segunda-feira, março 29

Ever Given - O Navio que Parou o Canal de Suez - O Fechamento por Seis Dias do Canal do Suez

 O Fechamento por Seis Dias do Canal do Suez

Conheça um pouco deste Canal

“Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. [...] E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. [...] porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.” Êxodo 14:2-10;25-30

O Mega Navio Ever Given, que encalhou e bloqueou o Canal de Suez por seis dias voltou a navegar por volta das 10h30 desta segunda-feira (29) na principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global.

Esta paralização, com o fechamento pelo Ever Given que ficou atravessado nas paredes do Canal, gerava um prejuízo de alguns bilhões por dia, para as empresas de cabotagem e Navegação de carga e mesmo para a Operação do Canal de Suz, construído para ligar o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho, abrindo uma fonte de renda ao Egito e encurtando o trajeto marítimo na região.

Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) afirmou também que "a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação" e que o Ever Given será encaminhado à área de espera de Bitter Lakes "para inspeção técnica".

O responsável pela administração do canal afirmou a uma TV egípcia que o navio de contêineres não sofreu danos e o canal está navegável, segundo a agência de notícias Reuters.

Com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, o meganavio operado pela empresa Evergreen encalhou no km 151 do canal na terça (23), em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia, e bloqueou a passagem de todos os outros navios.

O mar Vermelho (árabe: Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Babelmândebe e o golfo de Áden.

À Norte se encontram a Península do Sinai, o golfo de Ácaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o mar Mediterrâneo).

A IMPORTÂNCIA DO CANAL DE SUEZ:

Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km no Egito que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.

A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adiciona de uma a duas semanas à viagem.

Cerca de 50 navios passaram por dia no canal em 2019, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios de contêineres

A OPERAÇÃO DESENCALHE:


A administradora do canal também afirmou que ia aproveitar a maré alta para terminar as manobras, "permitindo a restauração total da direção da embarcação para que ela seja posicionada no meio da hidrovia navegável".

Nick Sloane, o mestre em salvamento responsável por desvirar o Costa Concordia, navio de cruzeiro que afundou na costa da Itália em 2012, havia dito na quinta (25) que a melhor chance para fazer o navio flutuar seria no domingo (28) ou hoje, o que se confirmou com a maré alta. A Maré de Sizígia, que sobe o nível da superfície do Canal, de 0,5 metros até 2,40 metros em 6 horas.

Isso porque a maré de primavera aumentaria profundidade ao canal, segundo a Bloomberg, quando chegasse ao pico, permitindo mais manobras.


O Canal de Suez é uma abertura artificial construída no território egípcio para conectar os mares Vermelho e Mediterrâneo e permitir a comunicação marítima entre a Europa e a Ásia sem a necessidade de realizar o contorno do continente africano. Essa passagem tornou o Egito uma espécie de portal entre o Ocidente e o Oriente.

A construção do Canal de Suez foi idealizada pelo francês

 Ferdinand de Lesseps. A obra foi iniciada em 1859 e levou dez anos para ser concluída, sendo inaugurada em 17 de novembro de 1869. Sua construção foi financiada com capital britânico e utilizou tecnologia francesa. Estima-se que 1,5 milhão de trabalhadores, aproximadamente, foram empregados durante a construção do canal. Destes, 25 mil perderam a vida na realização desse projeto.

O Canal de Suez permitiu que as viagens marítimas entre a Europa e Ásia fossem reduzidas em aproximadamente 7.000 quilômetros, uma vez que contornar o continente africano deixou de ser obrigatório para a efetivação do comércio entre os dois continentes.

Principais características do Canal de Suez

O canal de Suez localiza-se no Egito, na Península do Sinai, e liga as cidades de Suez e Porto Said, passando por cidades importantes como Ismailia e Fayed. O Canal possui 193 quilômetros de extensão, com 24 metros de profundidade e 365 metros de largura. No que se refere ao tempo de travessia, este varia entre 11 e 18 horas.

em 2016, a travessia entre os mares Mediterrâneo e Vermelho foi realizada por 16.833 embarcações, transportando, aproximadamente, 819.154 milhões de toneladas, configurando-o como a principal rota marítima do mundo. Atualmente, passam pelo Canal de Suez 14% do comércio mundial.

O canal de Suez é o maior canal sem eclusas do mundo. A dispensa de eclusas (obra que regulariza um curso de água para torná-lo navegável), como as que são necessárias no Canal do Panamá, justifica-se porque os mares Vermelho e Mediterrâneo estão no mesmo nível altimétrico. Toda a extensão do canal engloba três grandes lagos:

ao norte, o Manzala;

depois, Timsah; e,

ao sul, os lagos Amargos.

Nesses mais de cem (100) anos de operação, o Canal de Suez modificou-se para atender o crescente desenvolvimento tecnológico da indústria naval, pois os navios cargueiros expandiram enormemente sua capacidade de transporte.

Desde a sua construção , as embarcações modificaram suas características, pois a tecnologia avançou  muito,

Assim, enquanto em 1956, as embarcações possuíam, em média, 148 m de largura no convés (parte superior da embarcação) e 36 m de largura no casco (parte inferior da embarcação).

Já nos anos 2010, essas dimensões foram ampliadas para 313 m de largura no convés e 121 m de largura no casco. Assim, a capacidade de transporte de cargas, por embarcação, saltou, nesse período, de 30 mil para 240 mil toneladas.

O FUTURO DO SUEZ

Em 2015, o governo do Egito inaugurou o “Novo Canal de Suez” com a construção de um novo canal, paralelo ao existente, de 35 km de extensão. Com essa ampliação, o Canal de Suez passou a ter 115,5 km de via duplicada e possibilitou travessias simultâneas de embarcações nos dois sentidos. Estima-se que a capacidade de travessia no Canal seja ampliada de 49 para 97 embarcações por dia até o ano de 2023, quando toda a obra estiver concluída e em operação.

Especialistas em comércio marítimo veem com resistência as previsões da autoridade marítima do Canal de Suez, que prevê um crescimento tão robusto na procura pela travessia no canal. Dois fatores são utilizados para diminuir essas expectativas: a complexa situação que envolve o comércio mundial (previsões tão otimistas são cada vez mais difíceis de se concretizar) e, também, a instabilidade do mercado do petróleo, que representa o principal custo do transporte marítimo. A variação de preços pode estimular ou retrair o interesse por esse tipo de transporte.

FONTES:

MOTA, Hugo. "Canal de Suez"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canal-suez.htm. Acesso em 29 de março de 2021.

G1 – https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/29/navio-encalhado-no-canal-de-suez-volta-a-flutuar-apos-seis-dias.ghtml

Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_Vermelho

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