Quando Deus restaura o justo - Lição 13
Lição CPAD
- 4º Trimestre de 2020
FELIZ 2021
Estudo
Pastor e Professor Osvarela
Tema do
Conjunto de Estudo do Livro de Jó no Período:
A
fragilidade humana e a soberania divina — O sofrimento e a restauração de Jó
Comentarista:
José Gonçalves
Data: 27 de
Dezembro de 2020
Texto Áureo
“E o SENHOR
virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou
a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía” Jó 42.10.
A
restauração do ser humano acontece em razão do amor e da misericórdia de Deus,
e não como consequência do esforço pessoal, piedade ou atos de bondade.
Leitura
Bíblica
Jó
42.1-17.
1 — Então,
respondeu Jó ao SENHOR e disse:
2 — Bem sei
eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.
3 — Quem é
aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso, falei do
que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não
compreendia.
4 —
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me.
5 — Com o
ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.
6 — Por
isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
7 — Sucedeu,
pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a
Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois
amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8 — Tomai,
pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei
holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele
aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não
falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
9 — Então,
foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram
como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó.
10 — E o
SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR
acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.
11 — Então,
vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes
o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o
consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe
deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro.
12 — E,
assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque
teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil
jumentas.
13 — Também
teve sete filhos e três filhas.
14 — E
chamou o nome da primeira, Jemima, e o nome da outra, Quezia, e o nome da
terceira, Quéren-Hapuque.
16 — E, depois disto, viveu Jó cento e quarenta
anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.
17 — Então,
morreu Jó, velho e farto de dias.
Introdução:
Estudando O
Livro de Jó, a palavra-chave para sua restauração está em todo o corpo do
texto.
Marca fundamental
de Jó:
Traço da Integridade
Fundamental – “a completa submissão à vontade de Deus”
Jó vai conservar
sua integridade diante de tamanho sofrimento.
αδολος - adolos;
adj. sincero, íntegro
δοκιμος -
dokimos;
adj. aprovado, particularmente de moedas e dinheiro; aprovado, agradável,
aceitável.
No mundo
antigo não havia sistema bancário como nós o conhecemos hoje, e nem dinheiro em
papel. Todo dinheiro era feito de metal, aquecido até se tornar líquido, despejado
em moldes e deixado para esfriar. Quando as moedas estavam frias, era necessário
polir os cantos irregulares. As moedas eram comparativamente brandas e, é claro,
muitas pessoas cortavam pequenas fatias do metal. Em um século, mais que oitenta
leis foram promulgadas em Atenas, para parar a prática de cortar as moedas que estavam
em circulação. No entanto, algumas da pessoas que cambiavam o dinheiro eram
homens íntegros, que não aceitariam dinheiro falsificado. Eram pessoas honradas
que colocavam em circulação apenas dinheiro genuíno e com o peso correto. Tais
homens eram chamados de “dokimos” ou “aprovados”. (Donald Barnhouse)
Finalmente somos
informados que Jó saiu vitorioso:
“Em tudo
isto não pecou Jó com os seus lábios” Jó
2.10.
Sua firme
convicção quanto à sua integridade o faz perceber que sua fé continua viva
e que seu relacionamento pacífico anterior com Deus pode ser restaurado. Esse é
o profundo anseio de Jó. Ele tinha a esperança de que seu apelo honesto aos
céus convenceria seus amigos da sua integridade.
“Porque eu
sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E
depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão” Jó
19:25-27
Trata-se
de Integridade sob Sofrimento.
Integridade
básica do seu caráter
A
Integridade em números: Os números usados (sete, três e cinco), enumerando os filhos
de Jó e seus rebanhos, são expressões adicionais da sua integridade.
O Teste
Final proposto por Satanás, da Integridade de Jó (2.1-10)
Satanás não
acredita que Jó “manterá sua integridade” sem uma recompensa. Os amigos
acreditam que a prosperidade material desfrutada por um homem é a recompensa
pela integridade e que, portanto, a falta de recompensa era (para
seus amigos) a evidência imediata de pecado.
A integridade
espiritual, garantida pela crença na imputação de seus pecados – “A
minha transgressão está selada num saco” Jó 14:17
A
Integridade à prova dentro de casa.
Então, sua
mulher lhe disse: [...] Amaldiçoa a Deus e morre (2.9).
A integridade
do caráter
– a base da esperança de Jó. Temor a Deus no pensamento hebraico é a
base da sabedoria e da religião (veja 1.9; Êx 14.31; Lv 19.14, 32; 25.17; Ec
12.13)
“Porventura
não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos
teus caminhos?”
Jó 4:6
A integridade
dos caminhos.
A integridade
garante sua inocência.
Jamais a
abandonar sua integridade em seu relacionamento com Deus. A integridade era
a garantia de sua restauração.
“Todos os
dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias,
e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.” Jó 14:14,15
Garantia da
sua integridade:
“Vive Deus”. Um juramento solene. Pela primeira vez Jó o emprega para afirmar
a sua integridade. Jó não mudará seu pensamento, apear dos seus amigos o
pressionarem, para ele se dizer pecador.
Ao estudarmos
o livro tema destes estudos veremos que, à partir, do capítulo 30
descreve a diferença trágica entre o passado e o presente. Deus é o “Antagonista
de Jó”, os homens o desprezam e ele está completamente humilhado.
Jó
defende sua integridade:
No capítulo
31 encontramos uma defesa detalhada e ferrenha da sua integridade, em
que ele nega ser culpado dos pecados comumente observados nas vidas de outros homens.
“(Pese-me
em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade), [...] Se no ouro
pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança; Se me
alegrei de que era muita a minha riqueza, e de que a minha mão tinha alcançado
muito;” Jó 31: Jó 31:6;24,25
Por causa da
convicção de sua inocência Jó não consegue encontrar nenhuma causa para o tratamento
que Deus dispensa a ele. Tendo construído sua defesa novamente até esse ponto,
ele reafirma sua disposição e forte desejo de encontrar a Deus.
“Vive
Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, ... enquanto em
mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas, Não falarão os
meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano. Longe de
mim que eu vos justifique. até que eu expire, nunca apartarei de mim a minha
integridade.” Jó 27:2-5
A Questão
da defesa de Jó por sua Integridade:
“Quem é
este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?” Jó 38:2
42. 6
— Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Jó possuía
um conhecimento de Deus apenas por tradição, de segunda ou terceira mão; mas
agora ele o conhecia por meio de uma experiência pessoal. Teólogo Roy Zuck
Embora, soubesse
ser integro, Jó, com base nesta certeza, em alguns momentos (por
desconhecer o quadro sobrenatural desenrolado no mundo espiritual e da ousadia
de Satanás) Jó em alguns momentos imputa injustiça da sua causa à Deus. Ao defender
sua integridade, ele contestou a integridade de Deus e o fez parecer injusto.
Para Jó, por
ser íntegro (conforme o próprio Deus o define) Deus parece não mostrar uma
consistência perceptível em sua jurisdição moral do mundo. Jó deseja ter uma
oportunidade de estar diante de Deus para poder justificar-se. Parece que ele
acha que pode apelar para a natureza moral de Deus a fim de neutralizar a
inimizade que Deus aparentemente exerce contra ele. E acerca dessa questão que
Deus fala com Jó.
Jó
humilhou-se pelas suas falas precipitadas que revelaram orgulho e falta de bom
senso.
É a forma de
encaminhar-nos para a definição da questão da narrativa do Livro de Jó.
Restauração
após ira de Deus.
Os capítulos
38,39 e 40 demonstram como Deus expôs a Jó sua onipotência na Criação e sua
sapiência em preservá-la.
A partir,
do capítulo 38 ao 40 (42):
“Respondeu mais
o SENHOR a Jó, dizendo: Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é
sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso. Então Jó
respondeu ao Senhor, dizendo: Eis que sou vil; que te responderia eu? A
minha mão ponho à boca.” Jó 40:1-4
As bases da
integridade de Jó, para si mesmo não representam a verdade da redenção e
atuação da sua restauração por Deus. Ser íntegro para com Deus é uma qualidade
que Deus admira, mas quem define o íntegro e o justo é Ele.
Obs.
literária:
Javé é usado regularmente no prólogo e epílogo como nome da Deidade. Nas outras
partes, o livro se refere a Deus como El ou um dos seus derivados. Em diversas
ocasiões neste diálogo, Shaddai, Todo-poderoso, é usado normalmente como uma
alternativa paralela ao termo El.
Incluo, nesta questão, a
integridade do próprio texto, que alguns podem ter como místico ou uma
parábola.
“Aceitar a natureza
composta do livro da forma como chegou até nós não destrói seu valor nem
precisa diminuir a confiança do leitor na sua inspiração divina. Se o Espírito
de Deus pôde inspirar um autor, Ele certamente poderia inspirar e dirigir
outros escritores ou compiladores. Veja acerca desse assunto a excelente
declaração de Samuel A. Cartledge, A Conservative Introduction to the Old
Testament (Athens: University of Geórgia Press, 1944), p. 44.” Comentário
Beacon, Notas – INTRODUÇÃO, pagina 96
Após Jó se arrepender,
de suas palavras e conhecer a Deus em uma audiência partículas ele agora é
instado a rever seus conceitos sobre sua própria integridade –
Sobre isto, nos
ensinam as Escrituras.
É necessário
que reconheçamos que a justiça, seja na época de Jó, que vivia na Graça, sem a
Lei (viria posteriormente),
“Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”
Romanos 8:33
“Perto
está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente;
quem é meu adversário? Chegue-se para mim.” Isaías 50:8
“O que
justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro
... ao Senhor.” Provérbios 17:15
Ninguém poderá
se dizer integro e justo, pois só Deus pode nos fazer justos e afirmar quem Ele
acha justiça e integridade em suas vidas
Restauração
se inicia com correção.
Pela Ordem.
Não se
apresse a julgar alguém, quando você estiver num grupo de verificação da
situação espiritual de outrem. Seja reto no que falar, se não souber, ou Deus
não to revelar fique calado, para não ser jugado pelo Senhor.
“Porque, se
nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos
julgados, somos repreendidos pelo Senhor, ...” 1 Coríntios 11:31,32
“Não
julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis
condenados; soltai, e soltar-vos-ão.” Lucas 6:37
“Não
julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” João
7:24
“Assim que não
nos julguemos mais uns aos outros, ...” Romanos 14:13
Elifaz é
cobrado.
7 — Sucedeu,
pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR
disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus
dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu
servo Jó.
8 — Tomai,
pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei
holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a
ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós
não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
Uma teologia errada,
evidentemente, conduz para uma crença igualmente errada.
Jó suportou
sozinho o que pensavam ser um julgamento de Deus.
Após Jó ter
entendido o que Deus lhe falara e tendo visto Deus, que Jó se manteve na
posição, mesmo após uma severa correção e contraposição ao seu entendimento do
que Jó pensava ser o totalmente correto sobre a sua visão do Todo-Poderoso,
Deus inicia a restauração de Jó, com mais uma correção, ao falar com Elifaz.
Deus não
aprovou a atitude que Jó teve em relação a Ele, mas Deus também não aprovou a
atitude dos três amigos no seu debate com Jó.
Deus se
dirige a Elifaz:
A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos (7), porque o
erro de vocês é mais sério do que o de Jó,
pois julgaram aquele a quem eu imputei justo, segundo a minha Justiça.
Relembre o
inicio da presença destes amigos de Jó, após sua tragédia total.
“Elifaz o
temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram
condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o
conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto,
e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra,
sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a
dor era muito grande.” Jó 2:11-13
Deus é
ordeiro:
Deus segue a
ordem das falas e inicia pelo que primeiro falou: “Nunca estive tranqüilo,
nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. [...] Então respondeu
Elifaz o temanita” Jó 3:26;4:1
O Justo tem
autoridade espiritual:
“... porque deveras
a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque
vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.”
Deus mais
uma vez e pela última, no texto do livro imputa a retidão ao seu servo Jó.
Inclusive sabendo
e informando a seus três amigos (à Eliú, não foi imputada injustiça) que
Jó não seria um homem de coração vingativo, pelo contrario os abençoaria,
através do gesto deles mesmos, indo a Jó.
Assim começou
a restauração de Jó.
Com um
serviço de holocaustos por pecados e Jó restaurado primeiramente ao sacerdócio
que exercia.
42.8 “...
o meu servo Jó orará por vós ...”
9 — Então, foram Elifaz, o
temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR
lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó.
10 — E o
SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos;
גולה - gowlah ou (forma contrata) גלה - golah; n. f. exilados, exílio, cativeiro - exilados
(col), exílio, cativeiro (sentido abtrato).
שבות - sh^ebuwth ou שבית sh^ebiyth;
n. f. cativeiro
O cativeiro
de Jó (10) refere-se a todo sofrimento (perdas – injustiça de amigos)
que ele passou.
Relembre:
E sucedeu um
dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu
irmão primogênito, Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam,
e as jumentas pastavam junto a eles;
a.
E deram sobre eles os
sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para
trazer-te a nova.
b.
Estando este ainda falando, veio outro e
disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os
consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
c.
Estando ainda este falando, veio outro, e
disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os
tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para
trazer-te a nova.
d. Estando
ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas
comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
e.
Eis que um grande vento sobreveio
dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e
morreram;
e só eu escapei para trazer-te a nova.
Então Jó se
levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e
adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá,...”
Jó 1:13-21
O que foi
restaurado a Jó:
1.
Amizades
Deus usa os
amigos que se distanciaram de você na prova, mas você não deve recusar a sua
volta a amizades, pois ele podem ser o veículo de Deus para te (nos)
abençoarem, após ver a tua fidelidade com Deus, no meio da provação.
“Então
vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos
dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram
dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e
cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.” Jó
42:11
2.
sua honra foram restauradas (11).
3.
Sua riqueza foi duplicada (Jó 1.3 e 42.12).
“E
nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil
ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas
jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de
maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.” Jó 1:2,3
Se antes da provação
a Escritura não cita o nome de seus filhos, a literatura revelada nomina apenas,
as suas filhas, a despeito da ação ter acontecido no Oriente, onde as mulheres
não deveriam ser nominadas, no meio da família, mas Deus faz questão de dar
nome as estas filhas, que nasceram na época da restauração, sem citar os nomes
dos filhos, mas para ressaltar que a beleza delas era uma prova para dar beleza
a condição de um homem justo suportara, mesmo sem conhecer o que se passava no
mundo superior.
Elas
compartilhariam da herança com os seus filhos.
Elas também
tiveram participação na herança de Jó.
Jó no seu
novo estado restaurado cria uma jurisprudência, como juiz da Porta, dando honra
as mulheres.
15 — E em toda a terra não
se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu
herança entre seus irmãos.
16 — E,
depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos
de seus filhos, até à quarta geração.
Deus multiplicou
tudo, menos o número de filhos, (porque na realidade os que nasceram dos lombos
de Jó, e do ventre de sua mulher), somado dá quatorze (14) filhos. Portanto
Deus deu o que a Escritura diz.
“E assim abençoou
o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze
mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil
jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o
nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira
Quéren-Hapuque.” Jó 42:12-14
Por isto, Jó
foi agraciado com o mesmo número de filhos (Jó 1.2 e 42.13).
Após toda a
cena do arrependimento de Jó e seu fortalecimento e revelação do próprio Deus,
de quem Ele era, se inicia a restauração com:
Jesus mostrou
como um homem pode sofrer para agradar a Deus. E assim seu sofrimento garante
que nós, os justificados pelo Seu Sangue, devemos entender como um homem Jó,
justo pode e deve manter sua integridade, em meio ao sofrimento e mesmo que na
nossa visão não entendamos, no momento o que se passa.
O que nos
foi restaurado:
Renovação
do espírito
Justificação
16 — E,
depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos
filhos de seus filhos, até à quarta geração.
“Para remir
os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gálatas
4:5
“..., mas
recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” Romanos
8:15
Vida Eterna – vivemos hoje a vida
terrena, mas recebemos a vida eterna com Cristo.
Direito de
filhos
Bibliologia:
Dicionário Strong
Comentário
Beacon – Jó
Citações e
compilações do comentário utilizado, no corpo do texto.
Apontamentos
do autor.
Lição CPAD –
3º Trimestre 2020 – utilizada no 4º trimestre 2020 na Pandemia deste ano (COVID19)
Estudantes da Bíblia – Lições CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário