Lição 9: Jó e a inescrutável Sabedoria de Deus
CPAD- 29 de
Novembro de 2020
Estudo
Pastor e Professor Osvarela
Texto
Áureo
“Mas disse
ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a
inteligência” (Jó 28.28).
Jó
28.1-28.
1 — Na verdade,
há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.
2 — O ferro
tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.
3 — O homem
pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na
escuridão e na sombra da morte.
4 —
Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode
passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão.
5 — A terra,
de onde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo.
6 — As suas
pedras são o lugar da safira e têm pós de ouro.
7 — Essa
vereda, a ignora a ave de rapina, e não a viram os olhos da gralha.
8 — Nunca a
pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.
9 — Ele
estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
10 — Dos
rochedos faz sair rios, e o seu olho descobre todas as coisas preciosas.
11 — Os rios
tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido.
12 — Mas
onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?
13 — O homem
não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.
14 — O
abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
15 — Não se
dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.
16 — Nem se
pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17 — Com ela
se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino.
18 — Ela faz
esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a
dos rubis.
19 — Não se
lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.
20 — De
onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
21 — Porque
está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
22 — A
perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
23 — Deus
entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
24 — Porque
ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 — Quando
deu peso ao vento e tomou a medida das águas;
26 — quando
prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,
27 — então,
a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.
Discurso:
Etimologia:
Inescrutável
- 0 que é
impenetrável; Deus é inescrutável, o que significa que Ele é imensurável,
inencontrável, impossível de ser inteiramente entendido (Isaías 40,28; Salmos
145,3; Romanos 11,33,34).
Os amigos de
Jó, não podiam, jamais como todos os homens, compreender a situação e a recusa
de Jó em responder, sempre com a sua integridade a Deus.
Inescrutável;
impossível
de ser escrutado, investigado, compreendido; impenetrável, incompreensível,
insondável.
עמק - ‘ ameq; adj. profundo,
inescrutável - ininteligível (referindo-se à fala).
ανεξεραυνητος
- anexereunetos; adj. Inescrutável.
Discurso:
Nós nunca
compreenderemos ou conheceremos Deus completamente. Algumas vezes uma pessoa
erroneamente diz: “Quando eu chegar ao céu, eu vou saber tudo sobre Deus!” Não,
você não vai. Deus é infinito. Ah, Ele pode nos conceder vida eterna, mas nunca
saberemos tudo sobre Deus e não conheceremos como Deus conhece
O Apóstolo
Paulo canta Um Hino de Louvor a Sabedoria Divina:
É um parágrafo,
distinto o discurso de Paulo nesta Epístola aso de Roma, Hino de louvor que
surge após 11 capítulos de ensinamento teológico doutrinariamente rico e
profundo.
E é o que
precede, sobre a rejeição e o amor de Deus e a reconciliação, que Deus fala com
os cristãos judeus e os gentios, sobre sua Misericórdia, que não deixará, o
povo hebreu sem um resgate, e eles que desprezaram o Amor, por que perderam a
Revelação e a Sabedoria dada aos seus pais, esse parágrafo de louvor torna o
parágrafo em si mesmo tão maravilhoso, ao mostrar a inescrutável Sabedoria, Sua
profundidade!
Nós não
podemos prestar o devido e adequado louvor a Deus até que nós compreendamos a
doutrina sobre Deus e sua inescrutável Sabedoria.
O próprio
Deus vai ensinar, isto, ao seu servo Jó:
“Depois disto o SENHOR
respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
Quem é este que escurece o
conselho com palavras sem conhecimento? Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou
quem deu à mente o entendimento?” Jó 38: 1,2;36
Nós não
podemos cantar com alegria sobre Deus e seus feitos inescrutáveis, que nós
amamos e servimos, até que nós aprendamos sobre os mistérios compartilhados da
Sabedoria de Deus.
A expressão
de Jó é apresentada por Paulo.
“Ó
profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!
Quão
insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Por
que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou
quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?”
Romanos
11:33-35
A tradução
Phillips apresenta a fala desta forma: “Francamente, eu fico
impressionado diante da insondável complexidade da sabedoria e do conhecimento
de Deus.”
Jesus é o
centro da Sabedoria dada pelo Pai:
“..., enriquecidos da plenitude
da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em
quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Colossenses
2:2,3
Vamos encontrar
a palavra - Sabedoria – mais de
20 (vinte) vezes no Livro de Jó. No livro de Provérbios a própria Sabedoria se
apresenta e mostra a sua eternidade. “Ele estava no princípio com Deus.” João
1:2
“Eu, a sabedoria,
habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O Senhor me
possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde
a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando
ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas
de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu
fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio
do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o
horizonte sobre a face do abismo;” Provérbios 8: 12;22-27
Estudaremos a
terceira resposta de Jó a Zofar, um dos seus amigos, mas agiram como
acusadores, do que amigos. Embora, ainda assentados juntos com Jó nas cinzas e
com as vestes rasgadas. Porém, sem sabedoria buscavam uma causa sobre os males
que sobrevieram sobre seu amigo. Ressalto, que os discursos, embora duros de
ouvir, eram ouvidos por Jó, por causa da existência de uma amizade duradoura e
antiga, Jó permanece vivo, ele continua mantendo sua autenticidade com seus
amigos. Mas, ele não nega a sua sinceridade, (integridade) para concordar com
seus amigos em relação à causa do seu sofrimento. tanto isto é verdade, que
Deus repreende a Zofar, Bildade e Elifaz, porém concede a benção do
arrependimento, com a oração sacerdotal de Jó pelos 3 (três). Jó 42.8,9
Conhecimento de Deus: Dificuldade, dos amigos
entenderem que o justo conhece o seu Deus, e não o nega, pois há uma sabedoria
espiritual no coração do justo, dada pelo seu Deus. A noite da alma de Jó não
deixou que ele deixasse da sua integridade e conhecimento, ainda que “pobre” do
que estava acontecendo com ele. Mas, Zofar queria que Deus mostrasse a Jó os
"segredos da sabedoria” (capítulo 11:6). “Mas na verdade, quem dera
que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra ti! E te fizesse saber
os segredos da sabedoria, que é multíplice em eficácia; sabe, pois, que
Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade.” “Porventura Deus
não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas
estão. E dizes: que sabe Deus, ...” Jó 22:12,13
Quando lemos
o Capítulo 27, aparentemente se tem como uma resposta de Jó, mas uma
análise ou exegese, cm base, no discurso, à partir do versículo 10 ao 23,
com base na pergunta de Jó no versículo 12, o leitor volta a encontrar a teologia
(fala) de Zofar, ou seja, Zofar interrompe [embora, o texto massorético
não apresente um terceiro discurso de Zofar, como discurso completo, como em
outras passagens do livro, vide capítulos 25 e 26 {Jó e Bildade}] Jó e
volta a acusação ou seu discurso teológico sobre a vida de um justo em contradição com a colocação
de Jó, sobre conhecer ou ter sabedoria sobre Deus, a continuidade da fala de Jó
interrompida como demonstrado faz Zofar lembrar-se do que dissera no capítulo
11.
Antecipando,
para maior entendimento deste trecho do estudo, cito:
Zofar tinha
desejado que Deus mostras se a Jó os “segredos da sabedoria” (Jó 11.6).
Não! Diz Jó:
“as coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são
para nós” (Deuteronômio 29.29).
Então Jó
mostra:
I.
A respeito da riqueza terrena (vv. 1-11).
a. quão diligentemente ela é buscada e per
seguida pelos filhos dos homens, os esforços que eles fazem, os planos que
elaboram, e os riscos que correm para obtê-la (vv. 1-11).
II.
A respeito da sabedoria (v. 12).
a. De
modo geral, o seu preço é muito elevado; ela é de valor inestimável (vv.
15-19). O seu lugar é extremamente secreto (vv. 14,20,22).
b. Em
particular, existe uma sabedoria que está oculta em Deus (vv. 23-27), e uma
sabedoria que é revelada aos filhos dos homens (v. 28).
“[Ensinar-vos-ei acerca da
mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.”[Jó] - ‘Esta, pois, é a porção do homem ímpio
da parte de Deus, e a herança, que os tiranos receberão do
Todo-Poderoso. Se os seus filhos se multiplicarem, será para a espada, e
a sua prole não se fartará de pão. Os que ficarem dele na morte serão
enterrados, e as suas viúvas não chorarão.’” Jó 27:11-15
A exegese
do capítulo 28
nos leva a encontrar uma mudança da fala de Jó e uma discussão com muita
filosofia, o que vai nos levar a perguntas sobre o que é e Sabedoria:
Existe a
sabedoria das coisas naturais (Capítulo 28).
Jó 28.1 –
13: A habilidade humana.
O tema deste
capítulo é muito diferente do resto deste livro. Jó parecia ter esquecido suas
feridas, e todas as suas tristezas, e falava como um filósofo ou um virtuoso.
Há muita filosofia natural e moral nesta palestra.
Muitos
desejariam saber qual foi a razão pela qual Jó disse tudo isso a essa altura.
1 — Na verdade,
há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.
2 — O
ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.
3 — O
homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as
pedras na escuridão e na sombra da morte.
28 — Mas
disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do
mal é a inteligência.
Neste capítulo
28 apresenta uma correlação com o tema geral da argumentação de Jó, ou
seja, mesmo sem conhecer o metafísico, o homem não tem condições de compreender
ou alcançara sabedoria.
Discussão apresenta
uma inflexão: “Existe a sabedoria das coisas naturais” (Capítulo
28).
Embora, se
busque entre os homens diversas maneiras diferentes de se apontar como o homem
tem conhecimento.
Na realidade,
como o Livro de Jó se trata de poesia este é um lindo poema, é um hino de sabedoria
é dividido em três estrofes pelo refrão dos versículos 12 e 20, com o versículo
28 servindo de arremate.
1. As
perguntas retóricas feitas no primeiro refrão (v. 12) ligam as duas primeiras
estrofes que fornecem uma resposta negativa: (1) embora o engenho humano possa
descobrir metais preciosos, não pode desvendar a verdadeira sabedoria (v.
1-11);
2. (2)
as pessoas não conseguem encontrar a sabedoria porque não conseguem medir o seu
valor, que é maior do que o do ouro ou o da prata (v. 12-19).
3. A
estrofe final (v. 21-28) dá uma resposta positiva às perguntas do segundo
refrão (v. 20): Só Deus conhece a verdadeira sabedoria, a que Ele entremeou no
tecido da criação (v. 21-27) e revelou à humanidade (v. 28).
A sabedoria
é essencial em cada situação da vida, e Jó em plena crise, na noite da sua
alma, demonstra o valor dado a ela, dividindo-o em quatro partes:
4. •
Habilidade humana para a mineração (vs. 1-11);
5. •
Valor da sabedoria, não pode ser comparada (vs. 12-19);
6. •
Deus conhece a sabedoria (vs. 20-27);
7. •
Sabedoria para a humanidade (v. 28).
8. O
auge da sabedoria está na conclusão do capítulo: “. John E. Hartley faz a
leitura deste capítulo como o “Hino Da Sabedoria”
Mas, o
conhecimento do homem vai só até ao fato dele ser o gerente da Criação, que
Deus lhe deu, mas o profundo da Sabedoria – Sophia – é inalcançável para
o homem.
σοφια - sophia; n. f. sabedoria,
inteligência ampla e completa; usado do conhecimento sobre diversos assuntos.
συνεσις -
sunesis;
n. f. ato de correr junto com, ato de fluir ao mesmo tempo que;
·
2) conhecimento; 2a) entendimento; 2b) o
entendimento, i.e., a mente, na medida em que compreende
συνετος -
sunetos;
adj. 1) inteligente, que tem entendimento, sábio, instruído
·
1a) a ‘sabedoria’ que pertence aos
homens; 1a1) espec. conhecimento variado de coisas humanas e divinas,
adquirido pela sutileza e experiência, e sumarizado em máximas e provérbios; 1a2)
a ciência e o conhecimento; 1a3) o ato de interpretar sonhos e de sempre
dar os conselhos mais sábios; 1a4) inteligência evidenciada em descobrir
o sentido de algum número misterioso ou visão; 1a5) habilidade na
administração dos negócios; 1a6) seriedade e prudência adequada na relação com
pessoas que não são discípulos de Cristo, habilidade e discrição em transmitir
a verdade cristã; 1a7) conhecimento e prática dos requisitos para vida devota e
justa
·
1b) inteligência suprema, assim como a
que pertence a Deus e a Cristo; 1b2) sabedoria de Deus que se evidencia
no planejamento e execução dos seus planos na formação e governo do mundo e nas
escrituras.
φρονησις -
phronesis;
n. f. entendimento; conhecimento e amor à vontade de Deus
Assim, Jó
mostra e pergunta e apresenta por diversas vezes cita a Sabedoria em suas
palavras.
Entrando na
visão sobre a Sabedoria, veremos que o discurso de Jó mostra como o homem pode
realizar muitas façanhas. Mas, na realidade Jó sabe que isto tudo, que ele
descreve trata-se da habilidade de gerente da Criação:
“E criou Deus o homem à
sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os
abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,
e sujeitai-a; e dominai sobre, ...” Gênesis 1:27,28
Tomo a
liberdade de apresentar uma digressão própria sobre o texto do versículo 3 —
O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as
pedras na escuridão e na sombra da morte.
A minha
verão para este versículo é a descoberta do fogo, o homem se aventura com seu
conhecimento em muitas aventuras, domina aquilo que, se interpõe em seu caminho
e domina artes, fabricação, extensas caminhadas, acessa montanhas e busca ouro
em lugares recônditos, mas podemos utilizar outra verão mais usual entre os
estudiosos da Palavra de Deus, como:
O significado dos
versículos 3-5 é, portanto, esclarecido, como o texto retirado e
compilado de Comentário Beacon – Jó a Cantares:
“Os homens procuram os limites dos lugares
escuros, aventurando-se nos recônditos mais remotos para obter minério. Eles
cavam poços profundos nos vales, em lugares remotos, raramente visitados por alguém
e descem neles, pendurados em cordas que oscilam para frente e para trás. Da
terra o homem obtém o pão de cada dia; mas debaixo da superfície a terra é
revolvida como que por fogo”. Berkeley
Eu ainda
colocaria a compreensão sobre a arte ligando, esta a religiosidade humana, do
que não conhece o verdadeiro Deus:
Toda a atividade
humana ocorre e decorre deste “domínio” e ‘fora da visão das aves com olhares
afiados e fora dos caminhos de animais selvagens’. O homem é capaz de’ vencer
as montanhas’ e dos ‘rochedos faz sair rios’, isto é, faz canais e constrói
represas ou, talvez, ‘tapa os veios de água com visgo para impedi-los de vazar
para a mina’.
A atividade
e a engenhosidade do homem são maravilhosas, mas em todo esse empreendimento a
sabedoria não é descoberta. Ela não se acha na terra dos viventes. Ela não se
acha na terra dos viventes. Ela não se encontra no abismo nem no mar (vs.14).
Onde está
a Sabedoria?
12 — Mas onde se achará a
sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?
Jó 28.14 – 19: O
inestimável valor da sabedoria
Quanto custa a Sabedoria? Qual
o seu preço?
Ouro? Pedras preciosas –
ônix, safira, cristal, topázio, jóias feitas com estes minérios?
13 — O homem não lhe
conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.
15 — Não se dará por ela
ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.
16 — Nem se pode comprar
por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17 — Com ela se não pode
comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino.
18 — Ela faz esquecer o
coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.
19 — Não se lhe igualará o
topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.
Jó 28.14;20
– 28: De onde vem a sabedoria?
Os elementos
da Criação, não sabem onde a Sabedoria se encontra.
“Quando ele compunha os
fundamentos da terra, eu estava com ele e era o seu arquiteto, ...” Provérbios
8:29,30
Provérbios
3:18, 19
falam de Deus criando a terra pela sabedoria e 8:22-31 oferece a perspectiva do
ponto de vista da sabedoria em um amplo espectro dessa atividade geradora,
sugerindo que a sabedoria inclui a Lei da Arquitetura (Design), pela qual tudo
opera.
Porque a
Sabedoria, apear de Deus estar em todos os lugares, só se encontra espiritualmente,
no próprio Deus, que a gerou.
Estará na
terra?
14 — O abismo diz: Não
está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
Onde está?
20 — De onde, pois, vem a
sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
Ao homem
Deus deu habilidades e inteligência, mas a Sabedoria, vai além dos livros e de
títulos ou muita escrita [“Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu
me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim
em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o
conhecimento. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a
conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição
de espírito. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta
em conhecimento, aumenta em dor.”Eclesiastes 1:16-18]
Só Deus
conhece o caminho da Sabedoria; só ele sabe onde ela habita,
21 — Porque está encoberta
aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
23 — Deus entende o seu
caminho, e ele sabe o seu lugar.
27 — então, a viu e a
manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.
Quando Salomão
escreve os versos citados, ele refere-se ao muito estudo e trabalho em conhecer
e aplicar o conhecimento transformado em sabedoria humana, que causa enfado e
dor. Mas, a Sabedoria divina não causa dor ou enfado, mas esta era a procura
que Jó buscava, em meio a sua dor, pois ele também tinha conhecimento humano e aponta
a seus amigos a dificuldade dos mesmos reconhecerem que o que filosofavam ou
queriam lhe mostrar como conhecimento, nada na verdade sabiam, da verdadeira
Sabedoria, a divina.
20 — De onde, pois, vem a
sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
21 — Porque está encoberta
aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
22 — A perdição e a morte
dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
23 — Deus entende o seu
caminho, e ele sabe o seu lugar.
24 — Porque ele vê as
extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 — Quando deu peso ao
vento e tomou a medida das águas;
26 — quando prescreveu uma
lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,
27 — então, a viu e a
manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.
28 — Mas disse ao homem:
Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.
A Soberania
de Deus
domina todas as cosias debaixo dos Céus, inclusive a Sabedoria. Deus sabe onde encontrar
a sabedoria?
Deus,
sim, Ele é o Autor da Sabedoria:
Ele
estabeleceu-a (vs. 27). Ele instruiu o homem no seu caminho, como encontrar e
usar a verdadeira Sabedoria: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria (vs. 28).
Há um Deus
que controla todas as coisas, inclusive a Sabedoria, que pela suas próprias palavras
fala como se tornou e teve seu início:
Leia:
21 — Porque está
encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
“Não clama porventura a
sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? No cume das alturas, junto
ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.” Provérbios 8:1,2
Em contraposição
ao que a própria Sabedoria informa, os homens conseguem estar nos lugares onde
a Sabedoria está, mas não a vê, porque a Sabedoria é um atributo divino de
domínio de Deus.
3 — O homem pôs fim às
trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e
na sombra da morte.
9 — Ele estende a sua mão
contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
11 — Os
rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido.
Ela grita
e aponta seu lugar e onde mora:
“Aceitai a minha correção,
e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido. Porque
melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se
pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência,...” Provérbios
8:10-12
O apóstolo Paulo descreve que somente Deus
pode conhecer a Sabedoria de Deus: O Deus Espírito Santo.
“Mas falamos a sabedoria
de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para
nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se
a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito:
As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do
homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou
pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as
profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão
o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de
Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:7-11
A Sabedoria
ensina onde e como ela aprendeu e foi gerada:
“Desde a eternidade fui
ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não
havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de
águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu
fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o
princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu,
quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; Quando firmava as nuvens
acima, quando fortificava as fontes do abismo, Quando fixava ao mar o seu
termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os
fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto;
era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos
homens.” Provérbios 8:23-31
Conclusão:
Por mais,
que o homem procure usar sua inteligência natural, como gerente da Criação
constituído pelo Criador, a sua habilidade natural, cientifica, de toda sorte
de conhecimento nas mais variadas área da epistemologia, não consegue achar ou
reconhecer a Sabedoria
“Jó
nos ensina uma lição muito valiosa. Quanto maior o sofrimento, tanto melhor
determinamos o que verdadeiramente importa, e isto nos faz voltar ao começo. O
sofrimento no ajuda a discernir as nossas prioridades e nos concentrar nos
objetivos certos” Charles R. Swindoll.
Jó em pleno
sofrimento e acossado pelas perguntas dos seus amigos, nos dá um exemplo de
buscar e reconhecer que tudo que nos acontece, vem da Sabedoria de Deus,
ocorrendo como Ele determinar, pela sua Sabedoria. E nos ensina que quando Deus
o declarou:
“O temor
do Senhor é a sabedoria, e o afastar-se do mal é ter entendimento”.
Medite junto
com este capítulo de Jó 28:28 com Provérbios 1:7 e 9:10.
“..., para aprender a
sabedoria, ...” Provérbios 1:2
“No rosto do
entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas extremidades da
terra. ... Também não é bom punir o justo, ... O que possui o
conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso
espírito. Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os
seus lábios é tido por entendido.” Provérbios 17:24-28
Jesus estava
no Principio com Deus e por Ele foram criadas todas as coisas Ele detêm de Deus
A Sabedoria e nos mandou O Consolador – O Espírito Santo, que nos declara toda
a Verdade.
“Ele estava no
princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele
nada do que foi feito se fez.” João 1:2,3
“Mas vós sois dele, em
Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, ...” 1
Coríntios 1:30
Jesus é a
essência da sabedoria (I Coríntios 1:30; Colossenses 2:3) e o mais alto
nível de sabedoria é ser sábio para a salvação (II Timóteo 3:15)! Vamos dedicar
tempo para aprofundar-se visando obter verdadeira sabedoria. Reavivemo-nos! –
Heber Toth Armí.
Bibliologia
e Fontes:
- Texto
bíblico: Jó 27; Koot van Wyk; Kyungpook National University; Sangju, Coreia do
Sul; Traduzido e adaptado por JDS/JAQ; Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Job/27/
Resumo de Jó
28 – Biblioteca Estudos Bíblicos e Comentários
Comentário Bíblico
Beacon; Jó a Cantares de Salomão Vl.3
Fatos
Bíblicos, O Terceiro Discurso de Jó, Capítulos 27-31, Jó declara a sua
sinceridade (capítulo 27:1-10 )
Jó 28
Estudo: De Onde Vem a Sabedoria? Diego Nascimento, Membro da Primeira Igreja
Batista de João Pessoa.
Apontamentos
do autor
Dicionário Strong
ARA – Bíblia
online
NAA – Bíblia
online
JÓ 28 by
Jeferson Quimelli, Uma Viagem de Conhecimento Através da Bíblia, Virginia
Davidson, Artista (projetista e construtora de vitrais), Spokane Valley,
Washington USA
JÓ 28 – Comentário
Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
A
Impenetrável Mente De Deus, Série: Sem Culpa! Rev. Todd A. Linn, PhD, Primeira
Igreja Batista de Henderson, KY
Bíblia Org
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