sábado, fevereiro 27

Vivendo o fervor espiritual Lição 9 CPAD - Data: 28 de Fevereiro de 2021

Vivendo o fervor espiritual

Lição 9 CPAD - Data: 28 de Fevereiro de 2021

Subsídio Pastor E Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.

Efésios 5.18.

Prática

Ser cheio do Espírito pode se referir tanto ao batismo no Espírito Santo como também à vida plena no Espírito.

Leitura Bíblica

Efésios 5.15-20.

15 — Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

16 — remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

17 — Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

18 — E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

19 — falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20 — dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Fervor – Etimologia:

ζεστος  - zestos; adj. muito quente, quente; metáf. de fervor de mente, zelo

αναξωπυρεω - anazopureo; v. acender, por fogo, inflamar a mente, reavivar, (ser) fervor(oso).

ζεω - zeo; v. ferver, ser quente - usado para água; metáf. usado para muita raiva, amor, zelo, para o que é bom ou mau etc.; espírito fervoroso, dito de zelo para o que é bom.

ζηλος - zelos; n m/n. excitação de mente, ardor, fervor de espírito - zelo, ardor em abraçar, perseguir, defender

εκτενως - ektenos; adv. seriamente, fervorosamente, intensamente de um verbo que significa “estender a mão.”, assim significa ser estendido — sério, resoluto, tenso.

Incluo, ‘pistis’:

πιστις - pistis; n. f. convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a idéia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela

O que é fervor religioso?

Definições da língua portuguesa, em dicionários, brasileiros e de outras línguas (traduções)

No âmbito da religião, o fervor é o 'recogimiento' (espanhol) -          (Estado de concentração mentalmente intenso ou de devoção religiosa do que ora com recolhimento, ora com devoção. unção), o ardor e a entrega do crente.

Quando alguém se mostra predisposto para com os assuntos religiosos ou àqueles associados ao misticismo, diz-se que é fervoroso.

Fervor é um substantivo que se associa à energia e o brio. Quando uma pessoa age com fervor, está a depositar entusiasmo nos seus atos, desempenhando-os com ímpeto.

O fervor, por conseguinte, está relacionado com a espiritualidade e a sensação de uma entrega sem condições para um ser superior.

É possível considerar o fervor como uma característica positiva na personalidade de um indivíduo. Nesse caso, destaca-se o compromisso da pessoa fervorosa como algo valioso. Porém, há quem ache que o fervor se pode tornar prejudicial se levar a pessoa a agir irracionalmente. Por isso, pode-se indicar que o fervor é bom desde que de forma moderada, evitando-se assim os excessos. Citação de Conceito.de

Com todas estas informações tenho como base, que o fervor do Espírito Santo é o que faz o Crente viver espiritualmente com mais zelo, compromisso e dedicação a vida cristã.

O crente fervoroso, não pode ser confundido com o chamado santarrão, ou o carola, sem freios e sem racionalidade, que não entende, a diferença entre o que é fervor e êxtase.

confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela

É desta confiança na ação do Espírito Santo, após recebê-lo que o crente se torna fervoroso, zeloso e responsável e com temor em todo que faz, pois o Espírito Santo o guia, enfim, é esta uma nova realidade na vida do cristão.

Ser Cheio:

15 — Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

Ser cheio do Espírito Santo sempre foi, para mim:

- “Ser revestido do poder de Deus, com manifestação das línguas estranhas. Mas, é necessário, manter-se Cheio”. Osvarela

πληρης - pleres; adj. cheio, i.e., preenchido, completo (em oposição a vazio) - de recipientes ocos ou feitos para serem preenchidos; de uma superfície, completamente coberta; da alma, totalmente permeada com. Inteiro, i.e., completo - que não tem falta de nada, perfeito

πληροφορεω - plerophoreo; v. encher, preencher - fazer com que algo seja percebido como cheio, pleno, completo.

πληροω - pleroo; v. tornar cheio, completar, i.e., preencher até o máximo - fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente - Tenho em abundância, estou plenamente abastecido. Tornar pleno, i.e., completar - preencher até o topo: assim que nada faltará para completar a medida, preencher até borda.

“O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” 2 Timóteo 2:19-21

É a hora de ouvir a voz de Deus:

“Então, disse o Senhor a Samuel: [...] Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita” 1 Samuel 16:1

Parafraseando para a novidade especial e espiritual de ser cheio, no Novo Testamento, Deus nos chama para “sermos ser Cheios”, como vasos na sua Casa, para podermos realizar a Obra para a qual Ele nos convocou, ou nos deu em nossas mãos.

Não há, em relação ao fervor espiritual, como ser meio cheio, ou meio vazio, a plenitude é a forma como o Espírito Santo é concedido, nos enchendo, de Sua Presença, habitando em nós, e nos preparando para a Obra de Deus.

O crente vive um pleroma, isto é, ao ser batizado no Espírito Santo tem em si a plenitude, mas deve saber como usá-la ou experimentar seus vários caminhos de dação do Espírito. É a realização da ação do Espírito Santo na vida daquele que busca com fervor espiritual a presença e revestimento do Espírito de Deus. E sta ação necessita de ser mantida, o que chamamos de “Ser Cheio”, ou manter-se sempre em renovação espiritual, não é ser batizado de novo, nem a primeira vez, quando fomos ou somos batizados no Espírito Santo.

Paulo está ensinando a manter um nível de “azeite” para poder servir a Deus.

πληρωμα - pleroma; n. n. aquilo que é (tem sido) preenchido - um navio, na medida em que está cheio (i.e. tripulado) com marinheiros, remadores, e soldados - no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença, poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo. Aquilo que enche ou com o qual algo é preenchido - aquelas coisas com as quais um navio está cheio, bens e mercadorias, marinheiros, remadores, soldados - consumação ou plenitude do tempo; plenitude, abundância; cumprimento, realização.

16 — remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

A realidade dos dias da vida dos cristãos, sempre foram, em meio a dias ruins, ou maus (Ver João 17. 11, ss), e atualmente no final dos tempos, isto se tornou uma realidade, mais onipresente na vida diária do cristão.

..., mas enchei-vos do Espírito,

Os crentes têm ordem de serem cheios do Espírito. É uma responsabilidade individual. há condições a serem cumpridas se desejarmos experimentar o controle do Espírito em nossas vidas.

Por isto, para o cumprimento do - Ser Cheio – se requer para quem quiser ser, algumas condições:

Buscar

Santificar

Separar-se do Mundo

Entrega

Propósito

Porque, A vida cristã não envolve apenas o andar digno da nossa vocação e o andar de maneira diferente dos que vivem sem Deus, como salvos.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, [...] Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos;... Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade).” Efésios 5:1-9

Estas condições servem, para manter  o crente no nível de plenitude, ou pleroma espiritual, diante de Deus. É difícil? Sim!, mas, é uma das condições necessárias para quem quer manter o “fervor espiritual”.

Esta é uma caminhada cuidadosa depende de sabedoria, dedicação e fervor, a qual só pode vir do conhecimento da vontade do Senhor, para nossas vidas sob a ação do Espírito Santo.

15. Portanto, vede. O Apóstolo que que, os Efésios, entendam, como: considerem isto à luz do que acabamos de falar. Como andais, diligentemente, cuidadosamente.

16. Remindo o tempo. Ou seja, nestes dias e em todo o cristianismo, todo o dia é necessário a manter a fé e isto significa: “Aproveitando as oportunidades. Porque os dias são maus.

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, [...] doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2 Timóteo 4:2-5

17 — Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

18 — E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

17. Não vos torneis insensatos. Manter a sobriedade é algo que nos faz manter o fervor e a capacidade de manter o Vaso Cheio, ou sermos cheios.

Paulo ensina a deixar a tolice (condição de santificação) A ordem de se interromper o que já está em progresso – parem de ser tolos.

Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo.

O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser. Tolo é ainda aquele que age com ingenuidade, que é tonto, simplório (simples, que não entende a profundidade de uma ação, ou até mesmo, de uma situação, ou ordem, forte a ser cumprida).

Tolo na Bíblia - Na Bíblia são encontrados diversos versículos que fazem referência a um comportamento tolo, como em Mateus 5:22 “Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: “imbecil”, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de idiota, merece o fogo do inferno".

17. Não vos torneis insensatos. Novamente a ordem de se interromper o que já está em progresso – parem de ser tolos.

O termo “Mas”, é uma forma adversativa no grego (alla), imbuído de uma expressão que torna forte a que vem a seguir.

Sendo Cheios do Espírito Santo.

18 — E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

Andando na Luz. 5:8-14. O amor e a santidade (muitas vezes simbolizados pela luz nas Escrituras) não devem ficar separados, explica o apóstolo. O andar no amor é também andar na santidade.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23

O crente em Cristo já é a habitação d’Ele é certa e permanente.

18. E não vos embriagueis com vinho. As Escrituras advertem repetidas vezes contra o álcool (cons. Prov. 23:31).

Mas enchei-vos do Espírito. Como na maior parte dos contrastes, há alguns pontos de comparação. Uma pessoa intoxicada com vinho age de maneira fora do natural no que é mau; uma pessoa cheia do Espírito Santo age fora do natural no que é bom. Compare com o que se disse dos apóstolos no dia de Pentecostes. (Atos 2: 13).

Enchei-vos do Espírito. Continuem se enchendo; encham-se Espírito continuamente. Um crente não pode obter mais do Espírito Santo porque Ele já habita a vida do crente em toda a Sua plenitude. Mas o Espírito Santo pode obter mais do crente, isto é, Ele pode exercer completo controle da vida que Lhe é submissa.

A Ação em que é Cheio:

18 - ..., mas enchei-vos do Espírito,

19 — falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20 — dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

A ação permanente do Espírito Santo, na vida do cristão é evidenciada, através da vida do cristão. Isto é mostrado, na liturgia, na adoração, no culto racional do Cheio do Espírito Santo.

Salmodiando - entoando (psalontes, ver psalmos).

A plenitude é demonstrada, agora com “ação de graças, com cânticos, com ações de graças ao nosso Deus e Pai, em nome do Nosso Senhor (Kyrios) Jesus Cristo.

Em comunhão, entre os santos: “— falando entre vós, ...” demonstra a qualidade de suportar uns aos outros, tendo comunhão com todos. Demonstra a realidade da Igreja, onde devemos congregar, não somos Cheios para nosso deleite pessoal, mas para compartilhar esta situação com os santos.

É relacionamento sob a direção do Espírito Santo, isto é sem divergências, ou acepção de pessoas.

“Regozijai-vos sempre.

Orai sem cessar.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Não extingais o Espírito”. 1 Tessalonicenses 5:16-19

Também é manter mesmo sem expressão vocal, um cântico interno de alegria.

E assim, todo Cheio estará continuamente entoando ação de graças, a todo o tempo, pois esta posição de plenitude mantém, o “sem cessar”, não extingue o Espírito.

Em tudo – significa, todas as coisas contribuem, para o crente Cheio, dar graças a Deus.

O Cheio do Espírito apresentará, alguns sentimentos, de estar cheio:

“..., alguém cheio do Espírito?”

O apóstolo apresenta pelo menos três características: o testemunho transbordante, a vida de gratidão e de submissão.

Bibliologia:

Efésios (Comentário Bíblico Moody) 33

Citações no corpo do texto

Dicionário Strong

Site: Significados

Comentário Beacon Efésios

Moody – Comentário Efésios

Lição CPAD – 1º trimestre 2021

4 comentários:

Carlos disse...

Elucidativo. Bastante completo. Obrigado.

Carlos disse...

Elucidativo. Bastante completo. Obrigado.

Carlos disse...

Elucidativo. Bastante completo. Obrigado.

Carlos disse...

Elucidativo. Bastante completo. Obrigado.

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger