrar e usar a verdadeira Sabedoria: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria (vs. 28).

Há um Deus que controla todas as coisas, inclusive a Sabedoria, que pela suas próprias palavras fala como se tornou e teve seu início:

Leia:

21 — Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

“Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.” Provérbios 8:1,2

Em contraposição ao que a própria Sabedoria informa, os homens conseguem estar nos lugares onde a Sabedoria está, mas não a vê, porque a Sabedoria é um atributo divino de domínio de Deus.

3 — O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.

9 — Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.

11 — Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido.

Ela grita e aponta seu lugar e onde mora:

“Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência,...” Provérbios 8:10-12

 O apóstolo Paulo descreve que somente Deus pode conhecer a Sabedoria de Deus: O Deus Espírito Santo.

“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:7-11

A Sabedoria ensina onde e como ela aprendeu e foi gerada:

“Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.” Provérbios 8:23-31

Conclusão:

Por mais, que o homem procure usar sua inteligência natural, como gerente da Criação constituído pelo Criador, a sua habilidade natural, cientifica, de toda sorte de conhecimento nas mais variadas área da epistemologia, não consegue achar ou reconhecer a Sabedoria

Jó nos ensina uma lição muito valiosa. Quanto maior o sofrimento, tanto melhor determinamos o que verdadeiramente importa, e isto nos faz voltar ao começo. O sofrimento no ajuda a discernir as nossas prioridades e nos concentrar nos objetivos certosCharles R. Swindoll.

Jó em pleno sofrimento e acossado pelas perguntas dos seus amigos, nos dá um exemplo de buscar e reconhecer que tudo que nos acontece, vem da Sabedoria de Deus, ocorrendo como Ele determinar, pela sua Sabedoria. E nos ensina que quando Deus o declarou:

“O temor do Senhor é a sabedoria, e o afastar-se do mal é ter entendimento”.

Medite junto com este capítulo de Jó 28:28 com Provérbios 1:7 e 9:10.

“..., para aprender a sabedoria, ...” Provérbios 1:2

“No rosto do entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas extremidades da terra. ... Também não é bom punir o justo, ... O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito. Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” Provérbios 17:24-28

Jesus estava no Principio com Deus e por Ele foram criadas todas as coisas Ele detêm de Deus A Sabedoria e nos mandou O Consolador – O Espírito Santo, que nos declara toda a Verdade.

Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:2,3

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, ...” 1 Coríntios 1:30

Jesus é a essência da sabedoria (I Coríntios 1:30; Colossenses 2:3) e o mais alto nível de sabedoria é ser sábio para a salvação (II Timóteo 3:15)! Vamos dedicar tempo para aprofundar-se visando obter verdadeira sabedoria. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Bibliologia e Fontes:

- Texto bíblico: Jó 27; Koot van Wyk; Kyungpook National University; Sangju, Coreia do Sul; Traduzido e adaptado por JDS/JAQ; Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Job/27/

Resumo de Jó 28 – Biblioteca Estudos Bíblicos e Comentários

Comentário Bíblico Beacon; Jó a Cantares de Salomão Vl.3

Fatos Bíblicos, O Terceiro Discurso de Jó, Capítulos 27-31, Jó declara a sua sinceridade (capítulo 27:1-10 )

Jó 28 Estudo: De Onde Vem a Sabedoria? Diego Nascimento, Membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa.

Apontamentos do autor

Dicionário Strong

ARA – Bíblia online

NAA – Bíblia online

JÓ 28 by Jeferson Quimelli, Uma Viagem de Conhecimento Através da Bíblia, Virginia Davidson, Artista (projetista e construtora de vitrais), Spokane Valley, Washington USA

JÓ 28 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli

A Impenetrável Mente De Deus, Série: Sem Culpa! Rev. Todd A. Linn, PhD, Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

Bíblia Org

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